A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO. UMA NOIVA MUÇULMANA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO. UMA NOIVA MUÇULMANA."— Transcrição da apresentação:

1 CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO

2 UMA NOIVA MUÇULMANA

3 A RELIGIÃO ISLÂMICA A religião fundada por Maomé(570- 632) é conhecida como islâmica, muçulmana ou maometana. É uma religião monoteísta que prega a submissão total do homem à vontade de Alá, o Deus único.

4 A IMPOSIÇÃO DO MONOTEÍSMO A civilização muçulmana teve sua origem na península Arábica. Uma região de clima extremamente seco e quente, onde 80% do território é constituído por desertos.

5 O DESERTO DA ARÁBIA

6 A CAABA Meca era a cidade comercial mais importante dos árabes. Lá existia um famoso templo religioso, conhecido como Caaba, que reunia diversas divindades veneradas na Arábia. Maomé pregava que os diversos deuses deveriam ser destruídos. Isso provocou sua fuga para Yatreb, a Hégira, em 622.

7 CAABA

8

9 MESQUITA EM MEDINA

10 A HÉGIRA A Hégira marca o início do calendário muçulmano. Aos poucos, Maomé conseguiu difundir sua religião em Medina e organizar um exército de seguidores que, em 630, conquistou Meca.

11 A CIDADE DE MEDINA

12 AS MESQUITAS As mesquitas são os locais onde os muçulmanos rezam. Eles se lavam antes de entrar num desses templos. Existem mesquitas em todos os países muçulmanos, tanto na Ásia, como na Europa e na África.

13 MESQUITAS MESQUITA NA NIGÉRIA

14 MESQUITA EM MARROCOS É a segunda maior mesquita do mundo depois da existente em Meca.

15 MESQUITA NO EGITO

16 MESQUITA EM SEVILHA - ESPANHA Na Espanha, na cidade de Sevilha, a antiga mesquita foi transformada em catedral pelos cristãos.

17 MESQUITA NO PAQUISTÃO Essa mesquita foi dada de presente pela Arábia Saudita.

18 MUÇULMANOS EM MEDINA

19 JERUSALÉM

20 JERUSALÉM - ISRAEL Essa mesquita foi construída no local onde Maomé teria subido ao céu.

21 O DOMÍNIO DA PENÍNSULA IBÉRICA Por meio das guerras santas, os muçulmanos promoveram a expansão de seus territórios. Os árabes entraram na península Ibérica nos primeiros anos do século VIII. Em 711, derrotaram os visigodos. Por volta de 756, estabeleceu-se em Córdoba (Espanha) a sede de um novo Estado muçulmano.

22 CASTELOS MOUROS

23 MAIS CASTELOS MOUROS

24 MUNDO ISLÂMICO

25 ALCORÃO

26 O CASAMENTO MUÇULMANO O primeiro passo para o casamento era a discussão sobre o dote do noivo e da noiva. Depois, o astrólogo marcava o dia propício para o casamento. As festas duravam uma semana.

27 CENAS DE UM CASAMENTO MUÇULMANO

28 MAIS CENAS...

29 OS XIITAS E OS SUNITAS Os muçulmanos dividiram-se em xiitas e sunitas logo após a morte de Maomé. Os xiitas acreditavam que Ali, genro de Maomé, deveria assumir a liderança da religião. Seus líderes religiosos são independentes das autoridades políticas. Os sunitas queriam que um discípulo, que não era nada de Maomé,chefiasse a religião.

30 HOJE OS SUNITAS SÃO MAIORIA Hoje, entre 85% e 90% dos muçulmanos do mundo são sunitas.

31 O TALIBÃ NO AFEGANISTÃO O talibã é um movimento islamita extremista nacionalista que governou o Afeganistão entre 1996 e 2001, até a intervenção dos Estados Unidos. Durante esse regime, as mulheres eram humilhadas e passaram por grandes sofrimentos.

32 ALGUMAS LEIS DO TALIBÃ É proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa. É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um mahram (pai, irmão ou marido). É proibido ser tratada por médicos homens. É obrigatório o uso do véu completo (Burka) que cobre a mulher dos pés à cabeça. É permitido chicotear, bater ou agredir verbalmente as mulheres que não estiverem com a Burka ou que estejam sem o seu mahram. É permitido chicotear mulheres em público se não estiverem com seus calcanhares cobertos.

33 OUTRAS LEIS É proibido qualquer tipo de maquiagem. É proibido à mulher rir alto. É proibido usar saltos altos que possam produzir sons enquanto andam.

34 IMAGENS DO AFEGANISTÃO

35 CRIANÇAS NO AFEGANISTÃO

36 MULHER EM LUGAR RESERVADO

37 ATÉ A BONECA USA BURKA

38 LOJA DE ROUPAS

39 BRINCAR DE PIPA FOI PROBIBIDO

40 A POBREZA É MUITA...

41 MAS EXISTEM MULHERES MUÇULMANAS MODERNAS...

42 SHEA MORA NA MALÁSIA E CURSA DESING INDUSTRIAL

43

44 MULHER MUÇULMANA É APEDREJADA POR ADULTÉRIO NA SOMÁLIA

45 SURINAME: PAÍS DA AMÉRICA DO SUL TEM 19% DE MUÇULMANOS.

46 Ex-colônia holandesa, o Suriname passou por períodos de dominação inglesa até 1815, quando a Holanda consolidou seu controle sobre o território. Essa alternância de ingleses e holandeses na colonização foi responsável pela imigração de cerca de 35 mil indianos, entre 1873 e 1917, que hoje tem influência marcante na sociedade do Suriname.

47 Além dos indianos, imigrantes indonésios, da ilha de Java, também representam parcela significativa da população - o que explica o alto porcentual de surinameses muçulmanos.


Carregar ppt "CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO. UMA NOIVA MUÇULMANA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google