A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPONENTES:CAROLINE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPONENTES:CAROLINE"— Transcrição da apresentação:

1 COMPONENTES:CAROLINE
SUCATARTE COMPONENTES:CAROLINE DANIELY ELAINE ELIDIANE FLÁVIA LAYNE MARINALVA MILENE ROSEVANE SEBASTIANA SÔNIA SUELLEN VANESSA

2 OBJETIVOS: ■Contribuir para economia dos recursos naturais, energia, água e matérias primas e para a preservação do meio ambiente. ■ Sensibilizar as crianças para a utilização de materiais recicláveis.

3 ■ Incentivar a valorização do brinquedo artesanal como atividade geradora do desenvolvimento intelectual, social e emocional. ■ Despertar a criatividade, visando á descoberta, á exploração e á manipulação de materiais alternativos.

4 Segundo Marina M. Machado, sucata são:
Materiais que perderam seu uso original,[material] que se quebrou, que não serve mais, que não tem significado...coisas aparentemente inúteis, mas que servem para brincar, para dar nova forma e sentido.

5 A reutilização de materiais recicláveis utilizados para ensinar brincando e reciclando prepara a criança, desenvolvendo, por meio dessas atividades, o seu crescimento psicomotor, possibilitando a criança explorar o meio em que vive e consequentemente o mundo.

6 SUCATOTECA É um ambiente onde nasce a invenção e a imaginação, onde o uso de materiais recicláveis oportuniza a construção de objetos que, aliados ao imaginário, transformam lixo em brinquedos e jogos lúdicos pedagógicos.

7 Trabalhar com sucata é desenvolver a criatividade para a busca do novo, é despertar a emoção e o imaginário para fazer dessa construção o verdadeiro sentido de existir: brincar.

8 RECICLAGEM Reciclar é retornar os produtos usados ao ciclo de produção industrial, agrícola ou artesanal, passando por um processo de transformação reutilizando aquilo que foi extraído da natureza.

9 Vantagens da reciclagem
☻Reduz o volume de difícil degradação. ☻Prolonga a Vida útil de aterros sanitários. ☻Evita o desperdício. ☻Contribui para preservação do meio ambiente.

10 ALGUNS MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS:
COLETA SELETIVA É a separação devida do lixo a ser reciclado, depositando-os em lixeiras própria para cada tipo de lixo. ALGUNS MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS: Cerâmica, curativo, cristal, Fotografia,isopor, lixa, espuma, embalagens a vácuo, PAPEL: carbono, plastificado, de fax, celofane e higiênico.

11 Porque trabalhar com a reciclagem
☻ Ajuda a diminuir a poluição do meio ambiente. ☻ Lidam com possibilidades de se aprender,permitindo a aquisição de conhecimentos, que se movimentam em direção ao saber. ☻ Permite construir brinquedos e jogos, que possui inúmeros significado, definindo a importância do brincar.

12 Como trabalhar os materiais recicláveis na Educação Infantil e Anos Iniciais.
O professor pode desenvolver uma programação de Educação Ambiental que envolva toda comunidade escolar, que contribua para minimizar os graves problemas relacionados a lixo. Apresentar os materiais recicláveis, confeccionar jogos e brinquedos, socializando com eles a sua importância.

13 Segundo o texto professor escavador
PERFIL DO PROFESSOR O professor deve ter uma formação continuada, criando novas situações de aprendizagem e planejar suas aulas visando a realidade dos seus alunos. Segundo o texto professor escavador de Miriam C. Martins e Gisa Picosque, “Um professor que mantém vivo a curiosidade, que gosta de estudar, investigar imagens para sua prática na sala de aula e levar seus alunos ao encontro com a linguagem da arte sem forçar uma construção de sentido “correto” ou único, veste sandálias de professor-pesquisador...”

14 O professor deve atuar como um “estudante”, compartilhando com os alunos suas idéias, dúvidas, explicações e forma de pesquisar e criar. De acordo com Rubens Alves: “Professor bom é aquele que transforma a matéria em brinquedo e seduz o aluno a brincar”.

15 Referência Bibliográfica
REVISTA DO PROFESSOR, Porto Alegre, jul./set HÚMER, Neuza Silveira e colaboradores. CEDIC, Vol. 1. MARTINS, Mirian Celeste e Picosque, Gisa. O professor-escavador de sentidos. LAGO, Samuel Ramos e Meirelles, Érica. 3º ano Ciências: Ensino Fundamental: 3º ed. São Paulo: IBEP, (Coleção vitória-régia).


Carregar ppt "COMPONENTES:CAROLINE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google