A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jesus, o último Adão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jesus, o último Adão."— Transcrição da apresentação:

1 Jesus, o último Adão

2 COMPARAÇÃO ENTRE O PRIMEIRO E O ÚLTIMO ADÃO
Em 1ª Co 15:45-47, o primeiro Adão é (prw/toj), ou seja, não há ninguém antes dele. Jesus é (e;scatoj), não há ninguém depois dele. No versículo 47 ele é (deu,teroj), ou seja, não há sequer um igual entre ele e Adão. Começaremos com as semelhanças entre os dois e depois falaremos das diferenças.

3 Semelhantes na sua identidade: Os dois manifestam a imagem de Deus.
Gn 1:27 E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Cl 1:15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Semelhantes na sua humanidade: Tiveram uma natureza tríplice; Espírito, alma e corpo. Estes versículos desmentem a hipótese docetista de que o corpo físico de Jesus era apenas uma aparição. Negavam a humanidade de Jesus.

4 Semelhantes na sua representatividade
Por escolha de Deus, Adão e Jesus foram comissionados como cabeças da raça humana. Na desobediência, Adão representou toda a humanidade. Na sua obediência, Jesus representou toda a nova humanidade que segue seus passos. (Rm 5:15-17) Somos justificados dos nossos pecados uma vez que rompemos com a nossa solidariedade com Adão em favor de uma nova solidariedade com Jesus.

5 SEMELHANTES NA SUA VULNERABILIDADE
Depois do pecado de Adão a natureza humana ficou caracterizada por fragilidade. Mas será que Jesus foi igualmente vulnerável? Se Jesus foi imune à dor, ao desânimo, à dúvida, ele não venceu o mundo, e não pode salvar. E também semelhantes na sua santidade.

6 CONTRASTES ENTRE O PRIMEIRO E O ÚLTIMO ADÃO
Diferentes na sua habitação. Diferentes na sua tentação. Adão tinha que resistir a apenas uma tentação para garantir sua santidade. Jesus teve que viver 30 anos de provação antes mesmo de se manifestar com o Messias. Nestes 30 anos ele nunca cedeu à tentação. Hb 4:15 antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.

7 Diferentes na sua submissão
De Adão Deus cobrou uma submissão à vida. Gn 2:16-17 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Enquanto que Jesus foi chamado à uma submissão até a morte. (Fl 2:7-8) Fp 2.7-8 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

8 Fim Diferentes na sua punição
Adão foi punido por seu próprio pecado, enquanto quer Jesus foi punido por nossos pecados. Diferentes na sua qualificação Um relacionamento com Adão gera morte, mas um relacionamento com Jesus significa vida. Fim


Carregar ppt "Jesus, o último Adão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google