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Comitê de Treinamento e Educação Projeto LBA

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Apresentação em tema: "Comitê de Treinamento e Educação Projeto LBA"— Transcrição da apresentação:

1 Comitê de Treinamento e Educação Projeto LBA
Regina Luizão

2 MCT Tomadas de decisão centradas em Manaus
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO LBA NO ÂMBITO DO BRASIL MCT Coordenação Geral Gerência de Formação de Recursos Humanos Escritório Central - INPA Gerência de Projetos MCT Comitê de Treinamento e Educação Gerência de Implementação CNPq Escrotório Técnico Associado Escritório Central - INPA Escritório Central INPA INPE Escritórios Regionais Palmas Belém Brasília Santarém Acre Cuiabá Rondônia Inst. Ecologica EMPRAPA UnB Escritórios UFAC UFMT UNIR

3 Mudanças recentes no Comitê T & E
INDICE Mudanças recentes no Comitê T & E Relatório de Atividades do Triênio Perspectivas para o Triênio

4 Comitê T &E repensado Para agilizar as atividades, foram criados: Comitê EXECUTIVO – tomada de decisões, planejamento e implementação das ações (ex. Cursos novos, critérios de distribuição de bolsas) Comitê CONSULTIVO – auxílio na execução da ações (ex. Avaliação de planos e relatórios de bolsistas e organização de Cursos e Eventos)

5 CONSELHO EXECUTIVO Regina Luizão (Coordenadora do Comitê T&E) INPA
Beatriz Machado Gomes UNIR Edson Rocha UFPA Ma. de Lourdes Pinheiro Ruivo MPEG Mercedes Maria da C. Bustamante UnB Nicolau Priante Filho UFMT Plínio B. de Camargo CENA / USP Rita de Cássia Guimarães Mesquita INPA  COMITÊ CONSULTIVO  Diógenes Salas Alves INPE/DPI Elinei Pinto dos Santos UFPA - Campus de Santarém  Ima Célia Guimarães Vieira MPEG  Ivani Pereira NASA/GSFC Julia Clarinda Cohen UFPA  Lisa Merry Escritório Regional do LBA em Santarém-PA  Ricardo Figueiredo EMBRAPA – CPATU  Silvia Brilhante UFAC José Carlos Cordeiro Júnior CNPq

6 TERMOS DE REFERÊNCIA Versão preliminar:
estabelecer e adequar o termo de referência do Comitê de Treinamento e Educação do LBA às metas definidas pelo Comitê Científico do LBA, quando necessário; elaborar o cronograma de cursos e eventos científicos compatibilizando as propostas dos diversos grupos de pesquisa do LBA; decidir sobre os locais onde os eventos de avaliação e de divulgação dos trabalhos dos bolsistas do LBA, serão realizados; auxiliar na organização dos eventos de avaliação dos bolsistas do LBA; estabelecer prioridades com respeito às modalidades e a distribuição de bolsas a serem implementadas

7 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2000-2002 No. de bolsas RHAE/LBA (2000-2002)
50 DTI 42 ITI 02 EV 04 bolsas de curta-duração (BSB, BEP)

8 DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS POR TEMA LBA
73%

9 DISTRIBUIÇÃO DAS BOLSAS POR ESTADO
69%

10 EXPECTATIVAS DOS BOLSISTAS PARA O FUTURO

11 OCUPAÇÃO ATUAL

12 SELECIONADOS PARA PÓS-GRADUAÇÃO

13 2) Sensoriamento remoto 3) Interação biosfera-atmosfera
CURSO PG EM FISICA E MEIO AMBIENTE - UFMT Curso em Física e Meio Ambiente, criado em 2002 na UFMT, com três áreas de atuação: 1) Climatologia urbana 2) Sensoriamento remoto 3) Interação biosfera-atmosfera 2 turmas ingressas em andamento: com 14 e 12 alunos respectivamente

14 CURSOS DE TREINAMENTO E EVENTOS
2000 1. Workshop sobre “Segurança de Torres e Primeiros-Socorros” 2. Workshop LBA “Integração de Atividades de Modelagem Ecológica no LBA” 1. Curso “Dimensões Humanas e Biofísicas das Mudanças de Cobertura na Região Amazônica” 2. Workshop “Medições em Torres” 1. Curso “Uso de Isótopos Estáveis em Estudos de Carbono” EVENTOS EM 2002 I Congresso de Estudantes e Bolsistas do LBA II Conferência Científica Internacional do Projeto LBA 2001 2002

15 Atraiu pesquisadores brasileiros para a região;
RESULTADOS DA 1a FASE DO PROGRAMA RHAE Despertou o interesse dos estudantes e jovens cientistas na temática do LBA; Capacitou e preparou bons candidatos para os programas de mestrado e doutorado na Amazônia e fora dela, com temas regionais; Atraiu pesquisadores brasileiros para a região; Contribuiu para a criação, na UFMT, de um Curso PG em um tema do LBA Está formando os primeiros mestres e doutores nas linhas temáticas.

16 Metas para triênio Difundir o programa para outros centros de pesquisa ainda não plenamente contemplados pelo programa RHAE-LBA. Solidificar a formação de pessoal já envolvido na temática do LBA, com elevação dos níveis das bolsas DTI, direcionando uma parte considerável delas para candidatos mestres e doutores. Produzir material educacional (série de fascículos e livros-textos) para graduação e PG com os resultados do LBA

17 Prioridades para alocação de bolsas
Região abrangida pelo “arco do desmatamento” no sul da Amazônia e os centros emergentes nesta região: Mato Grosso (UFMT e UNEMAT) Rondônia (UNIR e ULBRA) Acre (UFAC) Tocantins (ULBRA) Brasília (UnB)

18 Material Educacional LBA
Uma bolsa DTI de alto nível alocado para a elaboração de material didático. Dra Sylvia Bahri (INPA) Suporte para várias outras iniciativas.  Dr.Elinei Santos (UFPA-Santarém)

19 Bolsas do Programa RHAE para o triênio
CATEGORIA COTA ITI DTI TOTAL Info: Formulário CNPq: na sessão Treinamento e Educação

20 CURSOS ITINERANTES 1 - “Dinâmica de Ecossistemas” Instrutor: Marcos Heil Costa; 2 - “Uso de Sensoriamento Remoto e Modelos na Estimativa de Diversos Parâmetros da Vegetação” Instrutores: Marcos Heil Costa, Warren Cohen, David Turner e Tom Gower 3 - “Desmistificando a prática da escrita: uma introdução à produção de textos em contexto científico”. Instrutora: Ivani Pereira 4 - Curso “Uso de Isótopos Estáveis em Estudos de Carbono”. Instrutor: Plínio Camargo

21 II Congresso de Bolsistas
Onde: Santarém-PA Quando: meados de 2005

22 HOJE: Reunião do Comitê T&E
Hora: 14:30 Onde: nesta sala Membros do Comitê Consultivo são bem vindos


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