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PLHIS PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL APRESENTAÇÃO DO RESULTADO DO DIAGNÓSTICO Etapa 2 CONSULTORIA: REALIZAÇÃO:

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1 PLHIS PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL APRESENTAÇÃO DO RESULTADO DO DIAGNÓSTICO
Etapa 2 CONSULTORIA: REALIZAÇÃO:

2 METODOLOGIA DIAGNÓSTICO PROPOSTAS
Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 METODOLOGIA DIAGNÓSTICO PROPOSTAS Sensibilização da Equipe de Acompanhamento Levantamento de dados para elaboração do DIAGNÓSTICO TÉCNICO Etapas de participação popular: Elaboração das ações e propostas : Estratégias de trabalho Relatório de Metodologia Reuniões Equipe de Acompanhamento e segmentos setoriais para elaboração das propostas Apresentação das propostas para a Equipe de Acompanhamento : Reuniões Bilaterais com setores ligados à habitação Reuniões Equipe de Acompanhamento e segmentos setoriais discussão e revisão das propostas Relatório preliminar do DIAGNÓSTICO TÉCNICO SEMINÁRIO DE HOMOLOGAÇÃO DO DIAGNÓSTICO TÉCNICO PARTICIPATIVO SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DO PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO Relatório do DIAGNÓSTICO TÉCNICO PARTICIPATIVO SEMINÁRIO DO PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO

3 CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

4 Inserção Regional Fonte: Imagem elaborada sobre bases do Departamento de Estradas de Rodagem, Mapa Rodoviário do Estado de São Paulo, 2008, Instituto Geográfico e Cartográfico – Divisão Municipal do Estado de São Paulo, 2002 e Foto Aérea – Google Earth, 2010. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

5 Fonte Dados populacionais IBGE
Caracterização do Município Área do Município Total:80 km² Urbanizada: 9 km² População habit. (2007) Crescimento de 9,5% (2000 – 2007) Densidade demográfica 935,13 hab/km² (2009) Residências residências urbanas: 97,62% ( unidades) residências rurais:12,38% (397 unidades) (2001) Fonte Dados populacionais IBGE Fonte: Imagem elaborada sobre base do Instituto Geográfico e Cartográfico – Divisão Municipal do Estado de São Paulo, 2002 e software Google Earth acessado em fevereiro de 2010. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010

6 Expansão Urbana Fonte: Imagem elaborada sobre bases do Departamento de Estradas de Rodagem, Mapa Rodoviário do Estado de São Paulo, 2008, Instituto Geográfico e Cartográfico – Divisão Municipal do Estado de São Paulo, 2002 e Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

7 Pessoas residentes por setor censitário
IBGE, 2000 (nº de habitantes por setor censitário) Fonte: IBGE, Censo Demográfico Programa Estatcart. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

8 Rendimento nominal mensal
Rendimento Nominal Mensal dos Responsáveis por domicílio – IBGE, Censo 2000 Fonte: Censo – IBGE Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

9 0 a 3 salários mínimos Pessoas responsáveis pelos domicílios particulares permanentes – rendimento nominal mensal – 0 a 3 Salários Mínimos (% de chefes de famílias por setor censitário) Fonte: Programa Estatcart - Censo – IBGE Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

10 3 a 5 salários mínimos Pessoas responsáveis pelos domicílios particulares permanentes – rendimento nominal mensal – 3 a 5 Salários Mínimos (% de chefes de famílias por setor censitário) Fonte: Programa Estatcart - Censo – IBGE Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

11 Áreas de risco e APP´s ocupadas
Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista. Maio SOPSU, julho 2006. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

12 QUADRO NORMATIVO E INSTITUCIONAL

13 Quadro Normativo Urbanístico
Lei Complementar n° 187 de 07 de maio de 2002 Lei de ordenamento físico e territorial do Município Lei Complementar n° 302 de 09 de outubro de 2006 (alterado pelas LC nº 382, de 08/12/2009 e LC n° 379 de 24/11/2009) Plano Diretor do Município de Campo Limpo Paulista Lei Complementar n° 379/2009 de 24 de novembro de 2009 Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – LPUOS Lei Complementar n° 1.892/2007 Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social – FMHIS Decreto n° 4.479, de 03 de dezembro de 2001 Programa Municipal de Habitação Social

14 Quadro Normativo Urbanístico
Plano Diretor Macrozoneamento do Município: Macrozona de Proteção Ambiental (MZPAM) Macrozona Ambiental de Preservação Permanente (MZAPP) Macrozona Mista de Densidade Média-Alta (MZD-1) Macrozona Mista de Densidade Média-Baixa (MZD-2) Macrozona Mista de Densidade Baixa (MZD-3) Área de Intervenção Urbana (AIU) Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista, Plano Diretor, revisão de 2009.

