A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alan Denis Flávia Luan Reinaldo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alan Denis Flávia Luan Reinaldo"— Transcrição da apresentação:

1 Alan Denis Flávia Luan Reinaldo
Grupo 13 Alan Denis Flávia Luan Reinaldo

2 Competências organizacionais e criação de valor
Capítulo 19 Competências organizacionais e criação de valor

3 Competências organizacionais
Não basta ter recursos à disposição de uma empresa. Na verdade, os recursos constituem apenas a plataforma física sobre a qual a organização opera. Os recursos precisam ser administrados. Mas com a ajuda de competências. As competências representam a alma do negócio.

4 Segundo Levyleboyer, as competências significam o que a empresa aprendeu a fazer. E fazer muito bem e melhor do que as outras empresas. As competências não só diferenciam a empresa em relação aos concorrentes, como também lhe fornecem os meios para tornar-se melhor do que eles em termos de processos, métodos, procedimentos, produtos, serviços etc.

5 Conceito de competência segundo Montmollin,1984.
Competências formam um “conjunto de saberes, práticas e comportamentos, procedimentos e tipos de raciocínio, que se pode acessar em um novo aprendizado”.

6 A cascata de competência
Uma empresa detém competências essenciais quando sabe fazer melhor do que os concorrentes é um diferencial. Para ser competitiva, a empresa deve ter competências suficientes para extrair o máximo de seus esforços, agregar valor e entregar ao cliente um produto ou serviço altamente diferenciado e atrativo. O retorno do investimento feito em recursos passa necessariamente pelas competências.

7 As competências organizacionais repousam sobre uma cascata de competências funcionais, gerenciais e pessoais. Nessa hierarquia, as competências superiores dependem e todas as outras competências que lhe dão base e sustentação.

8 Competências Essenciais
Competências Funcionais Competências Gerenciais Competências Individuais

9 Competências Essenciais

10 Produzem indicadores de desempenho que fazem a empresa se diferenciar e se destacar das outras, tais quais:

11 Oferecem de forma perceptível um diferencial sobre os concorrentes;
Ganham reconhecimento de sua excelência tanto no ambiente externo quanto interno; Agregam valor aos clientes; Alcalçam a estabilidade na sua participação de mercado; Conseguem envolvimento e engajamento dos colaboradores no seu desenvolvimento; Seus processos internos são integrados e altamente eficazes.

12 Gary Hamel introduziu o conceito de competências essenciais ao discutir a competitividade organizacional. As competências essenciais de uma empresa apresentam quatro características básicas;

13 Propiciam uma forte vantagem competitiva para o negócio da empresa;
São indispensáveis para o sucesso da empresa. Constituem os fatores críticos do sucesso empresarial. São singulares, específicas e próprias da empresa. Define o que a empresa sabe fazer melhor que as outras, caracterizando-as. São de difícil imitação pelas demais empresas. Sua complexidade decorre do fato de que são criadas, desenvolvidas, integradas e articuladas de modo que dificulte a cópia por seus concorrentes e de arranjo singular.

14 Quando essas competências são diretamente atendidas, são chamadas de competências essenciais ou centrais. O impacto de uma competência essencial se manifesta em três apectos da organização:

15 Diferenciação dos concorrentes; Capacidade de expansão.
Valor percebido; Diferenciação dos concorrentes; Capacidade de expansão.

16 Valor percebido: Consiste no valor do produto ou serviço que o comprador está pagando à quanto ele está disposto a pagar a mais para ter acesso aos benefícios. Os benefícios fundamentais nem sempre são percebidos porque o cliente tem sua atenção voltada para os benefícios adicionais como desconto ou propaganda.

17 Diferenciação dos concorrentes:
Permite que a empresa se distancie e/ou se diferencie dos competidores. É o caso da marca da tradição., dos serviços adicionais, curva de aprendizado, acessos únicos ou gestão além dos parâmetros do setor.

18 Capacidade de expansão:
Oferecem novas oportunidades á empresa, pois apresentam uma força competitiva que viabiliza a oferta de novos produtos e serviços gerados a partir dela.

19 Competência essencial como emergente sistêmico

20 Recursos organizacionais
Recursos físicos e materiais; Recursos financeiros; Recursos tecnológicos; Recursos financeiros. ATIVOS TANGÍVEIS Competências Essenciais Valor para o cliente; Único e superior concorrente; Extensão dessas vantagens para novos produtos e serviços e para novo mercados. Ativos Intangíveis

21 Usualmente são utilizados quatro critérios para escolha das competências essenciais de uma empresa:
1 - Capacidades valiosas: As que ajudam a empresa a neutralizar ou a explorar ameaças ambientais, gerando valor para a mesma e permitindo que a empresa formule e implemente estratégias capazes de gerar valor para os clientes..

22 2 - Capacidades raras: São as que nenhum outro ou poucos concorrentes têm. Sendo essa capacidade comum as empresas é provável que ela venha constituir em fonte de vantagem competitiva para qualquer uma delas.

23 3 - Capacidade de difícil imitação: São as que outras empresas não conseguem entender ou compreender. A capacidade pode ser difícil de imitar devido a três motivos isolados ou combinados: Condições únicas e exclusivas; Arranjo de imitação cara e dispendiosa: Fruto da complexidade social.

24 4 – Capacidades insubstituíveis: São as que não têm equivalentes estratégicos e não podem ser facilmente substituídas. Quanto mais difíceis de serem substituídas, maior seu valor estratégico. Quanto menos visíveis, mais difícil é para encontrar substitutos e maior o desafio para os concorrentes imitá-las.

