A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo 2011-01.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo 2011-01."— Transcrição da apresentação:

1 Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo

2  Page 2 CPA – 2011/01 A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela condução do processo de avaliação institucional interna. A sua finalidade é contribuir com a avaliação externa realizada anualmente pelo MEC. Ela procura ainda, identificar as potencialidades e fragilidades da FATEPI/FAESPI, além de propor alternativas para a melhoria de qualidade destas instituições. Apresentação da CPA

3  Page 3 CPA – 2011/01 Implementar o processo de avaliação das faculdades FATEPI/FAESPI em caráter institucional e integrado, em sincronia com as diretrizes, critérios, estratégias e instrumentos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e em consonância com as diretrizes, princípios, padrões, indicadores e critérios definidos pelas referidas instituições no exercício de sua autonomia. Objetivo Geral

4  Page 4 CPA – 2011/01 O processo avaliativo compreende estudos, realização de entrevistas, análise documental, aplicação de instrumentos quantitativos e qualitativos e tem como foco a avaliação das diferentes dimensões institucionais: missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); a política para o ensino, pesquisa e pós-graduação; a responsabilidade social; a comunicação com a sociedade; a política de pessoal e de carreira do corpo docente e técnico-administrativo; a organização e gestão da instituição; a infra-estrutura física; o planejamento e avaliação; a política de atendimento a estudantes e egressos. Metodologia

5 Socialização dos Resultados Período Letivo 2011/1

6  Page 6 CPA 2011/01 Números  O processo de avaliação foi iniciado no dia 13 de junho e finalizado em 30 de junho.  Foram distribuídas mais de 700 senhas de acesso ao sistema de avaliação.  Participaram 589 alunos dos 4 cursos de graduação das faculdades FATEPI e FAESPI. -Direito, Fonoaudiologia, Sistemas de Informação e Pedagogia Informações Gerais Quem e o quê foram avaliados?  Grupo Avaliador: ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO;  Grupo Avaliado: DISCIPLINAS, PROFESSORES e FÓRUM ACADÊMICO;

7  Page 7 CPA 2011/01  Houve queda do número de votantes comparado com a avaliação de  A avaliação concorreu com o Fórum Acadêmico e Final do Período Letivo.  Foram registrados problemas quanto a disponibilidade do sistema e do laboratório. Comparativo com a avaliação

8  Page 8 CPA 2011/01 Aspectos avaliados para o Fórum Acadêmico  Acesso ao local de abertura do Fórum Acadêmico  Articulação da equipe organizadora do Fórum Acadêmico  Comunicação, objetividade e clareza dos Palestrantes/Professores do Fórum Acadêmico  Conhecimento demonstrado pelos docentes sobre os temas apresentados no Fórum Acadêmico  Forma de Inscrição do Fórum Acadêmico  Instalações físicas (salas e locais das atividades) do Fórum Acadêmico  Metodologia e material didático dos palestrantes/professores do Fórum Acadêmico  Qualidade dos recursos audiovisuais utilizados no Fórum Acadêmico  Satisfação com a Secretaria (Recpção e Atendimento) do Fórum Acadêmico  Sobre a Conferência Magna do Fórum (palestra de abertura)  Sobre o tema central do Fórum (Formação Profissional: saberes e fazeres necessários à sociedade contemporânea)  Sobre os conhecimentos interdiciplinares trabalhados no Fórum Alunos avaliam o Fórum Acadêmico

9  Page 9 CPA 2011/01 Aspectos avaliados para o Fórum Acadêmico com notas Alunos avaliam o Fórum Acadêmico Conhecimento demonstrado pelos docentes sobre os temas apresentados no Fórum Acadêmico3,43 Comunicação, objetividade e clareza dos Palestrantes/Professores do Fórum Acadêmico3,42 Sobre o tema central do Fórum (Formação Profissional: saberes e fazeres necessários à sociedade contemporânea)3,40 Sobre os conhecimentos interdiciplinares trabalhados no Fórum3,37 Sobre a Conferência Magna do Fórum (palestra de abertura)3,27 Metodologia e material didático dos palestrantes/professores do Fórum Acadêmico3,22 Qualidade dos recursos audiovisuais utilizados no Fórum Acadêmico3,18 Articulação da equipe organizadora do Fórum Acadêmico3,05 Acesso ao local de abertura do Fórum Acadêmico3,01 Instalações físicas (salas e locais das atividades) do Fórum Acadêmico3,01 Forma de Inscrição do Fórum Acadêmico3,00 Satisfação com a Secretaria (Recpção e Atendimento) do Fórum Acadêmico2,93 Avaliação Geral: Entre BOM e ÓTIMO Média 3,19

