A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Estadual Imaculada Conceição. PROETI... 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Estadual Imaculada Conceição. PROETI... 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Estadual Imaculada Conceição. PROETI

2 Projeto "Jardim Zoológico" "Os animais" Público- alvo: alunos do 3º ano ao 8º ano do ensino fundamental.

3 Professores: Maria Stella Mendes Silva Márcio Henrique Amato Daniel Bedetti Moreira Gomes

4 Diretora: Maria Clara da Conceição Rocha Vice diretora: Dagmar Acipreste Pereira Supervisora: Valéria Aparecida Tonhela Rocha

5 "Os animais" Público- alvo: alunos dos 3º ano ao 8º ano do Ensino fundamental Duração: Dia 10/09/2012 até 15/ 11 /2012.

6

7 Justificativa Os alunos do 3º ano ao 8º ano do Ensino Fundamental, que participam do PROETI da Escola Estadual Imaculada Conceição de Rio Casca, Minas Gerais, através da visita de campo ao Jardim Zoológico realizarão a observação das várias espécies de animais que fazem parte da natureza, analisando as características individuais, semelhanças e diferenças entre eles.

8 Objetivo geral Compreender a relação dos indivíduos com o meio ambiente ao qual está inserido, como agente modificador e transformador desta relação, a fim de desenvolver a consciência ambiental, desenvolvida pelo conhecimento das características individuais de cada espécie, objetivando a preservação da natureza.

9 Objetivos específicos Observar as diferentes espécies de animais que vivem neste espaço; Descrever oralmente através de debates as semelhanças e diferenças observadas em cada espécie; Identificar as características individuais dos animais (se tem patas, se voam, tem asas, nadam, do que é formado seu corpo, pelos, penas, escamas) Identificar animais domésticos e selvagens, úteis, nocivos. Recortar figuras de animais que foram observados e reproduzir jogos educativos como: jogo da memória e outros de acordo com a criatividade de cada um. Fazer o relatório do passeio

10 Atividades a serem desenvolvidas durante o projeto. 10/09/2012 até 15/11/2012 – Introdução do projeto: combinados para a viagem, formas de comportamento, seguimento de regras. O zoológico de Belo Horizonte é o que contem uma das maiores biodiversidades conhecidas do território nacional, sendo assim, muito visitados por cidadãos brasileiros e não brasileiros, e aclamada principalmente por crianças.Belo Horizonte Lá no zoológico você poderá encontrar algumas das espécies de animais mais conhecidas do mundo, como elefantes, girafas, jacaré de papo amarelo, mico-leão-dourado, urso, arara azul e muito mais, todos autorizados e licenciados pelo IBAMA. animais

11 Informações sobre o zoológico de BH. O zoológico na capital mineira foi fundado em 25 de janeiro de 1959, porém somente no ano 1991 passou-se a ser filiado da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. Se você quer conhecer o zoológico de Belo Horizonte anote o endereço:zoológico Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000 – Pampulha Belo Horizonte – Minas Gerais (MG) – CEP: de contato – Através dos contatos você poderá ficar informado sobre os horários de funcionamento do Parque. Mas se seguir o padrão o horário de funcionamento é de terça a Domingo das 08h30min até as 16h00min.

12 Pesquisando e colocando em prática. Matemática: Quantitativo das espécies, longevidade, peso, comprimento e altura. Ciências: Informações sobre cada animal trabalhado: De que cada um dos animais se alimenta, comportamento, longevidade, doméstico e silvestre, vertebrado, invertebrado, mamíferos, aves, réptil, anfíbio, peixe. Informar-se sobre o direitos dos animais. Debate sobre as novidades que cada aluno descobriu.

13 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS PROCLAMADA PELA UNESCO EM SESSÃO REALIZADA EM BRUXELAS, EM 27 DE JANEIRO DE 1978

14 Considerando que o desconhecimento e o desprezo destes direitos levaram e continuam levando o homem a cometer crimes contra a natureza e contra os animais; Considerando que o reconhecimento por parte da espécie humana do direito à existência das outras espécies animais, constitui o fundamento da coexistência das espécies no mundo; Considerando que genocídios são perpetrados pelo homem e que outros ainda podem ocorrer; Considerando que o respeito pelos animais por parte do homem está ligado ao respeito dos homens entre si; Considerando que a educação deve ensinar à infância a observar, compreender e respeitar os animais, PROCLAMA- SE:

