A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Erika Meirelles de Castro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Erika Meirelles de Castro"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Erika Meirelles de Castro
Primeiros Socorros

2 INTRODUÇÃO A expressão “Primeiros Socorros” significa o atendimento imediato prestado a uma pessoa vítima de um acidente ou de um mal súbito. Quando aplicados com eficiência, significam a diferença entre “vida e morte”, “recuperação rápida e hospitalização longa” ou, “ invalidez temporária e invalidez permanente”.

3 INTRODUÇÃO Imagine que você está no local de um grave acidente de trabalho. Você saberia como ajudar um colega de trabalho que necessite de cuidados médicos imediatos?

4 PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA
Examinar o local do acidente Enviar alguém para chamar o serviço médico de emergência(SME) Acalmar-se e ganhar a confiança da vítima. Os acidentes variam; mas o que não variam são os passos de primeiros socorros.

5 EXAMINAR O LOCAL Esteja atento a riscos, tais como:
Fumaça, Fios elétricos, Líquidos escorrendo, Vapores químicos e Objetos em queda. Nunca entre em um local que não seja seguro. Se o local em que você estiver não parecer seguro, saia imediatamente. Caso seja necessário mover a vítima e a situação permitir - mova cuidadosamente.

6 SERVIÇO MÉDICO DE EMERGÊNCIA.
BUSQUE AJUDA: Tome a frente avisando seus colegas que você possui conhecimentos de primeiros socorros. Caso você esteja sozinho, grite por socorro, execute os primeiros socorros necessários e depois deixe a vítima por pouco tempo para encontrar a pessoa mais próxima e pedir-lhe para comunicar o SERVIÇO MÉDICO DE EMERGÊNCIA. Envie alguém para acionar o SME.

7 CONFIANÇA E CALMA Não piore a situação, ao exagerar na sua reação você acaba amedrontando a vítima . Fique calmo e tranqüilize a vítima: Respire fundo e Sente-se calmamente com a vítima e fique falando com ela e assegurando que ajuda está a caminho. REGRA “VOCÊ É O ESPELHO DA VÍTIMA. FIQUE CALMO E ELA FICARÁ TAMBÉM.”

8 Sugestão para Kit de Primeiro Socorros
Ataduras de diversos tipos; Fita adesiva; Esparadrapo; Pacote de gelo químico; Bolas de algodão; Luvas de Látex; Ataduras Plásticas; Band-Aid

9 Sugestão para Kit de Primeiro Socorros
Máscara facial com válvula de não retorno; Lanterna Pequena e pilhas reservas; Gazes de diversos tamanhos e formas; Compressa Plástica; Fósforos; Agulhas hipodérmicas; Lente de aumento ( Lupa); Aspirina ou similar; Antistamínico de uso tópico; Pinça;

10 Sugestão para Kit de Primeiro Socorros
Sabão Neutro; Açúcar; Termômetro oral e retal; Fita adesiva a prova d’água; Tiras Elásticas; Talas Flexíveis; Saco plástico P.S> Todos os itens devem ser colocados numa caixa plástica apropriada para mantê-los limpos e secos

11 Remoção e Resgate de Vítimas
Como regra básica, não se deve mover uma vítima do local do acidente até que todo o processo de remoção tenha sido devidamente organizado. No entanto a remoção deverá ser feita se: Houver perigo de incêndio ou incêndio; Houver materiais perigosos ou explosivos; O local do acidente oferecer perigo a vítima ou ao socorrista; A ambulância não puder chegar ao local.

12 Remoção e Resgate de Vítimas
Uma vítima de ataque cardíaco provavelmente não necessitará ser removida, a menos que seja para posicioná-la no chão ou assoalho, visto que, a RCP deve ser realizada sobre uma superfície sólida. Quando for necessário remover uma vítima, a velocidade de remoção dependerá do motivo , tal como: Remoção de emergência. Se houver fogo, afaste a vítima da área o mais rápido possível; Remoção sem emergência. Se a vítima precisar ser removida para ter acesso a um veículo. Considere criteriosamente as lesões antes e durante a movimentação.

13 OBRIGADA!!!


Carregar ppt "Prof. Erika Meirelles de Castro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google