Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRaphael Torres Alterado mais de 9 anos atrás
1
zeque - Grad. CC1 Sistemas Operacionais Curso de Ciência da Computação da UFPE Prof. José Queiroz - ZEQUE
2
zeque - Grad. CC2 Sistemas Operacionais l Introdução Plano de Apresentação Definições Sistemas Sistemas de Computação Sistemas de Computação Componentes Hardware Firmware Software Usuários Ambientes de Computação Sistemas Operacionais Definições Principais Funções Recursos Gerenciados Estrutura Gerações Histórico
3
zeque - Grad. CC3 Introdução Definições Definições l Sistemas Um sistema é um conjunto de unidades funcionais distintas que interagem, tais como elementos biológicos, humanos, de máquina, de informações e naturais, integrados com um ambiente para alcançar um objetivo comum pela manipulação e controle de materiais, informações, energia e vida.
4
zeque - Grad. CC4 Introdução Definições Definições l Sistemas de Computação Sistemas compostos por computadores e por programas que atuam sobre eles, com a finalidade de fornecer ambientes simulados que possam representar sistemas físicos e abstratos.
5
zeque - Grad. CC5 Introdução Sistemas de Computação Sistemas de Computação l Componentes Hardware O hardware é constituído pelos dispositivos físicos de um sistema de computação tais como, seus processadores, suas memórias, seus dispositivos de entrada/saída e suas conexões para comunicação.
6
zeque - Grad. CC6 Introdução Sistemas de Computação Sistemas de Computação l Componentes Itens de Hardware Entrelaçamento de memória Registrador de relocação Interrupções Bufferização Dispositivos periféricos Proteção de memória Temporizadores e relógios Operações diretas e indiretas Canais de Entrada/Saída Roubo de ciclo Instruções privilegiadas Memória virtual Multiprocessamento Acesso direto à memória Hierarquia de memória Técnica de linha-de-montagem Endereçamento baseado em base+deslocamento
7
zeque - Grad. CC7 Introdução Sistemas de Computação Sistemas de Computação l Componentes Firmware O Firmware é um nível de programação abaixo da linguagem de máquina que possibilita a definição das instruções da linguagem da máquina que será oferecida.
8
zeque - Grad. CC8 Introdução Sistemas de Computação Sistemas de Computação l Componentes Elementos do Firmware memória de controle microinstruções microprogramas emuladores
9
zeque - Grad. CC9 Introdução Sistemas de Computação Sistemas de Computação l Componentes Software O Software é constituído pelos elementos lógicos de um sistema de computação. Estes elementos são os programas, conjuntos de instruções e de dados (algoritmo) que definem para o hardware a maneira como um problema será resolvido computacionalmente. Os programas atuam em favor dos seus usuários.
10
zeque - Grad. CC10 Introdução Sistemas de Computação Sistemas de Computação l Componentes Classificação de Software Software Básico: Sistema Operacional Utilitários Linguagens e ambientes de programação Montadores e processadores de macros Compiladores Interpretadores Editores de ligação Carregadores Spoolers Aplicações
11
zeque - Grad. CC11 Introdução Sistemas de Computação Sistemas de Computação l Componentes Usuários Os usuários são os clientes de um ambiente computacional que utilizam o computador para realizar as tarefas que o auxiliarão na solução do seu problema.
12
zeque - Grad. CC12 Introdução Sistemas de Computação Sistemas de Computação l Componentes Tipos de Usuários Operadores de sistemas Analistas/Programadores de sistemas Administradores de sistemas Usuários de aplicações
13
zeque - Grad. CC13 Introdução Ambientes de Computação Ambientes de Computação l Ambientes centralizados compostos por computadores auto-contidos. l Ambientes de redes constituídos por computadores interconectados por um subsistema de comunicação. l Ambientes distribuídos onde as facilidades de computação e o controle sobre os seus elementos e as suas interações estão geograficamente distribuídos.
14
zeque - Grad. CC14 Introdução Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais l Definição conjunto de módulos de software responsáveis pelas requisições dos usuários e pelo escalonamento dos componentes do sistema de computação que satisfaçam essas requisições Uma máquina virtual máquina abstrata de alto nível Gerenciador de recursos conjunto de elementos de gerenciamento que controlam o uso das facilidades de computação.
15
zeque - Grad. CC15 Introdução Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais l Principais Funções Definição de interfaces Chamadas do Sistema Interpretador de Comandos Compartilhamento os recursos físicos Facilidades para o compartilhamento de dados Escalonamento de recursos Facilidades de Entrada/Saída Recuperação de erros
16
zeque - Grad. CC16 Introdução Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais l Recursos Gerenciados Processos Memória Dispositivos Arquivos/Dados
17
zeque - Grad. CC17 Introdução Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais l Estrutura Sistemas monolíticos Sistemas estruturados em níveis Máquina virtual Modelo CLIENTE-SERVIDOR
18
zeque - Grad. CC18 Introdução Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais l Gerações Geração Zero Primeira Geração Segunda Geração Terceira Geração Quarta Geração
19
zeque - Grad. CC19 Introdução Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais l Histórico Máquina nua Primeiros Tratamentos em Lotes (batch) Ambientes baseados em cartões de cotrole Operações off-line Spooling
20
zeque - Grad. CC20 Introdução Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais l Histórico (cont.) Tratamento em Lotes Multiprogramado Tempo Compartilhado Computadores Pessoais Sistemas Paralelos Sistemas Distribuídos Sistemas de Tempo Real
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.