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Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências

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Apresentação em tema: "Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Ensino Fundamental, 7º Ano Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais

2 Personagens famosos do Reino Animal
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Personagens famosos do Reino Animal Manny, o mamute Scrat, o esquilo Veja a imagem disponivel no link: Diego, o tigre dente-de sabre Sid, o bicho preguiça

3 Animais que viveram há 3 milhões de anos
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Animais que viveram há 3 milhões de anos O filme “A Era do Gelo” apresenta personagens do mundo animal que viveram há milhões de anos sobre a Terra, mas, por motivos que a ciência tenta desvendar, foram extintos. Mamute-lanoso: mamífero que viveu na era glacial. Servia de alimentação para os homens que viveram no período Neolítico (Idade da Pedra Polida). Os homens pré- -históricos, em grupos, caçavam esses animais utilizando armadilhas. O tigre dente-de-sabre ou Smilodon era um felino que tinha como características mais relevantes o seu enorme dente e sua pequena cauda. Há hipótese de que sua extinção pode ter ocorrido com a chegada do homem às Américas. Imagem : Autor desconhecido/Disponibilizada por Rémih/Domínio público Imagem : rpongsaj/Disponibilizada por Serg!o/Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica

4 CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Destaque Temático O reino animal compreende uma grande diversidade de indivíduos. A influência dos fatores naturais, como as mudanças climáticas, contribuíram para a extinção de muitas espécies no passado. De que maneira o ser humano também pode influenciar a sobrevivência de outras espécies ? Qual a importância de se conhecer a variedade das características dos animais? Siga em frente, vamos conhecer um pouco mais do Reino da espécie humana e de muitas outras!

5 Características gerais do Reino Animal
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Características gerais do Reino Animal Diferente das plantas, a maioria dos animais se locomovem para obtenção dos nutrientes e possuem um complexo sistema nervoso que permite a busca e a localização de alimento. Ao longo do processo evolutivo, os animais desenvolveram adaptações para sobrevivência nos mais diversos ambientes. Vejamos: OS ANIMAIS SÃO ORGANISMOS PLURICELULARES OU MULTICELULARES; SÃO EUCARIÓTICOS, OU SEJA, POSSUEM CÉLULAS COM ORGANIZAÇÃO NUCLEAR (MEMBRANA NUCLEAR); SÃO HETEROTRÓFICOS, ISTO É, INCAPAZES DE SINTETIZAR O PRÓPRIO ALIMENTO; TEM ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA SUA PROTEÇÃO; A MAIORIA DOS ANIMAIS POSSUI ADAPTAÇÕES IMPORTANTES PARA A SOBREVIÊNCIA: TUBO DIGESTÓRIO, ÓRGÃOS SENSORIAS, SISTEMA NERVOSO.

6 Os animais estão por toda parte!
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Pare e imagine o som da floresta Os animais estão por toda parte! Imagem : Cesar Paes Barreto/The use of this image is free for any purpose.

7 Classificação dos animais
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Classificação dos animais O REINO ANIMAL É SUBDIVIDIDO EM DIVERSOS FILOS: FILO EXEMPLOS PORÍFEROS ESPONJAS DO MAR CELENTERADOS CORAIS, ÁGUA-VIVA PLATELMINTOS PLANÁRIA, ESQUISTOSSOMOS NEMATELMINTOS LOMBRIGA, ANCILÓSTOMO ANELÍDEOS MINHOCA, SANGUESSUGA MOLUSCOS POLVO, CARAMUJO ARTRÓPODOS ARANHA, CAMARÃO, MOSCA EQUINODERMOS ESTRELAS-DO-MAR CORDADOS ELEFANTE, AVE, PEIXE

