A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE SANTO AGOSTINHO Professora Mariana Meneses

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE SANTO AGOSTINHO Professora Mariana Meneses"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE SANTO AGOSTINHO Professora Mariana Meneses
Prefeitura Municipal de Santo André novembro/2.002

2 Escultura A Justiça, de Alfredo Ceschiatti, em Brasília, segue a tradição de representá-la com os olhos vendados, para demonstrar a sua imparcialidade, e a espada, símbolo da força de que dispõe para impor o direito. A justiça também é comparada com uma balança, que representa a ponderação dos interesses das partes em litígio.

3 IMPLÍCITOS: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
Analisar a leitura sob um enfoque argumentativo implica ver a linguagem em seu aspecto discursivo. O sentido, nessa abordagem, é construído durante a leitura, abrangendo o uso da língua em diferentes situações sociocomunicativas, ou seja, é a partir das relações entre locutor, as palavras do texto e a situação de uso que chegamos ao sentido do discurso.

4 Segundo Bakhtin, a relação dialógica enfoca a interação entre sujeitos que, mediados pela linguagem, produzem discursos, tornando-se, desse modo, parceiros de um ato comunicativo.

5 IMPLÍCITOS: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
PRESSUPOSIÇÃO *INFERÊNCIA PRAGMÁTICA (NÃO EXPLICITAMENTE POSTA) * Não constitui o objeto da mensagem, mas é desencadeada pela formulação do texto, independentemente da situação de comunicação.

6 IMPLÍCITOS: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
* OS PRESSUPOSTOS SÃO CONTEÚDOS IMPLÍCITOS QUE DECORREM NECESSARIAMENTE DE UMA PALAVRA OU EXPRESSÃO (UM MARCADOR LINGUÍSTICO) PRESENTE NO ATO DE FALA PRODUZIDO.

7 IMPLÍCITOS: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
Os pressupostos são marcados por: certos advérbios - Os resultados da pesquisa ainda não chegaram até nós. (Pressuposto - Os resultados já deviam ter chegado ou Os resultados vão chegar mais tarde.) certos verbos - O caso do contrabando tornou-se público. (Pressuposto - O caso não era público.) orações adjetivas - Os candidatos a prefeito, que só querem defender seus interesses, não pensam no povo. (Pressuposto - Todos os candidatos a prefeito têm interesses individuais.) adjetivos - Os partidos radicais acabarão com a democracia no Brasil. (Pressuposto - Existem partidos radicais no Brasil.)

8 IMPLÍCITOS: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
O pressuposto não depende do contexto. O falante não pode dizer que não fez as afirmações implícitas que estão pressupostas, pois elas decorrem necessariamente do que está marcado linguisticamente. Ex.: “O Brasil continua sendo o melhor do mundo no futebol”. Existe o pressuposto de que o Brasil já era o melhor do mundo.

9 Dadas sentenças como (A), (B) e (C)
(A) ‘João é político, mas não é corrupto’, o dito é que João é político e que ele não é corrupto; além do dito, sugere-se que político é corrupto; (B)‘João se elegeu/A memória do eleitor é fraca’ além do dito, sugere-se que o eleitor não deveria ter votado em João; (C) Alguns acusados voltaram ao cenário político. Sugere-se, além do explícito, que nem todos voltaram. Grice chama tais inferências pragmáticas de implicaturas.

10 IMPLÍCITOS: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
O conceito de SUBENTENDIDO é concebido por Ducrot como insinuações presentes numa frase ou num conjunto de frases que não são marcadas linguisticamente. O subentendido é uma informação implícita veiculada por um falante, cuja atualização depende da situação de comunicação. Subentendidos são insinuações escondidas por trás de uma afirmação. Quando um fumante com o cigarro pergunta: Você tem fogo? Por trás dessa pergunta subentende-se: Acenda-me o cigarro, por favor. O subentendido é de responsabilidade do ouvinte.

11 “Os subentendidos, diferentemente dos pressupostos, são conteúdos implícitos pragmáticos, isto é, inferências tiradas do contexto pelo co-enunciador, com a ajuda de um raciocínio mais ou menos espontâneo, que se apoia nos princípios (as leis do discurso) que regem a atividade discursiva” (MAINGUENEAU)

12 IMPLÍCITOS: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
O falante pode refugiar-se atrás do sentido literal das palavras e negar que tenha querido dizer aquilo que o ouvinte inferiu. Ex. Está pensando que nasci ontem? Que bicho te mordeu? Nesses casos, não é o componente linguístico que está sendo comunicado. Deve-se observar o que está sendo sugerido. _ Que achou do filme X? _ Gostei muito da fotografia. Subentendemos que o filme não agradou. (Falhou a máxima de quantidade)

13 IMPLÍCITOS: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
PATRÍCIO PAROU DE TRABALHAR. PRESSUPOSTO: Patrício trabalhava antes. SUBENTENDIDO: Bem que ele poderia conseguir um novo emprego, ou Patrício está aposentado. ANALISE: Diálogo: Wood e Stock _ “Vinte anos atrás eu vivia na base de sexo, drogas e rock in rooll !. _ Eu também ! _ Passava noite e dia viajando de ácido, escutando Jefferson air plane... _ ... E fazendo sexo com a Bete Speed, minha noiva ! _ Eu também !"

