A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Peixes Cartilaginosos Condrichthyes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Peixes Cartilaginosos Condrichthyes"— Transcrição da apresentação:

1 Peixes Cartilaginosos Condrichthyes

2

3

4

5 Características gerais
Esqueleto cartilaginoso Nadadeiras caudais heterocercas Escamas placoides Ausência de bexiga natatória Cinco a sete pares de brânquias sem opérculo Presença de clásper Presença de ampola de lorenzini Boca ventral Presença de válvula espiral

6 Subclasse Holocephali ou Subterbranchialia (quimeras)
Subclasse Elasmobranchii Superordem Bathoidea - Raias Ordem Batidoidimorpha ou Rajiformes (as "verdadeiras" raias) Ordem Myliobatiformes (jamantas) Ordem Pristiformes (raias-de-serra) Ordem Torpediniformes (raias eléctricas)

7 Superordem Selachimorpha - Tubarões
Ordem Hexanchiformes (tubarões mais primitivos, ex.: cação-bruxa) Ordem Squaliformes Ordem Pristiophoriformes (tubarões-serra) Ordem Squatiniformes (tubarões anjo) Ordem Heterodontiformes Ordem Orectolobiformes (ex.: tubarão-baleia) Ordem Carcharhiniformes (ex.: tubarão-azul, tubarão-cabeça-chata, tubarão-tigre, tubarões martelo) Ordem Lamniformes (ex.: tubarão-branco, tubarão-touro, Anequim)

8

9

10

11 Rim do tipo mesonefron com excreção de uréia
Rim do tipo mesonefron com excreção de uréia. Presença de glândula de sal. Os dois rins situam-se acima do celoma em cada lado da aorta dorsal. A urina de cada um é coletada por uma série de túbulos segmentares que se reúnem no uréter que se dirigem para trás, desembocam através de uma papila urogenital única, situada dorsalmente na cloaca. Uma delgada glândula retal prende-se dorsalmente na união do intestino com a cloaca. Ela ajuda os rins removendo o excesso de sais do sangue. Coração com duas cavidades, circulação simples e fechada. Hemáceas ovais e nucleadas.

12

13 Das duas bolsas olfativas no focinho, os grandes tratos olfativos presos aos hemisférios cerebrais, que por sua vez estão ligados ao diencéfalo. Dorsalmente o diencéfalo apresenta um pedúnculo pineal e o corpo pineal e ventralmente, o infundíbulo ao qual se prende a hipófise. Dois lobos ópticos situam-se dorsalmente no mielencéfalo compreendendo o rombencéfalo. Dez pares de nervos cranianos servem a estruturas principalmente da cabeça. A medula é protegida pelos arcos neurais das vértebras. O sistema nervoso simpático compreende uma série de gânglios.

14 Órgãos sensoriais: linha lateral e ampola de lorenzini.
Os tubarões têm sentidos aguçados que utilizam para caçar. Particularmente bem desenvolvido é o sentido do olfato. Até 2/3 do cérebro do tubarão podem estar em conexão com este sentido. Os tubarões podem perceber certos cheiros, como o do sangue, a distâncias de quase 500 metros. Os tubarões têm, ainda, excelente audição. Podem ouvir a luta de um peixe, ou um ruído de um nadador humano a distâncias consideráveis, cerca de 900m.

15 Reprodução: fecundação interna, desenvolvimento direto, ovíparos, ovovivíparos e vivíparos.
Habitat: marinhos e dulcícolas


Carregar ppt "Peixes Cartilaginosos Condrichthyes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google