8 PORÍFEROS CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais PORÍFEROS O Filo Porífera (do grego poris: poro e phoros: portador) reúne as esponjas, animais aquáticos com organização corporal simples, não apresentando nenhum tipo de órgão nem tecidos. Esses animais têm como principais características o corpo perfurado por pequenos poros e grande capacidade de regeneração. A maioria vive no mar, em águas costeiras, rasas e quentes, geralmente associados à comunidade de recifes e corais. Colônia de esponjas visualizadas no fundo do mar. Imagem : Autor desconhecido/Disponibilizada por Hanno/GNU Free Documentation License Diversas espécies de poríferos produzem substâncias tóxicas para defender-se de seus predadores. A aplicação dessas substâncias na área médica vem sendo estudada, pois algumas apresentam efeitos curativos no tratamento de doenças, atuando como: anti inflatórios , antibióticos e antitumorais.

9 Celenterados ou Cnidários
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Celenterados ou Cnidários O Filo Cnidaria reúne os animais aquáticos que têm como representantes os corais, as caravelas e as anêmonas-do-mar, sendo a maioria de vida marinha. Algumas espécies vivem fixas e outras nadam livremente. Geralmente a estrutura corporal é mole e gelatinosa. São conhecidos por causar queimaduras dolorosas, pois apresentam uma célula característica, o cnidoblasto, que tem substâncias que irritam a pele. Variedade de cnidários ou celenterados visualizados no fundo do mar. Imagem : Adrian Pingstone/Disponibilizada por Tullius/Public Domain IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA: os cnidários são animais carnívoros e alimentam-se de diversos tipos de animais; algumas espécies se associam a certas algas unicelulares fotossintetizantes denominadas zooxantelas, vivendo harmonicamente com elas.

10 Integrando conhecimentos
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Integrando conhecimentos Quer saber mais sobre a importância desses animais para o equilíbrio do planeta? Hora de navegar! Para conhecer um pouco mais sobre a vida e importância dos corais: Site: Ciência Hoje das Crianças on line: Mergulho no mundo dos corais: entenda por que esses organismos são tão importantes e como preservá-los. Disponível em: acesso em 01 de julho de Assista ao vídeo produzido pelo Projeto Coral Vivo. Você vai se encantar com a vida marinha! É só clicar!

11 Platelmintos ou vermes achatados
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Platelmintos ou vermes achatados O Filo Platyhelminthes (ou Platelmintos) reúne os animais de corpo achatado, sendo algumas espécies de vida livre, como a planária, que vive em ambientes aquáticos ou terrestres úmidos. Outras espécies são parasitas, tais como esquistossomos e tênias, que vivem dentro do corpo de outros animais. Visualização de tênia ou solitária: platelminto parasita do porco, do boi e do homem. Visualização de uma planária: platelminto de vida livre. Imagem : Alejandro Sánchez Alvarado/Disponibilizada por Hohum/Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Genérica Imagem :Autor desconhecido/Disponibilizada por Patho/United States Public Domain

12 É interessante ler! CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais É interessante ler! ESQUISTOSSOMOSE: Brasil conclui primeira fase de testes em vacina Aprovação garante a capacidade de induzir imunidade à doença que afeta cerca de 200 milhões de pessoas A criação de uma vacina inédita contra a esquistossomose foi aprovada em sua primeira fase. Pioneiro com potencial para helmintos – grandes parasitas que infectam mais da metade da população humana – o imunizante acaba de ser aprovado nos testes clínicos, o que garante a capacidade de induzir imunidade à doença que afeta cerca de 200 milhões de pessoas. Desenvolvida e patenteada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a vacina coloca o nome do Brasil na fronteira da ciência mundial como a primeira vacina para helmintos. Com potencial multivalente, é eficaz também para a fasciolose – verminose que afeta o gado – e outras doenças causadas pelos helmintos. A produção do imunizante se deu a partir da reconstrução da proteína Sm14. Esse antígeno é obtido a partir do Schistosoma mansoni – verme causador da doença na América Latina e na África – e é capaz de estimular a produção dos anticorpos.[...]. A ESQUISTOSSOMOSE – Também conhecida como “barriga d'água”, a doença, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como negligenciada, atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo, 2,5 milhões delas só no Brasil. Transmitida em locais de água doce parada ou com pouca correnteza, tendo a presença de caramujos infectados, a doença é causada por parasitas do gênero Schistosoma. O indivíduo infectado apresenta sintomas como dores de cabeça, enjoos, coceiras, dermatites, febre, além da dilatação do abdômen (em casos graves não frequentes). Fonte: MARTINS. Adriana. ESQUISTOSSOMOSE: Brasil conclui primeira fase de testes em vacina. Portal da Saúde. Ministério da Saúde.Disponível em: acesso em 1 de julho de 2012.