15 Art. 1º - Todos os animais nascem iguais diante da vida e tem o direito a existência. Art. 2º - a) Cada animal tem o direito ao respeito. b) O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou explorá-los, violando este direito. Ele tem o dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais. c) Cada animal tem o direito à consideração, à cura e à proteção do homem. Art. 3º - a) Nenhum animal deverá ser submetido a maltrato e a atos cruéis. b) Se a morte de um animal é necessária, deve ser instantânea, sem dor nem angústia. Art. 4º - a) Cada animal que pertence à uma espécie selvagem, tem o direito de viver livre no seu ambiente natural terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de reproduzir-se. b) A privação da liberdade, ainda que para fins educativos, é contrária a este direito. Art. 1º - Todos os animais nascem iguais diante da vida e tem o direito a existência. Art. 2º - a) Cada animal tem o direito ao respeito. b) O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou explorá-los, violando este direito. Ele tem o dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais. c) Cada animal tem o direito à consideração, à cura e à proteção do homem. Art. 3º - a) Nenhum animal deverá ser submetido a maltrato e a atos cruéis. b) Se a morte de um animal é necessária, deve ser instantânea, sem dor nem angústia. Art. 4º - a) Cada animal que pertence à uma espécie selvagem, tem o direito de viver livre no seu ambiente natural terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de reproduzir-se. b) A privação da liberdade, ainda que para fins educativos, é contrária a este direito.

16 Art. 5º - a) Cada animal pertence à uma espécie, que vive habitualmente no ambiente do homem, tem o direito de viver e crescer segundo o ritmo e as condições de vida e de liberdade, que são próprias da sua espécie. b) Toda modificação deste ritmo e destas condições impostas pelo homem para fins mercantis é contrária a este direito. Art. 6º - a) Cada animal que o homem escolher para companheiro tem o direito a uma duração de vida, conforme sua natural longevidade. b) O abandono de um animal é um ato cruel e degradante. Art. 7º - Cada animal que trabalha tem o direito a uma razoável limitação do tempo e intensidade do trabalho, a uma alimentação adequada e repouso. Art. 8º - a) A experimentação animal, que implica em um sofrimento físico e psíquico, é incompatível com os direitos do animal, quer seja uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer outra. b) As técnicas substitutivas devem ser utilizadas e desenvolvidas. Art. 5º - a) Cada animal pertence à uma espécie, que vive habitualmente no ambiente do homem, tem o direito de viver e crescer segundo o ritmo e as condições de vida e de liberdade, que são próprias da sua espécie. b) Toda modificação deste ritmo e destas condições impostas pelo homem para fins mercantis é contrária a este direito. Art. 6º - a) Cada animal que o homem escolher para companheiro tem o direito a uma duração de vida, conforme sua natural longevidade. b) O abandono de um animal é um ato cruel e degradante. Art. 7º - Cada animal que trabalha tem o direito a uma razoável limitação do tempo e intensidade do trabalho, a uma alimentação adequada e repouso. Art. 8º - a) A experimentação animal, que implica em um sofrimento físico e psíquico, é incompatível com os direitos do animal, quer seja uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer outra. b) As técnicas substitutivas devem ser utilizadas e desenvolvidas.

17 Art. 9º - No caso do animal ser criado para servir de alimentação, deve ser nutrido, alojado, transportado e morto sem que para ele resulte ansiedade ou dor. Art a) Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem. b) A exibição dos animais e os espetáculos, que utilizam animais são incompatíveis com a dignidade do animal. Art O ato que leva à morte de um animal sem necessidade, é um biocídio, ou seja, um delito contra a vida. Art a) Cada ato que leva à morte de um grande número de animais selvagens, é um genocídio, ou seja, um delito contra a espécie. b) O aniquilamento e a destruição do ambiente natural levam ao genocídio. Art a) O animal morto dever ser tratado com respeito. b) As cenas de violência de que os animais são vítimas, devem ser proibidas no cinema e na televisão, a menos que tenham como fim mostrar um atentado aos direitos do animal. Art a) As associações de proteção e de salvaguarda dos animais devem ser representadas a nível de governo. b) Os direitos do animal devem ser definidos por leis, com os direitos do homem. Art. 9º - No caso do animal ser criado para servir de alimentação, deve ser nutrido, alojado, transportado e morto sem que para ele resulte ansiedade ou dor. Art a) Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem. b) A exibição dos animais e os espetáculos, que utilizam animais são incompatíveis com a dignidade do animal. Art O ato que leva à morte de um animal sem necessidade, é um biocídio, ou seja, um delito contra a vida. Art a) Cada ato que leva à morte de um grande número de animais selvagens, é um genocídio, ou seja, um delito contra a espécie. b) O aniquilamento e a destruição do ambiente natural levam ao genocídio. Art a) O animal morto dever ser tratado com respeito. b) As cenas de violência de que os animais são vítimas, devem ser proibidas no cinema e na televisão, a menos que tenham como fim mostrar um atentado aos direitos do animal. Art a) As associações de proteção e de salvaguarda dos animais devem ser representadas a nível de governo. b) Os direitos do animal devem ser definidos por leis, com os direitos do homem.