15 Quadro Normativo Urbanístico
Lei de Parcelamento Uso e Ocupação do Solo Zona Mista de Média-Alta Desdidade – ZM-MA Zona Mista de Média-Baixa Densidade – ZM-MB Zona Mista de Baixa Densidade – ZM-B Zona de Centralidade – ZC Zona Industrial – ZI Zona especial de Preservação Ambiental – ZEPAM Área de Intervenção Urbana – AIU Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista, Lei Complementar n° 379/2009 – Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo.

16 Quadro Normativo Urbanístico
Zonas Especiais de Interesse Social ZEIS 1: áreas públicas ou particulares, sob proteção ambiental e inadequadas ao uso urbano, ocupadas por assentamentos de população de baixa renda. ZEIS 2A: áreas de loteamentos irregulares, ocupadas por moradias de população de baixa renda nas Macrozonas Mistas. ZEIS 2B: terrenos não edificados e imóveis subutilizados ou não utilizados, localizados nas Macrozonas Mistas, necessários à implantação de programas habitacionais de interesse social. (LC n° 302/09 Artigo 43º)

17 Quadro Normativo Urbanístico
Zonas Especiais de Interesse Social ZEIS 1 ZEIS 2B ZEIS 2A Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista, Lei Complementar n° 379/2009 – Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

18 Quadro Normativo Urbanístico
Leis Específicas e Convênios Lei n° de 2007 Lei do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social e Conselho Gestor Decreto n° de 03 de dezembro de 2001 Programa Municipal de Habitação Social Decreto n° de 15 de dezembro de 2006 Concessão de Uso Especial para fins de moradia Decreto n° de 05 de novembro de 2007, alterado pelo Decreto n° 5.306/08 Escrituras públicas no Conjunto Habitacional São José Lei Complementar n° 321 de 1° de junho de Doação Onerosa no Conjunto Habitacional São José II 22 de maio de 2007 Adesão ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social julho de 2010 Convênio do Município com Cidade Legal

19 Quadro Normativo Urbanístico
Outras legislações e convênios municipais relacionados Lei Orgânica do Município de Campo Limpo Paulista de 28 de maio de 1990 (Artigos 83 a 93) Lei Complementar n° 110/98 - incentivos aos assentamentos de indústrias Lei Complementar n° 170/01– Institui o Código Tributário do Município Lei n° 1.905/08 – dispõe sobre a qualificação de entidades sem fins lucrativos como organizações sociais Lei Complementar n° 382/09 – Lei de Anistia, regularização de construções. Lei n° 2.028/09 - Aprova o Orçamento do Município para 2010. Lei n° 2.027/09 - Plano Plurianual do Município, período 2010 / 2013. Decreto Municipal n° 5.581/10

20 Quadro Normativo Urbanístico
Leis Estaduais Leis n° 898/1975, nº 1.172/1976 e nº 9866/1997 – Lei de Proteção dos Mananciais Decreto Estadual n° / Programa Estadual de Regularização de Núcleos Habitacionais - Cidade Legal Lei n° / Cria o Conselho Estadual de Habitação - CEH, institui o Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social - FPHIS e o Fundo Garantidor Habitacional – FGH.

21 Quadro Normativo Urbanístico
Leis Federais Lei n° 4.771/1965 – Institui o Código Florestal Lei nº 6.766/ Dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano Lei nº / Estatuto da Cidade Resolução CONAMA n° 302/ Áreas de Preservação Permanente Lei n° / SNHIS; FNHIS, e Conselho Gestor do FNHIS Resolução CONAMA n° 369/2006 – exceções para intervenção APPs Lei / Bioma Mata Atlântica Lei n° / Regularização fundiária de interesse social Lei n° / Assistência Técnica Gratuita para População de Baixa Renda Lei nº11.977/ Programa Minha Casa, Minha Vida

