A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História do Livro e das Bibliotecas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História do Livro e das Bibliotecas"— Transcrição da apresentação:

1 História do Livro e das Bibliotecas

2 A Evolução das Bibliotecas
A evolução das Bibliotecas passa por diversas fases: Bibliotecas Minerais; Bibliotecas Vegetais e Animais; Bibliotecas do Papel e do Livro; Bibliotecas Híbridas; Bibliotecas “Celeiros do Conhecimento”, independente dos suportes, do tempo, do lugar e das culturas.

3 Curiosidades A escrita só foi criada em época relativamente recente. Caso a vida do homem na terra fosse transformada em uma única hora, poderíamos dizer que a escrita apareceu nos dois últimos minutos de existência humana.

4 Bibliotecas Minerais Biblioteca de Nínive
Nínive é considerada a primeira Biblioteca organizada da História. Esta Biblioteca foi fundada pelo rei assírio Assurbanipal II (século VII a. C), Tinha cerca de documentos em placas de argila.

5 Bibliotecas Vegetais e Animais - Papiro
O Papiro era feito através de um processo cuidadoso que transformava a planta numa superfície plana onde se podia escrever com tinta. O papiro era depois enrolado numa vareta de madeira ou marfim, criando um rolo chamado de pergaminho.

6 Bibliotecas Vegetais e Animais – Biblioteca de Alexandria
Carl Sagan, na célebre obra “Cosmos” , refere-se à Biblioteca de Alexandria como a ”Aventura intelectual, há mais de dois mil anos, que nos conduziu ao espaço”. Segundo Sagan, esta Biblioteca foi: O cérebro e a glória da maior cidade do planeta; A cidadela da consciência da Humanidade; O farol na nossa jornada rumo às estrelas; O 1º centro de pesquisas da história, onde a genialidade floresceu.

7 Biblioteca de Alexandria
Alexandre, o Grande, no ano de 332 a.C., ordenou a construção da Biblioteca, onde seriam concentrados exemplos de todos os avanços científicos, artísticos e técnicos que faziam da civilização grega a mais avançada do mundo.

8 Biblioteca de Alexandria
Esta Biblioteca durou sete séculos, sendo fatalmente destruída no ano 391, por ordem do Califa Omar Ibn al-Khattab, por motivos religiosos.

9 Biblioteca de Alexandria
Esta Biblioteca continha: Dez enormes laboratórios de pesquisa; Jardins Botânicos; Salas de dissecação; Um Observatório; E uma colecção de livros (perto de um milhão de rolos de papiro). Sendo este o seu maior tesouro, consagrado ao deus Serápis.

10 Biblioteca de Alexandria
Os reis helénicos do Egipto consideravam o avanço nas ciências, na literatura e na medicina, um dos tesouros do império, coisa rara mesmo hoje em dia entre os líderes das nações. Todas as embarcações no porto de Alexandria eram vasculhadas, não à procura de contrabando, mas de livros, que, depois de copiados pela Biblioteca, eram enviados aos seus donos.

11 Bibliotecas do Papel e do Livro
Será importante referir a importância da Biblioteca Pública de Carlos Magno – Rei dos Francos ( ). Reuniu em torno de si os mais importantes académicos da época e incumbiu - os de compilar todo o saber em curso até então, estabelecendo a base do florescimento cultural da França. O "Renascimento carolíngio" salvou a herança cultural dos antigos de ser perdida para sempre.

12 Bibliotecas Monásticas
Durante a Idade Média, o que escapa à destruição e à censura é reunido nos conventos e mosteiros, onde o culto dos livros e sua paciente reprodução prossegue como uma das virtudes monacais – nos “scriptoria”, os manuscritos eram conservados, lidos, copiados, traduzidos e ilustrados.

13 Bibliotecas Monásticas
A Igreja Católica, preservadora das Bibliotecas Monásticas, foi, simultaneamente, durante séculos, demasiado censurativa e custodial.

14 Curiosidades Durante séculos os livros são literalmente acorrentados aos “armaria”, para, deste modo, simultaneamente, permitir a sua consulta e evitar o roubo.

15 Bibliotecas Universitárias
No século XII, com o surgir das Universidades, dá-se, consequentemente, o aparecimento das Bibliotecas Universitárias. Assim, acaba o monopólio dos “scriptoria” e das Bibliotecas Monásticas, como únicos centros da vida intelectual.

16 Bibliotecas a partir do Século XVII
Só a partir do século XVII é que as Bibliotecas se transformam, tendo como característica a localização acessível, tendo em vista a democratização da informação; Em 1602, abriu pela primeira vez ao público a Biblioteca de Bodleian, na Universidade de Oxford; Nos Estados Unidos da América, Benjamim Franklin, em 1731, funda a primeira Biblioteca de empréstimo, destinada aos seus membros; Durante os séculos XVII e XVIII, em França, as Bibliotecas particulares dos Senhores da Nobreza são abertas ao público.

17 Bibliotecas nos séculos XIX e XX
Nos séculos XIX e XX, há uma ampla construção, divulgação e uso, especialmente na Inglaterra e nos Estados Unidos, das Bibliotecas Públicas. Coincidente com a alfabetização da população.

