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WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

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Apresentação em tema: "WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Heloiza Dias São Sebastião do Paraiso-MG 14 de junho de 2006

2 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
TENDÊNCIAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS Heloiza Dias

3 O papel da comunicação Uma organização é uma interação complexa entre pessoas, culturas, mercado e sociedade É formada por um conjunto de profissionais, processos operacionais, modelos de gestão,tecnologias e produtos/serviços. É composta por diferentes níveis de circulação da informação: estratégicos, gerenciais, operacionais Exige compartilhamento Quanto melhor fluir a comunicação em cada um dos níveis da organização, e entre eles, mais sólida será a imagem que ela passará para o ambiente onde está inserida, ou seja, o mercado e a comunidade

4 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
As empresas ou entidades, em todo o mundo, têm sentido a necessidade de dispor de canais eficientes de relacionamento com os seus públicos de interesse, visando aumentar a sua visibilidade e consolidar a sua imagem. A Comunicação organizacional ou empresarial ou corporativa: conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc) junto aos seus públicos de interesse.

5 Comunicação Organizacional
Tem assumido maior complexidade, tendo em vista: a necessidade de trabalhar com diferentes públicos – e portanto diferentes conteúdos, discursos ou linguagens; o acirramento da concorrência; a segmentação da mídia; e a introdução acelerada das novas tecnologias . Exige hoje do profissional da área não apenas o conhecimento e habilidades nas práticas profissionais, mas também uma visão abrangente do mercado e do universo dos negócios.

6 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTEGRADA
Filosofia que direciona a convergência das várias atividades de relacionamento com os públicos Agrupa as diferentes modalidades comunicacionais que permeiam a atividade : Comunicação Administrativa Comunicação Interna Comunicação Institucional Comunicação Mercadológica

7 Comunicação Administrativa
Comunicação Interna Comunicação Administrativa Fluxos Rede Formal e Informal Veículos Comunicação Institucional Relações Públicas Jornalismo empresarial Assessoria de Imprensa Editoração Multimídia Imagem corporativa Propaganda institucional Marketing social Marketing cultural Comunicação Mercadológica Marketing Propaganda Promoção de Vendas Feiras e Exposições Marketing Direto Merchandising Venda pessoal COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTEGRADA

8 Comunicação Organizacional Integrada
Aspectos fundamentais a considerar A Comunicação faz parte do negócio da organização e deve estar formalmente inserida em seu modelo de gestão Os objetivos da Comunicação devem estar em consonância com os valores, princípios, visão e missão da organização A organização deve Identificar e conhecer, em profundidade, os seus públicos de interesse e estabelecer estratégias e canais de relacionamento com esses públicos Os gestores devem pensar a comunicação como um sistema inteligência empresarial, apoiado em bancos de dados inteligentes, planejamento, pesquisa, visão estratégica etc.

9 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
Representa o esforço maior de uma organização no sentido de integrar as suas ações e estratégias de comunicação para maximizar o relacionamento com os seus públicos

10 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
A elaboração de uma Política de Comunicação permite, a partir de um diagnóstico das demandas e expectativas dos públicos de interesse, e pela definição de estruturas e canais de relacionamento, traçar planos e ações que viabilizem a missão e os objetivos das empresas e entidades.

11 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
É um instrumento orientador É consolidada em um documento formal que contempla: Conceitos Princípios Valores Procedimentos Ações estratégicas

12 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
Uma política de comunicação: Deve estar afinada com a cultura organizacional Precisa acompanhar as mudanças organizacionais É obrigatoriamente datada (marcada no tempo/atualizada)

13 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
A elaboração de uma Política de Comunicação para o CNC vai contribuir para a consecução de sua missão, que privilegia, dentre outros aspectos, a defesa dos interesses dos cafeicultores e das entidades que os representam, a promoção do café brasileiro, a orientação dos produtores de “Café do Brasil” e a oferta de informação aos seus associados.

14 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
Objetivos Em consonância com o Plano Diretor do CNC, a elaboração da Política e do Plano de Comunicação Integrada terá como objetivos: Gerais Âmbito externo: Definir diretrizes e estabelecer estratégias, ações e instrumentos de comunicação que possibilitem: o fortalecimento político-institucional e a consolidação da imagem positiva do setor cafeeiro, com reflexos para o CNC e seus associados.

15 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
Objetivos Gerais Âmbito interno: Definir diretrizes e estabelecer estratégias, ações e instrumentos de comunicação que possibilitem: aperfeiçoar a prestação de serviços do CNC a seus associados; promover a integração dos associados em torno de objetivos e projetos comuns.

16 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
Objetivos Específicos Âmbito interno Definir e orientar a implantação de canais de comunicação que incrementem o fluxo de informações entre a direção do CNC e os dirigentes das entidades associadas, bem como entre os seus staffs técnicos e gerenciais, e demais colaboradores; Estabelecer procedimentos para integrar harmonicamente as ações de comunicação conduzidas pelo CNC, pelas cooperativas e demais entidades associadas (discursos, ações e estratégias).

17 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
Objetivos Específicos Âmbito Externo Definir e orientar a implantação de canais e instrumentos específicos de comunicação, que intensifiquem e aperfeiçoem a interação do CNC e de seus associados com clientes e demais públicos de interesse; Indicar estratégias de curto, médio e longo prazos que aumentem a circulação de informações sobre a atuação do CNC e de seus associados, em específico, e sobre a cafeicultura nacional, em geral, na mídia local, regional e nacional e junto a setores representativos da sociedade;

18 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
Objetivos Específicos Âmbito Externo Definir e orientar a implementação de mecanismos de comunicação que permitam ao CNC subsidiar, com dados e informações sobre o setor e suas reivindicações, públicos estratégicos, em particular os parlamentares que se alinham com a defesa dos produtores de café e as autoridades do Poder Executivo Federal relacionadas com o setor.

19 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
Etapas básicas da Política de Comunicação 1) Diagnóstico Elaborar um diagnóstico das demandas e necessidades de comunicação do CNC e de seus associados com os públicos de interesse; Levantar as competências de comunicação existentes no âmbito do Conselho e das cooperativas) visando identificar formas de atuação conjunta; Analisar a inserção do agronegócio café em um grupo seleto de jornais brasileiros, como um indicativo da presença atual e das oportunidades de divulgação no futuro;

20 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
Etapas básicas da Política de Comunicação 2) Elaboração e Divulgação da Política Elaborar documento básico que estabeleça princípios, estruturas de comunicação, produtos e ações de comunicação para atender às demandas e necessidades de comunicação do CNC, em particular, e de seus associados, em geral, obtidas a partir do diagnóstico anterior. Divulgar a Política de Comunicação do CNC junto aos seus públicos de interesse

21 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
Etapas básicas da Política de Comunicação 3) Elaboração de um Plano Básico de Comunicação Integrada Definir canais de relacionamento com os públicos de interesse, bem como ações e estratégias de comunicação (imprensa, produtores, parlamentares, Governo, outros integrantes da cadeia do agronegócio café, comunidade econômico-financeira, comunidade acadêmica, opinião pública de maneira geral etc.).

22 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
CRONOGRAMA Etapas Período Diagnóstico / Contextualização jun-jul Definição dos Elementos / Elaboração do Documento da Política de Comunicação ago Divulgação da Política setembro Elaboração do Plano Básico de Comunicação Integrada


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