22 Quadro Institucional Organograma da Secretaria de Obras e Planejamento

23 Instrumentos de Gestão Participativa
Sistema Municipal Integrado de Planejamento Conselho da Cidade - Conselho Integrado de Gestão do Plano Diretor (de caráter consultivo) O Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social e seu Conselho-Gestor Conferências Municipais de Política Urbana Conferências Municipais das Cidades Plano Municipal de Habitação (em elaboração)

24 CONTEXTO HABITACIONAL NO MUNICÍPIO

25 Condições dos domicílios
Domicílios em Campo Limpo Paulista, segundo a condição de ocupação Fonte: IBGE Censo Demográfico, 2000 Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

26 Histórico da Produção Pública de Habitação no Município
Nome Data de entrega Unidades Modalidade Órgão Programa São José 1982 2220 Lote e Embrião Gov. Federal PROFILURB BNH e CDHU São José II 1992 170 Lote Urbanizado Gov. Municipal MUNICIPAL Campo Limpo Paulista C (Vila da Conquista) 2009 120 Auto- Construção Gov. Estadual REASSENTAMENTO CDHU(1) TOTAL 2.510 [1] O PROFILURB - Programa de lotes urbanizados – foi criado pelo BNH em 1975 com a intenção de lotear, regularizar a posse da terra e dar infra-estrutura, com a postura de que o próprio beneficiário teria condições de construir a longo prazo. Fonte: CDHU, 2010 e Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista, 2010 Nota: (1) Anteriormente denominado Pró-Lar Autoconstrução - Programa Habiteto. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

27 Programas Habitacionais em andamento
Programas Estaduais Programa de Reassentamento Habitacional - Repasse aos Municípios PHAI - Programa Habitacional de Integração Regularização Fundiária de Interesse Habitacional, Apoio à Regularização Fundiária - Programa Cidade Legal Programas Federais Programa de Urbanização Regularização e Integração de Assentamentos Precários Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV

28 Síntese dos Programas em andamento por linha de atuação
Programas Habitacionais em andamento Síntese dos Programas em andamento por linha de atuação Área Linha de Atuação Atendimento Programas Estaduais REASSENTAMENTO Campo Limpo Paulista C Provisão Habitacional 10 unidades REASSENTAMENTO Campo Limpo Paulista D 129 unidades PHAI Servidor 6 unidades Cidade Legal Regularização Fundiária 382 unidades Programas Federais Obras de Infraestrutura Urbana Infraestrutura Urbana - Melhoria da Habitabilidade em Assentamentos Precários Urbanização Regularização e Integração de Assentamentos Precários 130 domicílios Elaboração ou revisão de Plano Local de Habitação de Interesse Social Planejamento - DI Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista , Secretaria Estadual de Habitação, Tesouro Nacional- Março 2010. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

29 Irregularidade fundiária
Dados PMCLP Loteamentos e Assentamentos Irregulares na Comissão Municipal de Regularização de Loteamentos Loteamentos Número de Lotes Tipo de Irregularidade Observações Condomínio Champs Privé 917 lotes, 76 edificados loteamento com processo de aprovação inconcluso, sem registro Loteamento entrou para aprovação na Prefeitura e não concluiu o processo, executou à revelia dos comunique-se do poder publico, em desacordo com o projeto, desdobrou lotes e fechou a área sem ser um condomínio real, enclausurando áreas públicas Parque Santana 854 lotes, 117 edificados Loteamento originariamente apresentado na cidade de Francisco Morato, hoje assumido como território de Campo Limpo Paulista, que já entrou com ação judicial Gramados Santa Rita 87 lotes, 8 edificados - Áreas de Chácaras Vale das Castanheiras 190 lotes Total 2.048 lotes, 201 edificados Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista, 2009.

30 Irregularidade fundiária
Programas de Regularização Fundiária em CLP Loteamentos e Assentamentos Irregulares na Comissão Municipal de Regularização de Loteamentos Loteamentos e Assentamentos Irregulares no Programa Cidade Legal Loteamentos Número de Lotes Tipo de Irregularidade Observações Assentamento Km 08 68 lotes jurídica e urbanística Trata-se de área de venda ilegal de frações de terra, sem projeto, licenças legais, com contrato de gaveta Jardim Brasília 275 lotes, 241 edificados loteamento com processo de aprovação inconcluso, sem registro Loteamento entrou para aprovação na prefeitura e não concluiu o processo. Há áreas que seriam destinadas ao poder público, hoje ocupadas Assentamento Rua Tito 20 lotes Jardim Europa Áreas C, D e E 19 lotes Loteamento aprovado com áreas públicas ocupadas Total 382 lotes, 241 edificados Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista, 2009.