13 CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Nematelmintos O filo Nematoda (ou Nematelmintos) reúne uma grande variedade de animais que apresentam o corpo cilíndrico e afilado nas duas extremidades. Causam diversas doenças tanto em plantas como em animais e vivem nos mais diversos ambientes: água doce ou salgada, terra úmida ou no interior do corpo de outros animais. Os representantes mais conhecidos desse grupo são as lombrigas, os ancilóstomos e as filárias, todos esses são parasitas humanos. Visualização de Ascaris lumbricoides: popularmente conhecida como lombriga. Imagem :Autor desconhecido/Disponibilizada por Optigan13/United States Public Domain

14 Moluscos: animais de corpo mole
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Moluscos: animais de corpo mole O Filo Mollusca (ou Moluscos) reúne animais que apresentam o corpo mole e geralmente protegido por concha calcária rígida. São encontrados representantes desse grupo vivendo nos mais variados ambientes, água doce ou água salgada e terra firme. Os animais que fazem parte deste Filo são os caramujos, mexilhões, lesmas, polvos, lulas e outros. Exemplos de moluscos: polvo em (A) e caramujos em (B). A B Imagem : albert kok/GNU Free Documentation License Imagem : Guttorm Flatabø/ GNU Free Documentation License

15 Integrando conhecimento
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Integrando conhecimento Hora de navegar! Leia a notícia: Caramujo africano: problema gigante. Ele anda devagar, mas se reproduz depressa. Conheça essa praga e mantenha distância! Acesse o Link: acesso em 1 de julho de Agora é a sua vez! Escreva mensagens aos seus amigos sobre o que você aprendeu sobre o caramujo africano. Utilize s ou mesmo as redes sociais de que você participa. É só clicar!

16 Anelídeos: animais de corpo segmentado
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Anelídeos: animais de corpo segmentado O Filo Annelida (ou Anelídeos) reúne animais que apresentam como característica principal o corpo formado por anéis. Os representantes mais conhecidos desse grupo são as minhocas e a sanguessuga. Há também a nereida, um poliqueta, ou seja, animal cujo corpo é coberto de muitas cerdas e que vive em ambiente marinho. Exemplos de anelídeos: sanguessugas em (A) e minhoca em (B). A B Imagens: (a) Chris Schuster/Disponibilizada por Flammdingo/Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Alemanha; (b) Michael Linnenbach/Disponibilizada por Fice/GNU Free Documentation License

17 Artrópodes : o Filo mais diversificado do planeta
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Artrópodes : o Filo mais diversificado do planeta O Filo Artrhopoda (ou Artrópodes) reúne uma grande diversidade de espécies que têm como principais características apêndices articulados (patas, antenas, por exemplo) e um esqueleto externo denominado de exoesqueleto, formado por quitina, substância rígida. Seus representantes vivem nos mais variados ambientes, água doce ou salgada, terra firme. O crescimento do corpo desses animais acontece por meio de mudas ou ecdises. Exemplos de artrópodes extintos e atuais Imagem : Montagem feita por Xvazquez, Amada44/Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported , utilizando as seguintes imagens : (A) Peter Halasz/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic / (B) Nobu Tamura/GNU Free Documentation License / (C) Guy Haimovitch/GNU Free Documentation License / (D) wpopp/GNU Free Documentation License / (E) Marshal Hedin/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic / (F) John Kratz/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Genericropoda.jpg