25 As artes da excelência Para sobreviver no mundo dos negócios, a empresa precisa reunir uma gama de competências para alcançar vantagem competitiva sobre as demais. E devem buscar sempre a melhoria e o aprimoramento delas e a partir daí construir competências.

26 As 3 competências essenciais
Potencial de oportunidades. Percepção dos benefícios. Difícil imitação.

27 Singularidade das competências
Produtos, serviços, recursos em geral são de fácil imitação. Podem ser adquiridos em qualquer lugar do mundo e copiados com perfeição. Mais as competências não!!!

28 Dell CCE Lançado em 2009 Lançado em 2009 Tela: 14”
Processador: Dual Core (1.4 Ghz) Memória (Ram): 2 GB Sistema operacional: Windows Vista Home Valor: R$ 1.600,00 Venda no 1º Semestre: 300mil Unidades Tela: 14” Processador: Dual Core (1.4 Ghz) Memória (Ram): 2 GB Sistema operacional: Windows Vista Home Valor: R$ 1.450,00 Venda no 1º Semestre: 190mil Unidades

29 Competências gerenciais
São as competências voltadas para o trabalho gerencial. Referem-se às competências que os gestores devem ter para realizar seu trabalho.

30 Competências relacionadas com pessoas
Comunicações Supervisão Ouvir e organizar idéias Treinamento, orientação e delegação Dar informações claras Avaliação de pessoal e desempenho Obter informações imparciais Disciplina e aconselhamento

31 Competências relacionadas com o trabalho
Administração Raciocínio Administração do tempo e priorização Identificar e solucionar problemas Estabelecimento de metas e padrões Tomada de decisões e pesar ricos Planejamento e programação de trabalhos Pensar clara e analiticamente

32 Coaching Até pouco tempo atrás um gerente praticava a liderança interativa, a que enfatiza as relações entre líder e equipe no sentido de manter coesão e unidade.

33 Hoje: A antiga filosofia de liderança tornou-se defasada, sendo necessária criar uma nova liderança.

34 Liderança transformadora: Esta, renova idéias e conceitos sobre o trabalho em conjunto, facilita a inovação, gera espírito de equipe. Os lideres estão se transformando em verdadeiros coaches (treinador, técnico), que tem se tornado o novo estilo de gestão, no qual não basta apenas conduzir a equipe, mas capacitá-las a alcançar resultados nunca antes alcançados, Esse é o novo papel da gerencia.

35 Competências pessoais
Competência pessoal é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais aplicadas de forma integrada e convergente em uma determinada atividade.

36 As competências pessoais transformam pessoas em talentos
As competências pessoais transformam pessoas em talentos. E os talentos fazem o seu trabalho da seguinte maneira:

37 Execução primorosa de excelente: o talento executa uma atividade, função ou processo com excelência. Procuram fazer as coisas da melhor forma possível. Solução de problemas:o talento consegue a convergência de conhecimentos, habilidades e atitudes para solucionar situações problemáticas. Desenvolvimento: a competência pessoal permite gerar alternativas para desenvolver, mudar, melhorar, transferir.

38 Inovação: a competência pessoal permite gerar alternativas criativas e engenhosas para novas idéias sempre no sentido de criar coisas inteiramente novas e diferentes. Proatividade: visão antecipatória quanto a situações futuras. A solução dos problemas se faz pensando no futuro, uma vez que se tem uma visão clara da cadeia de causas e efeitos que levarão a situações posteriores.

39 E para que servem as competências?

40 Elas criam valor para a empresa, para o cliente, para o fornecedor, para a própria pessoa, para a comunidade e a nação. Criar e agregar valor, e exatamente para isso que existem as organizações.

41 Criação de Valor Gerar valor econômico significa gerar valor para os outros e capturar de volta parte deste valor ( em excesso) para si. É isso que movimenta o mundo empresarial. As empresas existem para maximizar ganhos: ganhar mais do que gasta e ganhar o máximo possível.

42 Cadeia de Valor Como criar valor em uma empresa? A resposta é: por meio de uma cadeia de atividades. Cadeia de valor é um conjunto integrado de atividades criadoras de valor que começam com a matérias-primas básicas provinda de fornecedores e vão se movimentando em séries agregadoras de valor.

43 As nove atividades criadoras de valor em uma empresa.

44 Atividades primarias 1° Logística de entrada: para trazer materiais e insumos para dentro da organização. 2° Operações: para converter os materiais e insumos em produtos finais. 3° Logística externa:para expedir os produtos finais 4° Marketing e vendas:para comercializar os produtos finais. 5° Serviços: para prestar assistência técnica aos compradores.

45 Atividades de apoio e suporte 1° Suprimentos de serviços e materiais
Atividades de apoio e suporte 1° Suprimentos de serviços e materiais. 2° Desenvolvimento tecnológico. 3° Gestão de recursos humanos. 4° Infra-estrutura da organização: envolve administração geral, planejamento, finanças, contabilidade, jurídico e assuntos governamentais.

46 Cadeia de valor em qualidade
O sucesso de uma empresa não depende apenas de como cada departamento (da cadeia de valor) desempenha o seu trabalho com o minimo de custo e o máximo de rendimento. Quase sempre departamentos isolados buscam maximizar os próprios interesses ao invés dos interesses globais da empresa e dos clientes.

47 O importante não é somente a excelência departamental, mas principalmente como as diversas atividades departamentais são coordenadas e integradas entre si.

48 Duvidas?


Carregar ppt "Alan Denis Flávia Luan Reinaldo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google