31 CARACTERIZAÇÃO DAS NECESSIDADES HABITACIONAIS NO MUNICÍPIO

32 Déficit Quantitativo Metodologia Fundação João Pinheiro Famílias Conviventes: são constituídas por, no mínimo, duas pessoas ligadas por laço de parentesco, dependência doméstica ou normas de convivência, e que residem no mesmo domicílio com outra família denominada principal; Cômodos: domicílios particulares compostos por um ou mais aposentos localizados em casa de cômodo, cortiço, cabeça-de-porco, etc; Domicílios Improvisados: locais construídos sem fins residenciais e que servem como moradia; Ônus Excessivo com Aluguel: famílias urbanas, com renda familiar de até três salários mínimos e que despendem mais de 30% de sua renda com aluguel; Domicílios Rústicos: não apresentam paredes de alvenaria ou madeira aparelhada, o que resulta em desconforto para seus moradores e risco de contaminação por doenças.

33 Déficit Quantitativo Metodologia Fundação João Pinheiro Déficit Habitacional Básico e Domicílios Vagos em Campo Limpo Paulista – 2000 DHB – em número absoluto de domicílios DHB – % do total dos Domicílios Vagos (1) Fonte: Fonte de dados: IBGE Censo Demográfico Sistematização: Fundação João Pinheiro, 2005. DHB – em número absoluto de domicílios DHB – % do total dos domicílios Domicílios Vagos Total Urbana Rural 1.341 1.302 39 8,03 7,98 9,82 2.202 2.107 95 Estimativas dos Componentes do Déficit Habitacional Básico em Campo Limpo Paulista -2000 Domicílios improvisados Famílias conviventes Cômodos Domicílios rústicos Total Urbana Rural 213 203 10 994 973 21 134 126 8 x Fonte: IBGE, Censo 2000. Nota: x - Estimativa inferior a 50 unidades, considerada pouco confiável estatisticamente em função do tamanho das cidades.

34 Déficit Quantitativo Metodologia Fundação João Pinheiro
Coabitação Familiar por Faixas de Renda – 2000 Faixa de renda mensal familiar (em salários mínimos) Até 3 s.m. 5 s.m. 10 s.m. Mais de 10 s.m. Total absoluto % 821 63,05 226 17,35 171 13,13 84 6,45 1302 100 Fonte: IBGE, Censo 2000. Domicílios improvisados por Faixas de Renda – 2000 Faixa de renda mensal familiar (em salários mínimos) Até 3 s.m. 5 s.m. 10 s.m. Mais de 10 s.m. Total absoluto % 147 72,41 37 18,23 19 9,36 203 100 Fonte: IBGE, Censo 2000.

35 Déficit Quantitativo Pessoas cadastradas auto-declaradas em situação de coabitação – Cadastro PMCMV  Fonte: Cadastro PMCMV, Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista - PMCLP 2009. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

36 Déficit Quantitativo Pessoas cadastradas em domicílios cedidos
– Cadastro PMCMV  Fonte: Cadastro PMCMV, Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista - PMCLP 2009. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

37 Déficit Quantitativo Pessoas cadastradas com ônus excessivo de aluguel
– Cadastro PMCMV  Fonte: Cadastro PMCMV, Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista - PMCLP 2009. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

38 Inadequação Habitacional
Metodologia Fundação João Pinheiro Adensamento Excessivo: domicílio apresenta um número médio de moradores superior a três por dormitório Domicílios sem Banheiro Inadequação Fundiária Urbana: casos em que pelo menos um dos moradores do domicílio declara a propriedade da moradia, mas afirma não possuir, total ou parcialmente, o terreno ou a fração ideal de terreno (no caso de apartamento) em que ela se localiza. Carência de Infraestrutura: domicílios que não dispõem de ao menos um dos seguintes serviços básicos: iluminação elétrica, rede geral de abastecimento de água com canalização interna, rede geral de esgotamento sanitário ou fossa séptica e coleta de lixo.