18 Classificação dos Artrópodes
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Classificação dos Artrópodes Filo ARTRÓPODES Subfilos CRUSTÁCEOS QUELICERADOS UNIRAMIA Exemplos Camarões, lagostas, tatuzinho-de-jardim Lacraia e embuá; Insetos: moscas, abelhas, baratas Aranhas, ácaros, carrapatos, escorpiões, aranhas-do-mar Pesquise na Internet ou biblioteca escolar um representante de cada grupo e amplie seu conhecimento sobre os animais escolhidos. Busque informações sobre modo de vida, organização corporal e interações com ambiente em que vivem. Faça desenhos e anote curiosidades ou o que você achar interessante.

19 Equinodermos: animais exclusivamente marinhos
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Equinodermos: animais exclusivamente marinhos O filo Echinodermata (ou Equinodermos) reúne animais cujas características principais são os espinhos presentes na superfície da pele. Os representantes mais conhecidos são as estrelas-do-mar, os ouriços-do-mar, as bolachas-da-praia e as holotúrias. Representantes do grupo dos Equinodermos: ouriço- -do-mar em (A) e estrela-do-mar (B). B A Imagem : Arpingstone/Public Domain Imagem : Tomasz Sienicki/GNU Free Documentation License

20 CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Os Cordados O Filo Chordata (ou Cordados) reúne uma grande diversidade de seres de formas e tamanhos variados, adaptados aos mais diversos ambientes. São representantes dos Cordados animais invertebrados aquáticos, como o anfioxo e a ascídia, bem como todos os animais vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Representantes do grupo dos cordados Imagem : Montagem feita por Bob the Wikipedian/Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported , utilizando as seguintes imagens : (A) Christian Jansky/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported / (B) J. Patrick Fischer/Public Domain (C) U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration/Public Domain / (D) Ltshears/Public Domain / (E) BS Thurner Hof/GNU Free Documentation License

21 Classificação dos Cordados
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Classificação dos Cordados Filo CORDADOS Subfilos UROCORDADOS CEFALOCORDADOS VERTEBRADOS Características São animais que apresentam, durante o desenvolvimento embrionário, tubo nervoso dorsal, a notocorda (estrutura que origina a coluna vertebral). São animais sésseis, isto é, que vivem fixos a rochas submersas na água do mar. São encontrados em todos os ambientes marinhos. São animais marinhos que apresentam o corpo achatado e afilado lateralmente. São encontrados enterrados na areia da praia. Exemplo: tunicados. Exemplos: peixes, anfíbios, répteis,aves e mamíferos. Exemplo: anfioxo.

22 Conhecendo o mundo animal dos cordados invertebrados.
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Os cordados Conhecendo o mundo animal dos cordados invertebrados. Representantes dos urocordados: ascídias jovens. Representante dos cefalocordados: anfioxo, animal marinho. Imagem : Hans Hillewaert/Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada Imagem : Nhobgood/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

23 Os Peixes CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Os Peixes Os peixes são vertebrados aquáticos de água doce ou marinhos, apresentam a pele revestida de escamas e prolongamentos em forma de lâminas firmes, as nadadeiras. Algumas espécies possuem esqueleto ósseo, são denominados de osteíctes, enquanto outras, cujo esqueleto é cartilaginoso, são chamadas de condrictes. Esses animais são pecilotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo não é constante. Bacalhau: representante dos peixes ósseos. Tubarão: representante de peixe cartilaginoso. Imagem : Patrick Gijsbers/GNU Free Documentation License Imagem : Richard Ling/GNU Free Documentation License

24 CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Os Anfíbios Os anfíbios são animais de quatro patas e dotados de pele lisa, sem escamas e rica em glândulas produtoras de veneno. Na maioria das espécies, os animais adultos vivem em terra firme e as larvas, na água. Os representantes desse grupos são os sapos, as rãs, as salamandras, as pererecas e as cobras-cegas. Representantes dos anfíbios: salamandra (A) e sapo (B). B A Imagem : Patrick Coin/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic Imagem : Richard Bartz/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic

