A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE PROJETO VIDA NO TRÂNSITO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE PROJETO VIDA NO TRÂNSITO."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE PROJETO VIDA NO TRÂNSITO

2 Publico prioritário: Idosos A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, através da Gerência de Comunicação Social/Mobiliza-SUS desenvolveu uma metodologia a partir da realização de oficinas pedagógicas com grupos de idosos e capacitação de instrutores para multiplicar o Projeto Vida no Trânsito – Um minuto pode valer uma vida. O objetivo é reduzir a vulnerabilidade dos idosos no trânsito, a partir do fortalecimento da autonomia e motivação de habilidades cognitivas como memória, concentração e percepção.

3 Metodologia aplicada: Capacitação: composta por palestra, vídeos, dinâmicas e jogos. Disponibilizada em um manual impresso e multimídia. A palestra possibilita além do entendimento a cerca do projeto, mostrar o envolvimento do idoso no trânsito e incentivar sua autonomia e autoestima possibilitando modificar a percepção da sua participação na sociedade e propor uma melhora na qualidade de vida. As Dinâmicas e jogos possibilitam melhor entendimento do tema e interação de todos os participantes.

4 Material trabalhado: -Camisas; -Pasta com zíper; -Squeze; -Folhetos; -Folder; -Manual do multiplicador impresso -CD com palestras, vídeos, dinâmicas e jogos.

5

6

7

8

9

10

11

12

13 CARTILHA

14 ATIVIDADE DA CARTILHA

15 Grupos de idosos envolvidos : -Academia da Cidade do Centro de Referência da Pessoa Idosa; -Centro Poliesportivo Dom Bosco; -Academia da Cidade Mercado da Lagoinha; -Academia da Cidade Milionários; -Fórum do Idoso do Barreiro; -Centro Poliesportivo Vale do Jatobá; -CRAS independência ; -CRAS Vila Cemig; -CRAS Petrópolis;

16 Grupos de idosos envolvidos : -Associação dos aposentados da Cemig (AeA) -Grupos de convivência de Idosos: Amigos para sempre, Amor e vida, Cantinho da Sabedoria, Conviver, Felicidade, Fios de prata, Amizade, Juventude acumulada, Orvalho da Manha, Raio de Luz, Semente de Deus e outros.

17 Grupos capacitados : -Academias da Cidade : Capacitação de multiplicadores representantes das regionais para capacitarem idosos das 63 academias da cidade e 15 extensões. Media de 23.600 cidadãos. - PSE (Programa Saúde na Escola): Capacitação dos monitores do PSE das 169 escolas municipais de Belo Horizonte;

18 Grupos capacitados : -Fórum do Idoso Regional Leste: Capacitação de multiplicadores representantes dos 23 grupos de convivência de idosos totalizando 460 participantes. -Fórum do Idoso Regional Pampulha: Capacitação de multiplicadores representantes dos 16 grupos de convivência de idosos totalizando 320 participantes.

19

20

21

22

23 Plano de ação para 2014: -Atualizar metodologia do projeto Vida no Trânsito - Um Minuto Pode Valer Uma Vida e repassar aos participantes a fim de gerar continuidade; -Dar continuidade as capacitações de instrutores e ou representantes de grupos de idosos e outros grupos do projeto Vida no Trânsito - Um Minuto Pode Valer Uma Vida; -Propor e acompanhar ações de massa protagoniza pelos grupos de idosos formados: Flash Mob, apitaços, caminhada, e outros.

24 Plano de ação para 2014: - Realizar eventos de utilidade pública, como stands informativos, blitzen educativas, panfletagens lúdicas, e outros. -Participar de campanhas relacionadas ao trânsito, como a semana nacional do trânsito. -Participar do Projeto Escola progressivamente segura em parceria com a epidemiologia/SMSA e BHTRANS; -Incorporar nas ações de divulgação do projeto nos eventos de Saúde Atitude. -Parcerias com Liga Mineira do Trauma e entidades setorizadas. -Proposição de pautas positivas para mídia espontânea.

25


Carregar ppt "SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE PROJETO VIDA NO TRÂNSITO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google