18 Extinção de espécies e desmatamento Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! O crescimento das populações humanas aumenta terrivelmente a gravidade dos problemas que a Terra já enfrenta. Eis alguns deles: Extinção de espécies e desmatamento Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! O crescimento das populações humanas aumenta terrivelmente a gravidade dos problemas que a Terra já enfrenta. Eis alguns deles:

19

20 Lista de animais em extinção no Brasil 1- Cervo-do-pantanal: Animal dócil e grandalhão, torna-se um alvo fácil para os caçadores em busca de sua galhada, usada como decoração. 2- Onça-pintada:Encontrada no Pantanal, desaparece da região devido à caça indiscriminada. Sua pele tem cotação em dólares no mercado internacional. 3- Mono-carvoeiro: O maior macaco do Brasil. É originário da Mata Atlântica. Atualmente restam apenas cerca de cem destes animais no estado do Rio de Janeiro. 4- Pica-pau-de-cara-amarela: Os poucos sobreviventes vivem nas matas gaúchas. Com o desmatamento, perde sua principal fonte de alimentação, as sementes das árvores. 5- Ararinha-azul: Cobiçada no mercado internacional por sua plumagem. Há apenas cerca de cinqüenta desses animais, vivendo no Piauí e na Bahia. 6- Mutum-do-nordeste: Os últimos exemplares desta ave vivem hoje no litoral de Alagoas. Alguns biólogos estão tentando reproduzir essa ave em cativeiro, para garantir a sobrevivência da espécie. 7- Mico-leão-dourado: Com a redução da Mata Atlântica, perdeu seu hábitat natural. Restam algumas centenas na reserva de Poço das Antas, no estado do Rio de Janeiro. 8- Tartaruga-de-couro: Cada vez mais rara no litoral brasileiro. Sua carne saborosa e seus ovos são disputados pelos pescadores do país. Fonte: Lista de animais em extinção no Brasil 1- Cervo-do-pantanal: Animal dócil e grandalhão, torna-se um alvo fácil para os caçadores em busca de sua galhada, usada como decoração. 2- Onça-pintada:Encontrada no Pantanal, desaparece da região devido à caça indiscriminada. Sua pele tem cotação em dólares no mercado internacional. 3- Mono-carvoeiro: O maior macaco do Brasil. É originário da Mata Atlântica. Atualmente restam apenas cerca de cem destes animais no estado do Rio de Janeiro. 4- Pica-pau-de-cara-amarela: Os poucos sobreviventes vivem nas matas gaúchas. Com o desmatamento, perde sua principal fonte de alimentação, as sementes das árvores. 5- Ararinha-azul: Cobiçada no mercado internacional por sua plumagem. Há apenas cerca de cinqüenta desses animais, vivendo no Piauí e na Bahia. 6- Mutum-do-nordeste: Os últimos exemplares desta ave vivem hoje no litoral de Alagoas. Alguns biólogos estão tentando reproduzir essa ave em cativeiro, para garantir a sobrevivência da espécie. 7- Mico-leão-dourado: Com a redução da Mata Atlântica, perdeu seu hábitat natural. Restam algumas centenas na reserva de Poço das Antas, no estado do Rio de Janeiro. 8- Tartaruga-de-couro: Cada vez mais rara no litoral brasileiro. Sua carne saborosa e seus ovos são disputados pelos pescadores do país. Fonte:

21 Encaminhamento de convite para reunião de pais com objetivo de falarmos sobre o trabalho. Dia: / / Preparação de documentos, autorizações, meio de transporte... 31/10/2012 – O grande dia: Se divertindo e aprendendo! Trabalho de Campo no Zoológico de BH. 01 /11/2012 até 15 /11 / Fazer uma lista dos animais que foram vistos no Zoológico Desenhar os animais escrevendo o nome Fazer o relatório da visita Montar o álbum dos animais e Trabalhar a cadeia alimentar. Recortar de jornais e revistas animais que são domésticos e selvagens Realizar uma apresentação sobre o trabalho de campo utilizando o PowerPoint

22 Culminância Depois do passeio os alunos trabalharão em sala de aula utilizando os conhecimentos construídos no passeio, reproduzirão todo trabalho utilizando o PowerPoint e apresentarão para os colegas utilizando o notebook e o data show da escola. Na oficina de pintura, reproduzirá os animais que mais lhes chamaram atenção.

23 Fazendo assim a relação sobre os problemas ambientais que afetam os ecossistemas brasileiros, caça, desmatamento, poluição, queimadas, que tanto tem prejudicado a fauna e a flora de nosso país.

24 Avaliação Produção e interpretação de texto com o tema zoológico visitado. Debate entre a turma sobre a vida dos animais a convivência no meio em que eles vivem. Dividir a classe em grupos para criar atividades criativas tendo como exemplos cartazes, bingo, desenho livre, teatro, entre outros com o que foi visitado. Tirar dúvidas entre os colegas da turma. Nosso trabalho será como um grande sucesso se cada um fizer a sua parte tanto em sala de aula como em atividades de campo. E, como sabemos que essa equipe é capaz queremos ver todos lutando pelo mesmo objetivo: Aprender mais, mais e mais..... Para ser feliz… Ponha Deus no início e no fim do seu objetivo e terá muito sucesso. PROETI /2012. E.E.I.C.


Carregar ppt "Escola Estadual Imaculada Conceição. PROETI... 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google