A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BASQUETEBOL. ORIENTAÇOES PEDAGOGICAS TÓPICO 3: ELEMENTOS TÉCNICOS BÁSICOS Identificar as técnicas básicas de cada modalidade esportivas Vivenciar as técnicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BASQUETEBOL. ORIENTAÇOES PEDAGOGICAS TÓPICO 3: ELEMENTOS TÉCNICOS BÁSICOS Identificar as técnicas básicas de cada modalidade esportivas Vivenciar as técnicas."— Transcrição da apresentação:

1 BASQUETEBOL

2 ORIENTAÇOES PEDAGOGICAS TÓPICO 3: ELEMENTOS TÉCNICOS BÁSICOS Identificar as técnicas básicas de cada modalidade esportivas Vivenciar as técnicas básicas de cada modalidade Aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo ENSINO FUNDAMENTAL

3 ORIENTAÇOES PEDAGOGICAS Tópico:Aprofundamento técnico Vivenciar as técnicas de cada modalidade em situações de jogo Analisar as técnicas de cada modalidade esportiva ENSINO FUNDAMENTAL

4 ORIENTAÇOES PEDAGOGICAS TÓPICO 4: ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JOGO Conhecer as estratégias e táticas básicas de jogo de cada modalidade ENSINO MÉDIO

5 ORIENTAÇOES PEDAGOGICAS Tópico:Aprimoramento tático Aplicar estratégias e táticas das diferentes modalidades em situações de jogo ENSINO MÉDIO

6

7 Resgatar as brincadeiras das crianças Permite que o professor a adapte a realidade local, bem como a cultura de movimento da criança.

8 Resgatar as brincadeiras das crianças Pois ela respeita a experiência de movimentos do iniciante, sua cultura de movimentos

9 Resgatar as brincadeiras das crianças JOGAR PARA APRENDER NÃO APRENDER PARA JOGAR

10 Tostão Antigamente a característica no Brasil era que se jogava futebol na rua,, o que lamentavelmente tem diminuído... Hoje o que se tem são as escolinhas, nas quais tudo ocorre de forma organizada. Se procura exercer influencia nas crianças de forma sistemática, e isto lamentavelmente, é um fator perturbador de seu desenvolvimentoAntigamente a característica no Brasil era que se jogava futebol na rua,, o que lamentavelmente tem diminuído... Hoje o que se tem são as escolinhas, nas quais tudo ocorre de forma organizada. Se procura exercer influencia nas crianças de forma sistemática, e isto lamentavelmente, é um fator perturbador de seu desenvolvimento

11 FORMAS DE APRENDIZAGEM n LATENTE ou INCIDENTAL n FORMAL ou INTENCIONAL

12 Aprender: Aprender não é nunca chegar a ser capaz de repetir o mesmo gesto, mas de, perante a situação, dar uma resposta adaptada por meios diferentes (Merleau-Ponti).

13 Aprender: Pois postula-se que a partir dos elementos comuns (Bayer, 1986) e dos parâmetros constitutivos dos esportes (técnica e tática) presentes nas diferentes modalidades esportivas pode-se construir um conjunto de atividades que permitam o desenvolvimento da lógica e da compreensão tática do jogo sem submeter as crianças e aos iniciantes em geral a desgastantes processos de repetição de técnicas para logo depois que estas são dominadas possa se jogar.

14 Bola; Espaço; Objetivo do jogo (gol); Colegas; Adversários; Público; Arbitragem / mediador Regras do jogo; Situação Aspectos comuns dos Jogos Esportivos Coletivos (Bayer, 1986; Garganta, 1995; Greco, 1998) entre outros

15 Teorias Psicológicas e Métodos de Ensino n Associacionista n Global n Materialismo dialético n Estruturalista n Fenomenologia n Cognitivas n Associacionista - Analítico - Analítico - Analítico Repetitivo - Analítico Repetitivo - Analítico Isolado - Analítico Isolado n Global - Princípio Confronto Direto - Princípio Confronto Direto - Princípio Analítico Sintético - Princípio Analítico Sintético - Princípio Global Funcional - Princípio Global Funcional - Princípio Recreativo do Jogo Esportivo - Princípio Recreativo do Jogo Esportivo

16 n TGFU: Teaching Games For Understanding. –(Bunker e Thorphe 1982; Thorpe, Bunker e Almond, 1986); n TAA: Tactical Awareness Approach. – (Griffin, Mitchell e Oslin 1997) n JEC: Jogos esportivos coletivos. –Graça e Oliveira 1995 n IEU + EB: Iniciação Esportiva Universal + Escola da Bola. –(Greco e Benda 1998 e Roth 1999) Novas correntes e métodos (LINHA COGNITIVA)

17 O Ensino dos JEC: n O Ensino dos JEC: nas EEF, escolas e clubes (com base em Saad, 2001) Técnicas de movimento Decomposição do jogo iniciando com as técnicas Método parcial e misto Métodos tradicionais Jogo se aprende jogando Transferência de informações Atividades com Situações de Jogo Métodos situacionais Situações vividas - saber adaptado - Decompõe os elementos a ensinar

18 Como se deixa jogar? Princípio de experimentar jogando Princípio da avaliação a posteriori A busca de idéias e a avaliação se realizam de forma separada Kröger e Roth,1999

19 ENSINO DA TÉCNICA E DA TÁTICA DO BASQUETEBOL NA EF ESCOOAR COM BOLA -PASSAR -DRIBLAR -ARREMESSAR CAPACIDADES TÉCNICAS SEM BOLA -CORTES - FINTAS

20 Kröger e Roth,1999 Capacidades táticas n Acertar o alvo n Transportar a bola para o objetivo n Criar Superioridade Numérica n Jogo em conjunto n Reconhecer espaços n Superar o adversário

21 Kröger e Roth,1999 Acertar o alvo: Tarefas táticas nas quais deve- se lançar, chutar, combater, disparar etc.. uma bola e um alvo; daqui esta atinja um local escolhido. Transportar a bola no objetivo: tarefas táticas nas quais objetiva-se transportar, jogar, chegar a bola a um objetivo determinado. Capacidades táticas

22 Kröger e Roth,1999 Criar Superioridade Numérica: tarefas táticas nas quais o importante é através do jogo conjunto com o colega conseguir um ponto, gol até ou preparar o ponto, gol etc.para o outro. Jogo coletivo: tarefas táticas, nos quais o importante é receber a bola do colega, ou passar a bola para este. Capacidades táticas

23 Kröger e Roth,1999 Capacidades táticas Reconhecer espaços: tarefas táticas nas quais é importante reconhecer as chances para se jogar o gol. Superar o adversário: tarefas táticas nas quais no confronto com o adversário consegue assegurar a posse da bola.

24 Jogos situacionais Escola da Bola Orientada com as habilidades Orientada com as capacidades Kröger e Roth,1999


Carregar ppt "BASQUETEBOL. ORIENTAÇOES PEDAGOGICAS TÓPICO 3: ELEMENTOS TÉCNICOS BÁSICOS Identificar as técnicas básicas de cada modalidade esportivas Vivenciar as técnicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google