A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O método adotado 1.2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O método adotado 1.2."— Transcrição da apresentação:

1 O método adotado 1.2

2 Método “conjunto sistemático de regras e procedimentos que, se respeitados em uma investigação cognitiva, conduzem-na à verdade” “conjunto de regras e princípios normativos que regulam o ensino ou a prática de uma arte” “ordem ou lógica que regula uma determinada atividade” “processo organizado, lógico e sistemático de pesquisa, instrução, investigação, apresentação etc.” Dicionário Houaiss, 2003

3 A utilidade de um método
Proporciona um conjunto de passos que permite construir o entendimento de uma maneira parcimoniosa e evolutiva; Proporciona um roteiro para uma abordagem cíclica; Usado freqüentemente, torna-se uma ferramenta útil.

4 Pressupostos para a Construção do Método Sistêmico
As ações que tomamos na realidade são freqüentemente improdutivas, e até mesmo prejudiciais, se utilizarmos somente o pensamento linear e a nossa percepção imediata; O pensamento analítico pode ser insuficiente, pois não leva em consideração as mútuas interações entre os componentes chave de um sistema. A realidade possui estruturas mais profundas do que nossa percepção consegue captar de imediato.

5 Pressupostos para a Construção do Método Sistêmico
A realidade é composta de sistemas com complexidade dinâmica: Ações que possuem conseqüências diferentes no local de intervenção e em outro lugar do sistema; Ações que possuem conseqüências diferentes no momento da intervenção e a médio e longo prazo; Complexidade dinâmica derivada dos atrasos (delays) e inter-relacionamentos mútuos; Isto torna muitos sistemas contra-intuitivos (problemas com a experiência prática);

6 Pressupostos para a Construção do Método Sistêmico
A utilização do método sistêmico é uma tarefa predominantemente de grupo e de preferência com participantes envolvidos ou familiarizados com a situação ou problema a ser investigado.

7 Os 7 Passos do Método Sistêmico
Definir uma Situação de Interesse Apresentar a História Através de Eventos Identificar os Fatores Chave Traçar os Padrões de Comportamento Desenhar a Estrutura Sistêmica Identificar e incorporar Modelos Mentais Identificar os Pontos de Alavancagem ou de Gerenciamento

8 Definir uma Situação de Interesse
A Definição da situação de interesse deve conter ou propiciar descrever o problema ou situação de interesse ao longo do tempo (uma história, uma narrativa).

9 Definir uma Situação de Interesse
A situação de interesse ou o problema deve permitir uma definição do horizonte de tempo a ser investigado, bem como seus níveis de agregação (escala) anos Horizonte de tempo escala

10 Definir uma Situação de Interesse
A situação de interesse ou o problema deve permitir uma definição das fronteiras ou limites do problema TIPOS DE FRONTEIRAS: Temporal e Espacial ( horizonte de tempo); Grau de profundidade a ser tratado o problema (profundidade); - ou quantos fatores, quantos assuntos correlacionados, etc.) (complexidade da rede).

11 Definir uma Situação de Interesse
Ex. Definição das fronteiras ou limites do problema Exemplo: Problemas de tráfego na Avenida Visconde de Guarapuava

12 Definir uma Situação de Interesse
O objetivo desta etapa é definir claramente uma situação de interesse. Para isto é necessário identificar uma situação importante, seja para uma empresa, uma cidade, ou para um conjunto de indivíduos interessados. Do ponto de vista prático, é melhor considerar uma limitada abrangência, pois "será mais fácil ampliar o assunto mais tarde" .

13 Exemplo: caso Cantina Externa do CP
Definir uma Situação de Interesse Exemplo: caso Cantina Externa do CP Problema: ampliar os negócios através da oferta de almoço e jantar aos estudantes Questões (algumas): - balanceamento do cardápio; - volume de refeições pretendido; - qualidade pretendida; - preço; - concorrência; - ...

14 Leituras & Tarefas Leituras: SENGE - Quinta Disciplina – Cap. I
SENGE - Quinta Disciplina – Parte II – Cap. IV CAPRA - Teia da vida – Capítulos 3 e 4 Tarefas: Identificação do problema ou situação de interesse nos casos: “UmAlerta da Mata” e “Tráfico: vida de mula” (pesquisar textos na Internet)


Carregar ppt "O método adotado 1.2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google