A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prática Educativa e Aperfeiçoamento Profissional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prática Educativa e Aperfeiçoamento Profissional"— Transcrição da apresentação:

1 Prática Educativa e Aperfeiçoamento Profissional
Dr. Thomé E. Tavares Filho

2 Qual a visão que temos dos jovens?
“[A adolescência] é um período de transição é complicada pois o adolescente não é criança nem adulto, é um problema. É um momento de indefinição, quer conquistar uma identidade mas é difícil.” (Profissional da área de Reeducação) “A adolescência é um período de formação dos próprios valores, da identidade, período onde as escolhas devem ser tomadas [...] se caracteriza pelas transformações [...] É um período de muitas contradições [...] Essa é a essência de todas as classes sociais. Há mudanças no que diz respeito à liberdade e à sexualidade.” (Profissional de Consultório Particular)

3 Qual a visão que temos dos jovens?
“É um período de contradições, confuso, ambivalente, doloroso, caracterizado por fricções com o meio familiar e o ambiente circundante. Este quadro é com freqüência confundido com a crise e estados patológicos, o que alarma o adulto e a buscar soluções equivocadas.” (Aberastury, 180:16) “A adolescência é uma etapa evolutiva peculiar do ser humano... Até há algum tempo atrás, a adolescência era considerada meramente uma etapa de transição entre a infância e a idade adulta [...] Nas últimas décadas, contudo, a adolescência vem sendo considerada o momento crucial de desenvolvimento do indivíduo...” (Osório, 1989:10)

4 Concepções da adolescência
Etapa – características típicas da idade Processo – parte do desenvolvimento Inerente – inata, inevitável a natureza do homem Construção social – depende das relações sociais estabelecidas

5 Puberdade e Adolescência
Puberdade ao conjunto de modificações físicas que transforma o corpo infantil, durante a segunda década de vida, em corpo adulto, capacitando para a reprodução. Adolescência um período psicossociológico que se prolonga por vários anos, caracterizado pela transição entre a infância e a adultez

6 Adolescência e Juventude
Adolescência (no campo da psicologia e da psicanálise) singularidade do sujeito – toma-se o indivíduo como ser psíquico, pautado pela realidade que constrói e por sua experiência subjetiva. Juventude é mais usada na história e sociologia – priorizam a leitura do coletivo – como corpo social determinado pelo contexto do qual faz parte e que é resultado da história que o precede.

7 Concepções Histórica Físico /orgânico Psicológica Sócio-econômica

8 O adolescente se posiciona frente a questões de três ordens:
no nível sexual em seus posicionamentos no universo familiar na formulação de uma ética que sustente suas escolhas e ações (Ruffino).

9 Ritos de passagem “Os ritos de responsabilidade social e de pertinência religiosa presentes em cada sociedade são reveladores de como a criança e o adolescente são considerados e investidos pelos adultos durante o desenvolvimento e formação de sua identidade.” (Levinsky) O simbólico não só antecede a constituição do sujeito, como é o que permite, pois, como lei da cultura, se encontra desde o princípio como mediador entre o ser que nasce e o outro que a ele se vincula.

10 Práticas pedagógicas nos projetos sociais

11 Tipos de projetos Culturais (música, arte,etc.)
Educacionais (complementação escolar) Profissionalizantes (formação para um emprego ou área de trabalho) Mistos

12 Habilidades para vida Comunicação ou habilidades interpessoais: capacidade de se expressar e se comunicar com pessoas de diferentes origens sociais, econômicas ou culturas. Gerenciamento de conflitos: habilidade de gerenciar conflito com e entre os outros e também de gerenciar sua própria agressividade ou raiva. Contribuição: A capacidade de olhar para além de si mesmo e contribuir de maneira mais ampla na sua comunidade. Cooperação: habilidade de trabalhar em grupo, com compromisso ou liderança. Pensamento criativo: habilidade de desenvolver soluções inovadoras e criativas para desafios e problemas.

13 Habilidades para vida Pensamento crítico: habilidade de fazer perguntas, questionar e desafiar informações, situações e autoridades. Habilidades de identificação: habilidade de se relacionar com os outros de forma profunda e não apenas superficialmente. Gerenciamento de emoções: habilidade de lidar com suas próprias emoções e sentimentos e de expressa-los. (educação emocional)

14 Habilidades para vida Respeito por si próprio e pelos outros (entendimento e tolerância cultural) Responsabilidade: habilidade de gerenciar sua própria vida, estar disponível para outras pessoas e de assumir responsabilidade por coisas e pessoas. Autoconfiança: qualidade necessária para fazer escolhas conscientes, resistir às pressões de seus colegas e desenvolver um caráter forte.

15 Quatro Pilares para educação para o século XXI
UNESCO

16 Aprender a Conhecer: "Combinando uma cultura geral suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que significa aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida."

17 Aprender a Fazer: “Não somente para adquirir uma qualificação profissional, mas, duma maneira mais ampla, competências que tomem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e trabalhar em equipe. Mas, também, aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos adolescentes e jovens, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho."

18 Aprender a conviver: "Desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz".

19 Aprender a Ser: "Para melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez melhor capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar na educação nenhuma das capacidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas e aptidão para comunicar."

20 Códigos da modernidade
Bernardo Toro

21 Códigos da Modernidade
Domínio da leitura e da escrita Capacidade de fazer cálculos e de resolver problemas Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social

22 Códigos da Modernidade
Receber criticamente os meios de comunicação Capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo

23 Conceito de Protagonismo Juvenil
A palavra protagonismo vem do grego. Proto significa o primeiro, o principal. Agon significa luta. Agoniste significa lutador. Protagonista, portanto, era o termo que designava o lutador principal de um torneio. Protagonismo juvenil designa a participação de adolescentes atuando como parte da solução, e não do problema, no entanto de situações reais na escola, na comunidade e na vida social mais ampla. (A. C. G. da Costa)

24 Pedagogia ativa e democrática Metodologia de trabalho cooperativo
Educando Ver o jovem como parte da solução, e não como problema. Ver o jovem como fonte , e não como receptáculo. Direcionar-se para o jovem que queremos, e não para o jovem que não queremos. Atuam na construção e implementação de soluções para problemas reais Fonte de iniciativa(ação), Liberdade (opção) e Compromisso (responsabilidade)

25 Pedagogia ativa e democrática Metodologia de trabalho cooperativo
Educador é: Um líder Um organizador Um co-criador de acontecimentos junto aos jovens

26 Formas de participação e não participação dos adolescentes
Planejadora e operacional Decisória, planejadora e operacional Decisória, planejadora, operacional e avaliadora Colaborativa plena Plenamente autônoma Condutora

27 Etapas de trabalho 1. Situação-problema
2. Propostas de alternativas ou vias de solução 3. Discussão das alternativas de solução apresentadas 4. Tomada de decisão

28 Formas de participação e não participação dos adolescentes
Manipuladora Decorativa Simbólica Operacional


Carregar ppt "Prática Educativa e Aperfeiçoamento Profissional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google