A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina MEB – Metodologia do Estudo Bíblico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina MEB – Metodologia do Estudo Bíblico"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina MEB – Metodologia do Estudo Bíblico
Como realizar uma visita missionária? Sábado – 17/05 Prof. Eduardo Freires

2 Preparando-se para visitar
Muita oração – jamais saia de casa sem antes orar por você e pela pessoa a ser visitada; Cuide da aparência – tenha uma vestimenta equilibrada, não muito esporte, nem em trajes de gala. Prime pelos princípios da modéstia cristã, sempre com asseio e boa aparência; Prepare um brinde ou uma lembrança especial para o interessado;

3 Passos da visitação ideal
Cumpra sempre o horário marcado – seja pontual, jamais atrase, pois isso pode prejudicar a credibilidade de seu trabalho; Saiba o nome correto da pessoa visitada e, respeitosamente, chame-a pelo nome – não usar os termos “irmão ou irmã”; Tocar a campanhinha com tato. O mesmo faça ao bater palmas. Nada com exageros, barulhos. Máximo de tentativas: 3 (três) vezes.

4 Continuação... Ao ser atendido, dê sempre um passo para trás. Cumprimente a pessoa, identificando-se como “Agente da Esperança da Novo Tempo”. Nunca dê passos para frente, pois isso pode assustar; Mantenha a fisionomia sempre alegre. O sorriso abre muitas portas. Cumprimente e converse sempre demonstrando confiança, sem exageros. Aperte a mão do interessado, jamais abrace-o ou dê beijos. Isso só será possível depois de algum tempo de contato.

5 Continuação... Após apresentar-se, apresente o brinde para o interessado como um presente especial; Puxe assuntos a respeito da programa da TV Novo Tempo, pois esse assunto fará com que a pessoa se identifique com você. Trata-se de um assunto de interesse que poderá levar a outros e outros assuntos... Ao ser convidado para entrar, aceite. Caso não seja convidado, mantenha a conversa sobre os assuntos de interesse ali mesmo, na porta da casa. Caso o convite não seja feito, ofereça uma oração. Geralmente, as pessoas abrem a casa para orações, em especial se for evangélica.

6 Como agir durante uma visita
Ao ser convidado para entrar, não manifeste a sua admiração ou perplexidade a respeito dos bens materiais. Somente elogie a casa ou jardim se a pessoa abrir espaço para isso. Jamais faça elogios exagerados, sempre com ponderação. Ao iniciar a conversa dentro de casa, sempre fite seu olhar nos olhos da pessoa, jamais no ambiente da casa e nos objetos. Sente-se corretamente. Mas somente sente se a pessoa der permissão para isso. Geralmente, a pessoa visitada é quem indica o local em que você sentará.

7 Continuação... Na primeira visita, jamais trate de assuntos bíblicos. Procure, primeiro, conhecer a pessoa e a família dela. Bater um bom papo descontraído é uma ótima saída. Nesse bate papo, procure conhecer as necessidades dela, sempre de forma discreta e sem forçar respostas; Demonstre interesse por todos. Procure direcionar seu olhar para todas as pessoas que participarem da conversa. Nunca direcione a conversa ou o seu olhar para uma só pessoa; Dê atenção às crianças, jamais repreenda-as. A presença delas, coso sejam inquietas, pode ser uma dica para na próxima visita você ter que levar um DVD infantil ou material para colorir.

8 Continuação... Ouça a pessoa com atenção. Lembre-se que o alvo da visita não é você, mas o interessado. Mantenha a conversa voltada para os assuntos de interesse dela. Caso a pessoa visitada exponha algum problema pelo qual esteja passando, ouça-a com atenção. Em seguida, dê conselhos à luz dos princípios cristãos, sem mencionar a bíblia ou trechos bíblicos. Por último, ofereça uma oração pelo problema citado. Diga o seguinte: “A partir de agora, o seu problema estará nas mãos de Deus... Vamos orar!”

9 Continuação... Após a oração, diga: “A partir de agora, o seu problema está nas mãos de Deus e também passa ser nosso! Por isso, conte com nossas orações”. Em seguida, sugira um retorno ao lar da pessoa interessada para, juntos, orarem novamente pelo mesmo problema. Agende dia e horário de conveniência para o interessado. Caso aceite, pronto! A porta estará aberta para, na próxima visita, você começar a abrir a bíblia a fim de estudar textos relacionados ao problema vivido pelo interessado (veja caderno “Duplas missionárias” – pág. 32).

10 Continuação... Caso a pessoa não aborde algum problema que requeira orações especiais, você pode perguntar se há algum assunto estudado na Novo Tempo que tenha trazido dúvidas ou questionamentos. Anote o assunto e ofereça um retorno à casa da pessoa interessada com o objetivo de esclarecer as dúvidas e aprofundar o conteúdo. Agende dia e horário de conveniência para o interessado. Caso aceite, pronto! A porta estará aberta para, na próxima visita, você começar a abrir a bíblia a fim de estudar textos relacionados ao assunto proposto.

11 O que não fazer durante uma visita
Não lance olhares curiosos para os bens da pessoa; Não faça orações compridas; Não levante questões delicadas ou polêmicas, em especial aquelas que podem contrariar as pessoas em geral; Na primeira visita, não estude a bíblia. Trata-se de uma oportunidade para iniciar uma amizade e ganhar a confiança do interessado. Leve um presente para ele;

12 Continuação... Seja alegre e confiante, mas não conte piadinhas para fazer-se engraçado. Brincadeiras descabidas podem atrapalhar; Não critique outras religiões ou as crenças da religião da pessoa interessada. Se ela abrir espaço, procure até elogiar os aspectos positivos da religião dela; Não faça perguntas indiscretas sobre as particularidades da pessoa visitada; Não fale demais. Dê oportunidade para a pessoa falar. Espere a sua vez de falar; Não estudo sozinho com pessoas do sexo oposto;

13 Continuação... Nunca diga que a pessoa está errada. O importante é encontrar um caminho para ajudá-la. Leia o capítulo “Como realizar uma visita missionária” do caderno Revista Missionária – pág. 33 a 35. Por último, responda as questões das páginas 35 e 36.


Carregar ppt "Disciplina MEB – Metodologia do Estudo Bíblico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google