25 Os Répteis CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Os Répteis Os répteis são animais dotados de pele seca, impermeável e grossa. São pecilotérmicos, isto é, a temperatura do corpo é variável. A maioria desses animais se encontra nas regiões tropicais da Terra. O desenvolvimento embrionário ocorre dentro de um ovo com casca resistente e que contém um líquido para manter o embrião úmido. Seus representantes mais conhecidos são as cobras, as tartarugas, os lagartos e os jacarés. Representante dos répteis crocodilianos: Jacaré- -de-papo-amarelo. Representante dos répteis quelônios: tartaruga marinha. Imagem : Miguelrangeljr/Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada Imagem : Autor desconhecido/Disponibilizada por Melancholie/United States Public Domain

26 As Aves CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais As Aves As aves são animais que se caracterizam por ter o corpo coberto de penas, esqueleto leve, membros anteriores em forma de asas, bico córneo desprovido de dentes que funciona como boca e mãos. São animais homeotérmicos, isto é, a temperatura do corpo é constante. Assim como os répteis, as aves também têm o seu desenvolvimento embrionário no interior de um ovo de casca calcária. São exemplos de aves: avestruzes, galinhas, beija-flores , canários, entre outros. Representantes das aves: beija-flores bico-de-ouro. Representantes das aves: arara azul. Imagem : Rodrigo Moraes/Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica Imagem : Moosh/GNU Free Documentation License

27 Os Mamíferos CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Os Mamíferos Os mamíferos têm como principal característica a presença de glândulas mamárias, sendo que a maioria tem o corpo coberto total ou parcialmente de pelos. Os representantes desse grupo estão espalhados por todos os ambientes, apresentando grande diversidade de espécies com características e adaptações variadas. São homeotérmicos, isto é, temperatura do corpo é constante. Os mamíferos mais conhecidos são: baleias, golfinhos, peixe-boi, cães, gatos, cavalos, elefantes, macacos e seres humanos. Representante de mamíferos aquáticos: peixe-boi. Representante de mamíferos terrestres: tatu. Imagem : NASA/Disponibilizada por Shizhao/Public Domain Imagem : U.S. Fish and Wildlife Service, John and Karen Hollingsworth/Public Domain

28 Personagens da vida real extintos da natureza
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Personagens da vida real extintos da natureza Ararinha-azul ou Cyanopsitta spixii era uma espécie endêmica no Brasil. Foi extinta da natureza desde o ano de 2000, habitava áreas de Caatinga nos estados da Bahia, do Piauí e de Pernambuco. Atualmente restam pouco mais de 70 exemplares em cativeiro. Personagens do Filme “Rio” foram inspirados em animais ameaçados de extinção. A realidade do tráfico de animais é retratada no filme. Veja a imagem disponivel no link: Imagem : Robert01/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Germany

29 Refletindo e concluindo
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Refletindo e concluindo O Brasil é um dos países que possui a maior biodiversidade do mundo, rica em espécies da fauna e flora, no entanto, muitos animais correm sérios riscos de extinção devido a fatores diversos, tais como desmatamento, caça predatória, poluição e outros. Para acompanhar a situação de risco da fauna brasileira, o Ministério do Meio Ambiente elaborou um Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas, e nele foram registrados cerca de 627 animais ameaçados de extinção. Será que podemos fazer algo para evitar a perda da riqueza biológica que nos resta? Hora de navegar! É só clicar! Acesse o site do Ministério do Meio Ambiente e conheça melhor as espécies da fauna brasileira que estão ameaçadas de extinção. Disponível em: acesso em 2 de julho de 2012.