10  Page 10 CPA 2011/01 Avaliação do Fórum Acadêmico (% Geral)

11  Page 11 CPA 2011/01 Avaliação do Fórum Acadêmico (% FATEPI) DIREITO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

12  Page 12 CPA 2011/01 Avaliação do Fórum Acadêmico (% FAESPI) FONOAUDIOLOGIA PEDAGOGIA

13  Page 13 CPA 2011/01 Avaliação do Fórum Acadêmico – Comparativo por Curso

14  Page 14 CPA 2011/01 Aspectos avaliados para Disciplinas e Professores  Apresenta proposta de trabalho para o desenvolvimento da disciplina - Plano da Disciplina.  Demonstra clareza, organização e seqüência lógica nos conteúdos ministrados.  É pontual no início e término do período das aulas que ministra.  Esclarece sobre o significado e a importância da disciplina para o curso.  Estabelece, de forma clara, os critérios de avaliação da disciplina.  Evidencia domínio do conteúdo da disciplina que ministra.  Faz análise dos resultados da avaliação como oportunidade da aprendizagem e de retomada dos conteúdos.  Utiliza instrumentos de avaliação compatíveis com os objetivos e os conteúdos ministrados. Alunos avaliam Disciplinas e Professores

15  Page 15 CPA 2011/01 Aspectos avaliados para Disciplinas e Professores com notas Alunos avaliam o Fórum Acadêmico Evidencia domínio do conteúdo da disciplina que ministra3,68 Esclarece sobre o significado e a importância da disciplina para o curso3,66 Estabelece, de forma clara, os critérios de avaliação da disciplina.3,65 Utiliza instrumentos de avaliação compatíveis com os objetivos e os conteúdos ministrados.3,65 Faz análise dos resultados da avaliação como oportunidade da aprendizagem e de retomada dos conteúdos.3,63 É pontual no início e término do período das aulas que ministra.3,58 Demonstra clareza, organização e seqüência lógica nos conteúdos ministrados.3,56 Apresenta proposta de trabalho para o desenvolvimento da disciplina - Plano da Disciplina.3,55 Avaliação Geral: Entre (MUITO) BOM e ÓTIMO Média 3,62

16  Page 16 CPA 2011/01 Avaliação de Disciplinas e Professores (% Geral)

17  Page 17 CPA 2011/01 Avaliação de Disciplinas e Professores (% FATEPI) DIREITO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

18  Page 18 CPA 2011/01 Avaliação de Disciplinas e Professores (% FAESPI) FONOAUDIOLOGIA PEDAGOGIA

19  Page 19 CPA 2011/01 Avaliação de Disciplinas e Professores Comparativo por Curso

20  Page 20 CPA 2011/01  Direito: -Maior: 3º BLOCO B; -Menor: 7º BLOCO B.  Fono: -Maior: 5º BLOCO -Menor: 2º BLOCO.  Pedagogia: -Maior: 6º BLOCO -Menor: 2º BLOCO.  Sistemas: -Maior: 2º BLOCO -Menor: 7º BLOCO. Satisfação dos alunos com Disciplinas e Professores por BLOCO

21  Page 21 O sistema de avaliação instituicional das faculdades FATEPI e FAESPI é um produto do Núcleo de Tecnologia da FATEPI (NUSIF). Desenvolvido por Madson Viana sob orientação do professor Ellen Gera de Brito Moura. Coordenação: Profª Valdirene Pinheiro Dias Representantes docentes:  Rochele Juliane Lima Firmeza.  Lígia Damasceno Cronemberger Neiva.  Lizard Monte Batista. Representante dicente:  Elaine Vieira. Representante da comunidade:  Pe. Nilton. CPA


Carregar ppt "Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo 2011-01."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google