A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

No caso das espécies ameaçadas de extinção:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "No caso das espécies ameaçadas de extinção:"— Transcrição da apresentação:

1

2 No caso das espécies ameaçadas de extinção:
Duas delas ainda aparecem nos balcões e ranking de vendas, como é o caso da piabanha (Brycon insignis) e da lagosta-de São Fidélis (Macrobachium carcinus). Estas duas espécies são pescadas e comercializadas, pequenas ou grandes, tanto fora como durante o período do defeso, muito embora pescadores e donos de bares saibam que as populações estão diminuindo.

3 Caximbau-boi (Pogonopoma parahybae)
Outras espécies ameaçadas pescadas e caçadas: Caximbau-boi (Pogonopoma parahybae) Cágado-do-Paraiba (Phrynops hogey)

4 Registro da Pesca: Dos 63 pescadores entrevistados, 55 ainda não possuem o registro de pescador profissional e por essa razão, são impossibilitados de receber o Seguro Desemprego; Dados de 2007. Pescador artesanal

5 Problemas encontrados em relação ao Registro da Pesca:
processo para receber o seguro é muito complicado, caro e demorado. falta de informação; distância da colônia mais próxima; Pescador artesanal 320,00 reais (taxa da Colônia, taxa de expedição da Carteira de Pescador Profissional, alimentação durante os deslocamentos, deslocamentos propriamente ditos, fotocópias, fotografias, 2 contribuições do INSS etc.).

6 Resultados e Discussão
Contribuição para o caos pesqueiro: Inexistência de fiscalização nas peixarias; Pouquíssima fiscalização dentro do Rio; Falta de política ambiental municipal; Atraso no desembolso do Seguro Desemprego Armadilhas para capturar lagosta-de-São Fidélis. Zoom dos ovos Machrobachium carcinus ovado

7 Conclusão A desinformação das comunidades no município estudado interfere no bem-estar social e na integridade ambiental, trazendo transtornos, inclusive, à ordem econômica.

8 Conclusão Conceitos básicos, como a piracema, períodos de defeso, tamanhos mínimos de captura e animais ameaçados de extinção, dentre outros, ainda não são devidamente reconhecidos por muitos integrantes da comunidade, o que se constitui em um grave empecilho para qualquer entendimento sobre a preservação dos recursos naturais.

9 Conclusão O resultado desse processo se traduz em baixos índices de produtividade pesqueira; na explotação excessiva de determinadas espécies de valor comercial; em ambientes degradados, fatores que impedem o desenvolvimento sustentado e a geração de riqueza.

10 Conclusão A falta de uma fiscalização eficiente contribui com o caos pesqueiro; De uma maneira geral, a comunidade deixa transparecer que não compreende a importância da biodiversidade local e não consegue correlacionar o tema biodiversidade com a qualidade de vida, mas que está aberta para que ocorra uma mudança de atitude.

11 1 - Introdução A rede hidrográfica brasileira é uma das mais homogêneas e densas do mundo. O território brasileiro encontra-se dividido em 9 grandes bacias hidrográficas. 5


Carregar ppt "No caso das espécies ameaçadas de extinção:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google