14 Segundo Ducrot, só o discurso é doador do sentido.

15 De acordo com a teoria de Ducrot, a língua é vista como um conjunto de frases que obtém sentido a partir da relação com outras frases, formando um encadeamento argumentativo.

16 Noção relacionada ao sentido das palavras inscritas no enunciado
REVENDO PRESSUPOSIÇÃO: Noção relacionada ao sentido das palavras inscritas no enunciado Sandra, você parou de vender perfumes? Sandra vendia perfumes. Se Paulo parou de fumar,… Paulo fumava. Não foi a Linda que morreu. Alguém morreu.

17 “Frequentei as aulas de pintura, mas aprendi algumas coisas.”

18 Como propõe Grice, há um princípio geral denominado princípio de cooperação que determina que os interlocutores devem se mostrar cooperativos, contribuindo para construir o sentido do texto de acordo com o objetivo ou orientação imposta pelo intercâmbio verbal no qual participam. “Conheço muito bem os políticos de hoje.”

19 O significado passa a ser depreendido a partir do que não se disse explicitamente, levando-se em consideração o contexto situacional.

20 PRAGMATISMO DA LINGUAGEM
A: Estou procurando alguém para consertar meu carro. B: Meu irmão está em casa. A: Mas ele está sempre tão ocupado!

21 Um professor escreve uma carta de recomendação a respeito de um aluno que é candidato a um cargo de professor de filosofia, nesses termos: “Prezado Senhor, o conhecimento de inglês do senhor X é excelente, ele tem participado regularmente de nossas aulas. Sem mais, etc.”

22 O QUE ESTÁ PRESSUPOSTO?

23 O QUE ESTÁ SUBENTENDIDO?

24 "Lázaro Ramos é galã... Sandy é devassa, Faustão é magro, Silvio Santos é pobre, Dilma fazendo omelete com Ana Maria Braga, Tiririca no Planalto como Deputado Federal, e está na Comissão de EDUCAÇÃO, Maluf e Collor na Reforma Política, Lula fazendo palestra na Academia Brasileira de Letras e comandando uma reforma no idioma da língua portuguesa...”

25 - Mamãe, mamãe. Por que a noiva está vestida de branco
- Mamãe, mamãe... Por que a noiva está vestida de branco? - Porque é o momento mais feliz de sua vida. - Ah! ... E por que o noivo está vestido de preto? - Cala a boca!

26

27 Presidente Bush na escola Presidente George Bush, querendo aumentar sua popularidade, chega a uma escolinha e explica sua plataforma de governo. Depois pede às crianças que lhe façam perguntas. O pequeno Bob toma a palavra: - Senhor, tenho três perguntas: 1. Como foi que o senhor, mesmo perdendo nas urnas, ganhou a eleição? 2. Por que o senhor insiste tanto em atacar o Iraque? 3. O senhor não acha que a bomba de Hiroshima foi o maior ataque terrorista da história? Neste momento, soou a campainha do recreio, e todos os alunos saem da sala. Na volta, Bush mais uma vez convida as crianças a perguntarem e o Joey lhe diz: - Tenho cinco perguntas: 4. Por que o sinal do recreio soou 20 minutos mais cedo? 5. Cadê o Bob?

28 “Quem cabras não tem e cabritos vende, de algum lugar lhe vêm.”
“Não se apanham moscas com vinagre.”

29 Caro Roberto, Espero que possa me ajudar...
Peguei meu carro e saí pra trabalhar, deixando meu marido em casa vendo televisão, como sempre. Rodei pouco mais de 1km quando o motor morreu e o carro parou. Voltei pra casa, para pedir ajuda ao meu marido. Quando cheguei, nem pude acreditar, ele estava no quarto, com a filha da vizinha! Eu tenho 32 anos, meu marido 34, e a garota 22. Estamos casados há 10 anos, ele confessou que eles estavam tendo um caso há 6 meses. Eu o amo muito e estou desesperada. Você pode me ajudar? Antecipadamente grata. Patrícia RESPOSTA Cara Patrícia, Quando um carro pára, depois de haver percorrido uma pequena distância, isso pode ter ocorrido devido a uma série de fatores. Comece por verificar se tem gasolina no tanque. Depois veja se o filtro de gasolina não está entupido. Verifique também se tem algum problema com a injeção eletrônica. Se nada disso resolver o problema, pode ser que a própria bomba de gasolina esteja com defeito, não proporcionando quantidade ou pressão suficiente nos injetores. Espero ter ajudado.

30 Testis unus, testis nullus - Testemunha única, testemunha nula; Uma só testemunha, nenhuma testemunha. Lex non est textus sed contextus. A lei não é texto, mas contexto. Ubi bene, ibi patria. A pátria é onde se está bem.

31 AMBIGUIDADE

32

33

34 REFERÊNCIAS MEDEIROS, João Bosco; TOMASI, Carolina. Português Forense: língua portuguesa para o curso de direito. São Paulo: Atlas, 2009. _________ Português Jurídico. São Paulo: Atlas, 2010. NADÓLSKIS, Hêndricas e TOLEDO, Marleine Paula M. F. de. Comunicação Jurídica: orientação completa para a correta redação de textos jurídicos. 2ª Ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2010. PETRI, Maria José Constantino. Manual de linguagem jurídica. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2011.


Carregar ppt "FACULDADE SANTO AGOSTINHO Professora Mariana Meneses"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google