18 As Maiores Bibliotecas da Actualidade
Hoje, temos muitas e grandes Bibliotecas. Pelo imenso e rico acervo que possuem, podemos destacar as seguintes Bibliotecas: Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos; British Library; Biblioteca Nacional de França; Biblioteca do Vaticano; New York Public Library ; Biblioteca de Alexandria.

19 Biblioteca do Congresso
A Biblioteca do Congresso, inaugurada em vinte e quatro de Abril de 1800, possui cerca de: Quinze milhões de livros catalogados; Trinta e nove milhões de manuscritos; Três milhões de gravações de áudio; Quatro milhões de mapas; Dezasseis milhões de microformas; A maior colecção de livros raros da América do Norte, incluindo uma das quatro cópias da Bíblia de Gutenberg ; Cerca de seis mil livros impressos antes de 1500.

20 Biblioteca Nacional do Reino Unido
A Biblioteca Britânica (British Library) É uma das maiores do mundo; Possui cerca de 150 milhões de itens; A cada ano incorporam-se à colecção cerca de três milhões de itens novos; O acervo está disposto por seiscentos e vinte cinco quilómetros de prateleiras que crescem doze quilómetros a cada ano; O espaço para a leitura possui capacidade para mil e duzentos leitores.

21 Biblioteca Nacional do Reino Unido
Entre as colecções especiais da Biblioteca Britânica, constam: O caderno de anotações de Leonardo da Vinci; A Carta Magna; A gravação do discurso experimental de Nelson Mandela; Cerca de cinquenta milhões de patentes; Trezentos e dez mil volumes de manuscritos; Mais de duzentos e sessenta mil títulos de jornais; Mais de quatro milhões de mapas.

22 Biblioteca Nacional de França
A Biblioteca Nacional da França possui: Trinta milhões de volumes; Treze milhões de livros; Trezentos e cinquenta mil volumes de manuscritos; Coleções de mapas; Moedas; Documentos; Estampas; Registos sonoros.

23 Biblioteca Apostólica do Vaticano
A origem da Biblioteca Apostólica do Vaticana remonta ao século IV. Hoje, o espólio da Biblioteca é constituído por: Um milhão e seiscentos mil livros antigos e modernos; Mais de oito mil e trezentos incunábulos (livros impressos nos primórdios da imprensa, por volta do século XV); Cento e cinquenta mil códices manuscritos; Cem mil gravuras e desenhos; Trezentas mil moedas e medalhas; E quase vinte mil objetos de valor artístico. É nesta Biblioteca que está a mais valiosa coleção de manuscritos do mundo.

24 Biblioteca de Alexandria- Alexandrina
A UNESCO e o governo egípcio decidiram construir uma nova Biblioteca em Alexandria, renascendo, assim, a Biblioteca de Alexandria, após 1300 anos da sua destruição,, agora com um novo nome: Alexandrina. A nova Biblioteca integra, para além da principal: Quatro bibliotecas especializadas; Um Centro de Conferências com três mil e duzentos lugares; Laboratórios; Um planetário; Um museu de Ciência; Um instituto de caligrafia; Uma escola de estudos da informação; E um museu histórico.

25 Biblioteca Alexandrina
A Biblioteca possui: Cerca de quatro milhões de livros; Dez mil livros raros; Cem mil manuscritos; Trezentos mil títulos de publicações periódicas; Duzentas mil cassetes áudio; E cinquenta mil vídeos.

26 Biblioteca Pública de Nova York

27 Biblioteca Pública de Nova York
A Biblioteca Pública de Nova York: 6 mil metros lineares de manuscritos; Catálogo com mais de 8 milhões de registos; Colecção de 14 milhões de Livros em mais de 375 Línguas ou dialectos; 20 milhões de documentos requisitados por ano; 28 milhões de visitas online por ano.

28 Biblioteca Digital Europeia
A Biblioteca Europeia, Europeana, acessível desde Novembro de 2008: É um serviço que oferece, em 35 línguas, o acesso das 48 Bibliotecas Nacionais da Europa; Tem uma vasta colecção de documentos digitalizados desde fotografias, mapas, pinturas; Objectos de museus, vídeos e áudios e livros digitalizados e um acesso único à diversidade da cultura e dos saberes europeus, permitindo a abertura do conhecimento, da informação e das culturas das Bibliotecas Nacionais da Europa. Começou com dois milhões de obras digitalizadas e já ultrapassou os dez milhões, meta inicialmente prevista para 2010.

29 Biblioteca Digital Mundial
Surge, em Abril de 2009, a Biblioteca Digital Mundial, lançada pela Unesco, de acesso gratuito a um excepcional acervo de livros, manuscritos e documentos visuais e sonoros, assim como a documentos raros, procedentes de bibliotecas e arquivos do mundo todo em sete idiomas (Árabe, Chinês, Inglês, Francês, Português, Russo e Espanhol).

30 Fim Trabalho realizado por: Anabela de Fátima Vilela Fernandes e
Cândida Filomena Pereira Batista Professoras Bibliotecárias


Carregar ppt "História do Livro e das Bibliotecas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google