39 Inadequação Habitacional
Metodologia Fundação João Pinheiro Inadequação dos Domicílios Urbanos – Município de Campo Limpo Paulista – 2000 Inadequação Fundiária (1) Adensamento Excessivo (1) Domicílio sem Banheiro (1) Carência de Infra-Estrutura (2) Absoluto % dos domic. urbanos % dos domic. Urbanos 465 2,8 1.959 12,0 161 1,0 4.418 27,1 Fonte: Censo IBGE 2000 e Contagem Populacional 2007. Notas: (1) Apenas casas e apartamentos urbanos. (2) Casas e apartamentos urbanos que não possuem um ou mais dos serviços de infra-estrutura: iluminação elétrica, rede geral de abastecimento de água, rede geral de esgotamento sanitário ou fossa séptica, e coleta de lixo. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010. Inadequação Fundiária Urbana(1), por Faixas de Renda, em Campo Limpo Paulista – 2000 Faixas de Renda Mensal Familiar () Até 3 Mais de 5 Total absoluto % 104 22,4 107 23,0 254 54,6 465 100 Fonte: Fundação João Pinheiro (FJP), Estimativa realizada a partir de Atualização populacional com base na contagem populacional IBGE de 2007 Notas: (1) Apenas casas e apartamentos urbanos. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010

40 Inadequação Habitacional
Metodologia Fundação João Pinheiro Critérios de Carência de Infra-Estrutura Urbana(1), em Campo Limpo Paulista – 2000 Apenas um Critério16 Mais de um Critério Total iluminação elétrica abastecde água esgot. sanitário Coleta de lixo dois três quatro 685 1.255 42 1.982 803 243 20 3.048 Fonte: Fundação João Pinheiro (FJP), 2005. Notas: (1) Considerados as casas e apartamentos urbanos carentes de um ou mais dos serviços de infra-estrutura: iluminação elétrica, rede geral de abastecimento de água, rede geral de esgotamento sanitário ou fossa séptica e coleta de lixo. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010. Domicílios com Adensamento Urbano Excessivo(1), por Faixas de Renda, em Campo Limpo Paulista – 2000 Faixas de renda mensal familiar (em salários-mínimos) Até 3 de 5 mais de 5 Total absoluto % 832 42,5 633 32,3 494 25,2 1959 100 Fonte: Fundação João Pinheiro (FJP), Estimativa realizada a partir de Atualização populacional da Fundação SEADE Notas: (1) Apenas casas e apartamentos urbanos. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2009.

41 Inadequação Habitacional
Dados PMCLP Síntese da Inadequação Habitacional relativa à Infraestrutura Urbana Infraestrutura Urbana % de lotes no Município Sem Abastecimento Público de Água 6,20 Sem Esgotamento Público 24,73 Sem Coleta de Lixo Regular 4,19 Sem Pavimentação das Ruas do Bairro 8,00 Sem Iluminação das Ruas do Bairro 6,06 Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista, 2009. Notas: Para estimar a porcentagem da inadequação habitacional em cada infraestrutura, adotou-se o número de domicílios particulares permanentes da Contagem do IBGE (2007). Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

42 Síntese das Necessidades Habitacionais
Déficit Habitacional em Campo Limpo Paulista Análise dos Dados do Cadastro PMCMV Condição Habitacional Unidades Habitacionais Coabitação (1) 1.246 Ônus excessivo de aluguel (2) 818 Cedido (3) 1.866 Outros (4) 240 Remoções(5) 137 Total 4.307 Fonte: Cadastro PMCMV, Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista - PMCLP 2009. Notas: (1) Cadastros auto declarados como coabitação e duplicidades de endereço. (2) Cadastros com comprometimento de renda maior que 30% com o aluguel. (3) Cadastros auto declarados como cedidos, exceto casos de duplicidade de endereço. (4) Incluídos como ‘Outros’ todos os demais Cadastros com situações atuais de moradia não identificadas nos condições anteriores, exceto aqueles que pagam aluguel e que não possuem comprometimento de renda considerado como ‘ônus excessivo’ (713 cadastros). (5) Contabilizadas apenas aquelas identificadas pelas situações de APP ocupadas. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

43 Síntese das Necessidades Habitacionais
Síntese das Necessidades Habitacionais por Inadequação Domicílios Demanda futura de Novas Moradias até 2020(1) 2.369 Remoções 137 Ônus, Coabitação, Cedido e Outros 4.170 Carência de Infra-Estrutura Urbana Sem Abastecimento Público de Água 1.210 Sem Esgotamento Público 4.822 Sem Coleta de Lixo Regular 817 Sem Pavimentação das Ruas do Bairro 1.557 Sem Iluminação das Ruas do Bairro 1.171 Carência de Infra-Estrutura Domiciliar Edificação com Necessidade de Expansão 1.959 Sanitário Inadequado 161 Irregularidade Fundiária Lotes Irregulares em Assentamentos Precários(2) 382 Fonte: Cadastro Municipal de Demanda, Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista, Secretaria de Habitação do Governo do Estado de São Paulo, IBGE – Censo 2000. Notas: (1) Projeção de crescimento da demanda, detalhado no capítulo 5 (tabela 5.6). (2) Este diagnóstico considerou os dados de lotes e assentamentos com irregularidade fundiária em processo de regularização através do programa Cidade Legal. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa 2010.

