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História do transporte urbano no Brasil

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Apresentação em tema: "História do transporte urbano no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 História do transporte urbano no Brasil

2 O primeiro serviço de ônibus do Rio de Janeiro surgiu em julho de 1838, com dois carros de dois pavimentos. A imagem mostra um ônibus francês contemporâneo à época do empreendimento carioca e provavelmente semelhante àqueles utilizados no Brasil. 

3 As gôndolas fluminenses foram um tipo de veículo de transporte coletivo com capacidade para nove passageiros, menores, portanto, que os ônibus.

4 Este carro foi produzido em 1878, para o imperador D. Pedro II, pelo fabricante americano John Stephenson. Suas cores externas eram o verde, o dourado e o azul-marinho. As peças de metal no interior eram niqueladas.

5 Pequeno bonde da Companhia de Carris Urbanos – Rio de Janeiro, puxado por um único animal. 

6 Os bondes puxados por burros foram usados durante muito tempo no Rio de Janeiro. A última viagem com esse tipo de bonde aconteceu em 1928.

7 O primeiro bonde elétrico do Brasil e de toda a América do Sul foi o carro de nº 104 da Cia. Ferro-Carril do Jardim Botânico, que teve sua apresentação e entrada em serviço em 8 de outubro de 1892.

8 O bonde “caradura”, depois chamado de “taioba”, foi criado em 1884 com a finalidade de transportar qualquer tipo de bagagem e passageiros de origem humilde, que não tinham condições de usar o bonde comum.

9 Há mais de 100 anos, o bonde era o meio de transporte dominante em nosso país. Por essa razão, diversos serviços de utilidade pública eram desempenhados por carros especialmente preparados para a finalidade em questão. A imagem mostra um bonde-assistência (ambulância) da Cia. Ferro-Carril do Jardim Botânico em 1922.

10 Os bondes elétricos em São Paulo começaram a circular em 7 de maio de 1900, estando presentes várias autoridades. A foto mostra um bonde elétrico primitivo, passando pela rua São Bento no início do século. (Le Brésil, Paris, Librairie Aillaud, 1909).

11 O bonde apelidado de “Camarão” pelo povo de São Paulo foi o mais conhecido a circular nessa cidade. Produzido a partir de 1927, ele era pintado de vermelho, daí o seu apelido. Pesava 18 toneladas, era fechado e tinha capacidade para 51 passageiros sentados.

12 A viação Excelsior foi uma companhia criada pela The Rio de Janeiro Tramways, Light and Power Co, conhecida até nossos dias como a “Light”, a companhia de energia elétrica do Rio. A Excelsior iniciou suas atividades em 23 de novembro de 1927 e adotou uma série de melhoramentos. Os transportes tinham dois andares e capacidade para 28 passageiros embaixo e 34 no andar de cima.

13 Ônibus “Jacaré” – 1930.

14 A imagem mostra um ônibus de mecânica Scania em Pertencia à Viação Estrela do Norte e fazia a linha 37, Praça Tiradentes – Penha, no Rio de Janeiro.

15 Lotação Mauá – Nilópolis (Rio de Janeiro), 1954.
Lotação Mauá – Nilópolis (Rio de Janeiro), 1954.

16 A imagem mostra um lotação de marca Chevrolet em Pertencia à empresa Auto Anglia. As lotações tinham menor capacidade que os ônibus.  

17 O ônibus Scania-Vabis B75 podia acomodar até 78 passageiros. O exemplar exibido pertence à Viação Cometa.

18 A empresa Carrocerias Brasileiras – Carbrasa produzia originalmente modelos que usavam mecânica Volvo importada. A foto de mostra um veículo no terminal de ônibus do Castelo, Rio de Janeiro.

19 O veículo da imagem, um Mercedes com carroceria Cirb, percorria a Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro, em 1970.


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