30 Referências CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características gerais e diversidade dos animais Referências BARROS, Carlos.; PAULINO, Wilson. Ciências: os seres vivos. 7º ano. São Paulo: Editora Ática, 2008. BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Editora Biruta, 2009. BIZZO, Nélio. Mais ciências no ensino fundamental: metodologia de ensino em foco. São Paulo: Editora Brasil, 2009. MARTINS. Adriana. Esquistossomose: Brasil conclui primeira fase de testes em vacina. Portal da Saúde. Ministério da Saúde.Disponível em: acesso em 1 de julho de 2012. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Disponível em: acesso em 2 de julho de 2012. PORTO, Amélia.; RAMOS, Lízia.; GOULART, Sheila. Um olhar comprometido com o ensino de ciências. Belo Horizonte: Editora FAPI, 2009. REVISTA CIÊNCIA HOJE ON LINE. Disponível em: acesso em 1 de julho de 2012. TRIVELLATO, José, at al. Ciências Natureza e Cotidiano. 7º ano. São Paulo: FTD, 2006.

31 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 A Era do Gelo / Twentieth Century Fox Film Corporation 2002 / 06/09/2012 3A Autor desconhecido/Disponibilizada por Rémih/Domínio público 3B rpongsaj/Disponibilizada por Serg!o/Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica 6 Cesar Paes Barreto/The use of this image is free for any purpose. 8 Autor desconhecido/Disponibilizada por Hanno/GNU Free Documentation License 9 Adrian Pingstone/Disponibilizada por Tullius/Public Domain 11A Alejandro Sánchez Alvarado/Disponibilizada por Hohum/Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Genérica 11B Autor desconhecido/Disponibilizada por Patho/United States Public Domain 13 Autor desconhecido/Disponibilizada por Optigan13/United States Public Domain

32 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 14A albert kok/GNU Free Documentation License 06/09/2012 14B Guttorm Flatabø/ GNU Free Documentation License 16A Chris Schuster/Disponibilizada por Flammdingo/Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Alemanha 16B Michael Linnenbach/Disponibilizada por Fice/GNU Free Documentation License 17 Montagem feita por Xvazquez, Amada44/Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported , utilizando as seguintes imagens : (A) Peter Halasz/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic / (B) Nobu Tamura/GNU Free Documentation License / (C) Guy Haimovitch/GNU Free Documentation License / (D) wpopp/GNU Free Documentation License / (E) Marshal Hedin/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic / (F) John Kratz/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

33 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 17A Peter Halasz/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic 06/09/2012 17B Nobu Tamura/GNU Free Documentation License 17C Guy Haimovitch/GNU Free Documentation License 17D wpopp/GNU Free Documentation License 17E Marshal Hedin/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic 17F John Kratz/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic 19A Tomasz Sienicki/GNU Free Documentation License 19B Arpingstone/Public Domain

34 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 20 Montagem feita por Bob the Wikipedian/Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported , utilizando as seguintes imagens : (A) Christian Jansky/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported / (B) J. Patrick Fischer/Public Domain (C) U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration/Public Domain / (D) Ltshears/Public Domain / (E) BS Thurner Hof/GNU Free Documentation License 06/09/2012 20A Christian Jansky/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 20B J. Patrick Fischer/Public Domain 20C U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration/Public Domain 20D Ltshears/Public Domain 20E BS Thurner Hof/GNU Free Documentation License

35 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 22A Hans Hillewaert/Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada 06/09/2012 22B Nhobgood/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 23A Patrick Gijsbers/GNU Free Documentation License 23B Richard Ling/GNU Free Documentation License 24A Patrick Coin/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic 24B Richard Bartz/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic 25A Miguelrangeljr/Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada 25B Autor desconhecido/Disponibilizada por Melancholie/United States Public Domain 26A Rodrigo Moraes/Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica 26B Moosh/GNU Free Documentation License

36 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 27A NASA/Disponibilizada por Shizhao/Public Domain 06/09/2012 27B U.S. Fish and Wildlife Service, John and Karen Hollingsworth/Public Domain 28A Rio / Blue Sky Studios, Twentieth Century Fox Animation 2011 / 28B Robert01/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Germany


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