44 CONDIÇÕES E ESTIMATIVAS PARA O ENCAMINHAMENTO DA DEMANDA HABITACIONAL DO MUNICÍPIO

45 Encaminhamento da Demanda Habitacional
Receita Orçamentária da Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista – Ano Receita Orçamentária Incremento Variação Orçamento/Ano IPCA no Período (%) Crescimento Real (%) 2002 ,18 - 12,53% 2003 ,88 ,70 14,68% 9,30% 5,38% 2004 ,25 ,37 27,90% 7,60% 20,30% 2005 ,52 ,27 8,66% 5,69% 2,97% 2006 ,11 ,59 4,63% 3,14% 1,49% 2007 ,98 ,87 13,50% 4,46% 9,04% 2008 ,75 ,77 12,76% 5,90% 6,86% Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional, 2009. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010

46 Encaminhamento da Demanda Habitacional
Receita Orçamentária e Porcentagem Destinada à Habitação Ano Receita Orçamentária Despesas com Habitação % Investimento Habitação 2002 ,18 0,00 0,00% 2003 ,88 2004 ,25 ,64 0,46% 2005 ,52 ,31 1,92% 2006 ,11 ,56 1,40% 2007 ,98 ,08 1,94% 2008 ,75 ,41 0,76% Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional, 2009. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010

47 Encaminhamento da Demanda Habitacional
Necessidade Habitacional Famílias cadastradas que demandam novas moradias, por grupo de atendimento do PLANHAB Grupos de Atendimentos Faixa de Renda Familiar (em R$) Quantidade de Famílias Cadastradas G1 600,00 1.893 G2 1.200,00 1.941 G3 2.000,00 889 G4 4.000,00 153 G5 mais de 4.000,01 7 Total 4.883 Fonte: Cadastro do Programa Minha Casa Minha Vida, 2009 e PLANHAB, 2008 Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa.

48 Encaminhamento da Demanda Habitacional
Evolução Populacional, entre 2000 – 2020 segundo IBGE – SEADE – Projeção IBGE* Fonte: IBGE - Censo 2000 e Contagem Populacional 2007, Fundação SEADE. * De 2000 a 2007 são considerados dados do IBGE (Censo 2000 e Contagem Populacional 2007), a partir do ano de 2008 foi desenvolvida uma projeção baseada na Taxa Geométrica de Crescimento Anual (TGCA) entre os anos de 2000 e 2007. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

49 Encaminhamento da Demanda Habitacional
Necessidade Habitacional Projetada Necessidade de novas unidades habitacionais para famílias de até 5 s.m., por incremento populacional para períodos de projeção IBGE* Faixas de rendimento (Censo 2000) % dos responsáveis por domicílios particulares em 2000 Total 1. Sem Rendimento 11,22% 143 121 127 391 2. Até 3 s.m. 35,38% 449 381 402 1.232 3. De 5 s.m. 21,42% 272 231 243 746 Total de domicílios 2.369 Fonte: IBGE - Censo 2000 e Contagem Populacional 2007. *Projeção a partir da Taxa Geométrica de Crescimento Anual – TGCA – baseada nos dados do IBGE (Censo 2000 e Contagem Populacional 2007). Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

50 Encaminhamento da Demanda Habitacional
Necessidade Habitacional Projetada Campo Limpo Paulista possui um déficit quantitativo de unidades habitacionais, como apresentado no item anterior, somam-se a esse valor mais unidades, projeção da demanda habitacional para famílias com renda entre 0 e 5 salários mínimos para o ano de 2020, totalizando 6.676 famílias.

51 Encaminhamento da Demanda Habitacional
Cálculo da Necessidade de Terras Mapa de Vazios Urbanos Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista, 2010. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa.

52 Encaminhamento da Demanda Habitacional
Cálculo da Necessidade de Terras Possíveis Áreas para Demarcação de ZEIS de Vazio Bairro inserido Área (m²) PGV (R$/m²) Valor estimado 1 Parque Internacional 74.241 R$ 11,44 R$ ,04 2 São José 86.451 R$ ,44 3 Colina do Pontal 63.728 R$ ,32 4 36.314 R$ 2,85 R$ ,90 5 Vila Chacrinha 32.853 R$ 17,16 R$ ,48 6 Parque Loja da China 12.855 R$ 20,99 R$ ,45 7 Vila Botujuru 56.320 R$ ,20 8 Vila Ypê 17.243 R$ ,55 9 12.286 R$ ,76 10 Vila Marieta 17.334 R$ ,96 11 37.577 R$ ,32 12 Outeiro das Paineiras R$ ,30 13 Parque Santana R$ ,92 Total R$ ,64 Fonte: Prefeitura de Campo Limpo Paulista, 2010. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

53 Encaminhamento da Demanda Habitacional
Cálculo Custo da Aquisição Combinações para Cálculo da Necessidade de Terra Modalidade Combinação A Combinação B Combinação C em % absoluto Loteamento 0% 10% 667 33,33% 2.225 Sobrados 50% 3338,0 30% 2.002,8 Prédios 60% 4.005,6 Total 100% 6.676 100,00% Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010. Combinação A para Cálculos de Necessidade e Aquisição de Terras Modalidade X Y Z (X x Y) W Z x W Demanda Habitacional (em famílias) Quota de Terreno (m²) Necessidade de área (m²) Custo Médio do m² (R$) Custo de aquisição de terras Loteamentos 150 0,00 11,50 Sobrados 3.338 90 ,00 ,00 Prédios 65 ,00 ,00 Total 6.676 - ,00 ,00 Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

54 Encaminhamento da Demanda Habitacional
Cálculo Custo da Aquisição Combinação B para Cálculos de Necessidade e Aquisição de Terras Modalidade X Y Z (X x Y) W Z x W Demanda Habitacional (em famílias) Quota de Terreno (m²) Necessidade de área (m²) Custo Médio do m² (R$) Custo de aquisição de terras Loteamentos 667 150 ,00 11,50 ,00 Sobrados 2.002,8 90 ,00 ,00 Prédios 4.005,6 65 ,00 ,00 Total 6.676 - ,00 ,00 Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010. Combinação C para Cálculos de Necessidade e Aquisição de Terras Modalidade X Y Z (X x Y) W Z x W Demanda Habitacional (em famílias) Quota de Terreno (m²) Necessidade de área (m²) Custo Médio do m² (R$) Custo de aquisição de terras Loteamentos 2.225,3 150 ,00 11,50 ,00 Sobrados 90 ,00 ,00 Prédios 65 ,00 ,50 Total 6.676 - ,00 ,50 Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

55 Encaminhamento da Demanda Habitacional
Cálculo do Custo da Construção Custo de construção Residencial Popular – 34,32 m² (Loteamentos) custo de construção da área construída (R$) 24.023,34 infra-estrutura (R$) 3.603,50 BDI(R$)* 6.005,83 Total 33.632,67 Custo de construção de unidade habitacional em conjunto horizontal – Casa Geminada – 41,35 m² (Sobrado) custo de construção da área construída (R$) 34.257,08 infra-estrutura (R$) 5.138,56 BDI(R$)* 8.564,27 Total 47.959,91 Custo de construção de unidade habitacional em conjunto vertical – 37,00 m² (Prédios) custo de construção da área construída (R$) 24.162,27 infra-estrutura (R$) 3.624,34 BDI(R$)* 6.040,57 TOTAL 33.827,18 Fonte: SINAPI, 2010. Nota: * 30% sobre a soma do valor do custo de construção da área útil com o custo de infra-estrutura. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

56 Encaminhamento da Demanda Habitacional
Cálculo do Custo da Construção A Combinação B, em termos de construção, é a que tem valores mais econômicos Modalidade X Y X x Y Demanda Habitacional (em famílias) Custo da Unidade Habitacional (R$) Custo de atendimento da demanda Loteamentos 667 33.632,67 ,89 Sobrados 2.002,8 47.959,91 ,75 Prédios 4.005,6 33.827,18 ,21 Total 6.676 - ,85 Fonte: SINAPI, 2010. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

57 Encaminhamento da Demanda Habitacional
Cálculo do Custo da Construção Combinação A para Cálculos de Construção Modalidade X Y X x Y Demanda Habitacional (em famílias) Custo da Unidade Habitacional (R$) Custo de atendimento da demanda Loteamentos 33.632,67 0,00 Sobrados 3.338 47.959,91 ,58 Prédios 33.827,18 ,84 Total 6.676 - ,42 Fonte: SINAPI, 2010. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010. Combinação C para Cálculos de Construção Modalidade X Y X x Y Demanda Habitacional (em famílias) Custo da Unidade Habitacional (R$) Custo de atendimento da demanda Loteamentos 2.225,3 33.632,67 ,55 Sobrados 47.959,91 ,72 Prédios 33.827,18 ,65 Total 6.667 - ,93 Fonte: SINAPI, 2010. Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

58 Encaminhamento da Demanda Habitacional
Cálculo do Custo Total Custo Total (Terra + Construção) por Combinação Custo de aquisição de terras % Custo de construção das unidades habitacionais Custo Total Combinação A ,00 2,13% ,42 97,87% ,42 Combinação B ,00 2,39% ,85 97,61% ,85 Combinação C ,50 2,95% ,93 97,05% ,43 Elaboração: Integra Sociedade Cooperativa, 2010.

59 Custo por modalidade (R$)
Encaminhamento da Demanda Habitacional Custos referentes à regularização fundiária Custo por unidade (R$) Unidades Custo por modalidade (R$) Regularização Jurídica(1) 300,00 382 ,00 Urbanização Simples(2) 7.000,00 2.758 ,00 Urbanização Complexa(3) 14.000,00 1.688 ,00 Total ,00 Fonte: PLANHAB, 2008 e Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista, 2010. Notas: *Para a estimativa de custos, consta na tabela o número de unidades atual (2010), sem considerar a projeção de crescimento da demanda. (1) Considerado o número de Loteamentos e Assentamentos Irregulares incluídos para regularização no Programa Cidade Legal (tabela 4.5). (2) Estimou-se o número de unidades a partir da cobertura de infraestrutura (tabela 4.12) (3) Considerou-se o total de unidades em áreas de risco (tabela 4.14).

60 Conclusão Aspectos relevantes mostrados pelo estudo de diagnóstico:
A característica intra-regional está ocasionando, em alguma medida, um crescimento populacional no Município acima da média do Estado e do País. As características geomorfológicas do território constituem um dos fatores determinantes da ocupação do solo no Município. Dessa forma, a adoção de conjuntos habitacionais verticais pode se apresentar como alternativa para a política habitacional do Município, reduzindo os altos custos de terraplanagem.

61 Conclusão Aspectos relevantes mostrados pelo estudo de diagnóstico:
Atualmente, a atuação na política habitacional no Município tem se dado em duas frentes: através da promoção de regularização fundiária, e da produção de unidades habitacionais em loteamentos, por mutirão. Há necessidade de demarcação das ZEIS 3 – terrenos não edificados e imóveis subutilizados ou não utilizados, a serem urbanizados e dotados de equipamentos públicos, para a produção de habitação de interesse social. Prefeitura de Campo Limpo Paulista deverá atuar frente ao atendimento da demanda por habitações de interesse social identificada no Município, articulando-se, para tanto, com outros entes: federal e estadual.

62 Cronograma E T A P A 3 Q U A D R O D E A T I V I D A D E S Ago Set Out
Elaboração das Ações e Propostas para o Plano Oficina 1 c/a Equipe de Acompanhamento e segmentos ligados ao setor – Tema: Princípios, Objetivos e Diretrizes Oficina 2 c/a Equipe de Acompanhamento e segmentos ligados ao setor – Tema: Programas, Questões normativas e institucionais Oficina 3 c/a Equipe de Acompanhamento e segmentos ligados ao setor – Tema: Ações, Metas, Cenários e Monitoramento Reuniões c/a Equipe Executiva para discussão, revisão e pactuação das propostas Elaboração do corpo do PLHIS de Campo Limpo Paulista Entrega e Apresentação da Proposta Preliminar do Plano de Ação Audiência Pública de Homologação do PLHIS de Campo Limpo Paulista Entrega do Produto da Etapa 3 - Plano Local de Habitação de Interesse Social de Campo Limpo Paulista – PLHIS e do Relatório de Atividades

63 Agradecemos sua participação!
CONSULTORIA: REALIZAÇÃO:


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