A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Médio, 1º Ano Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico.

2 homonímico, metafórico e metonímico ...VAMOS VER Do QUE SE TRATA!
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico ...VAMOS VER Do QUE SE TRATA!

3 VOCE SABIA QUE O TEXTO TEM O PAPEL DE CONTEXTUALIZAR A PALAVRA ?
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico VOCE SABIA QUE O TEXTO TEM O PAPEL DE CONTEXTUALIZAR A PALAVRA ? A significação depende do contexto em que se encontra o texto, daí concluímos que uma palavra pode ter seu significado alterado de acordo com a situação em que ela for empregada. Veremos agora como essa mudança de significado acontece.

4 EXPRESSÃO COM VALOR HOMONÍMICO !
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico VAMOS INICIAR NOSSO ESTUDO PELA EXPRESSÃO COM VALOR HOMONÍMICO !

5 Hora de aprender! LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico Hora de aprender! Imagem: O pensandor / Auguste Rodin, Madrid / GNU Free Documentation License.

6 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico O QUE É HOMONÍMIA? O estudo semântico - nele estuda-se a relação entre as construções da língua e seus significados, sua relação com o mundo extralinguístico. Dentro do estudo semântico, encontra-se a homonímia, palavra que tem a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia, mas sentido diferente.

7 Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio
Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico Homonímia A etimologia explica o fenômeno da homonímia no caso de palavras iguais, embora de origens diferentes O exemplo clássico em português é a palavra manga, que se origina de dois étimos distintos, conforme se vê abaixo: manga - peça da vestimenta (do latim manica); manga - fruta (de origem malaia). Etimologia (do grego antigo ἐτυμολογία, composto de ἔτυμον e -λογία "-logia"[1]) é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras, mediante a análise dos elementos que as constituem.[2] Por outras palavras, é o estudo da composição dos vocábulos e das regras de sua evolução histórica.[3]

8 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico TODAVIA… As palavras homonímicas provêm de classes diferentes, assim, têm distribuição também diferente: A palavra cobra pode figurar tanto como verbo quanto como nome, dependendo do contexto. Ex: "Ela cobra a presença de todos na sala de reunião, agora!" ou "Cobra dessa espécie é peçonhenta".

9 Luta (substantivo) A luta acabou empatada.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico As palavras homônimas são também chamadas de homônimas perfeitas, pois têm a mesma pronúncia e a mesma grafia. EXEMPLOS: Luta (substantivo) A luta acabou empatada. Luta (forma do verbo lutar) Ele luta para vencer. Vir (do verbo ver no futuro do subjuntivo) Se ele me vir, certamente me reconhecerá. Vir (infinitivo do verbo vir) Ele quer vir nos visitar.

10 CONTINUANDO NOSSO ESTUDO,
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico CONTINUANDO NOSSO ESTUDO, VEREMOS AGORA AS EXPRESSÕES METAFÓRICAS. Imagem: What? / Lilyu / WTF Public License.

11 Iniciaremos com o conceito de metáfora.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico Metáfora é a figura de palavra em que um termo substitui outro em vista de uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam. Essa semelhança é resultado da imaginação, da subjetividade de quem cria a metáfora. Iniciaremos com o conceito de metáfora.

12 VAMOS OBSERVAR AS DIFERENÇAS ENTRE METAFÓRAS E EXPRESSÕES METAFÓRICAS
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico VAMOS OBSERVAR AS DIFERENÇAS ENTRE METAFÓRAS E EXPRESSÕES METAFÓRICAS O Sr. Vivaldo é esperto como uma raposa. (comparação metafórica) O Sr. Vivaldo é uma raposa. (metáfora) A vida é fugaz como chuva de verão. (comparação metafórica) A vida é chuva de verão. (metáfora)

13 VEREMOS AGORA UMA MÚSICA COM EXPRESSÕES METAFÓRICAS
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico VEREMOS AGORA UMA MÚSICA COM EXPRESSÕES METAFÓRICAS Ouça-me bem, amor Preste atenção, o mundo é um moinho Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos, Vai reduzir as ilusões a pó... (Cartola- O mundo é um moinho) Na primeira estrofe, há uma metáfora que se desdobra em outras duas. Segundo o dicionário Aurélio, moinho é máquina que serve para triturar qualquer coisa, e, ao comparar o mundo a um moinho, o compositor mangueirense explica, por meio da metáfora, com triste e fina poesia, como sonhos podem ser triturados e ilusões podem ser reduzidas a pó.

14 EXPRESSÕES COM VALORES METAFÓRICOS:
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico EXPRESSÕES COM VALORES METAFÓRICOS: FALAR PELOS COTOVELOS FALAR DEMAIS; TER JOGO DE CINTURA SABER LIDAR COM SITUAÇÕES DIFERENTES; SER LÍNGUA DE TRAPO FALAR DA VIDA ALHEIA; SER DEDO DURO SER ALCAGUETE; DAR NO PÉ SAIR, IR EMBORA; BATER PERNA PASSEAR.

15 Na comparação metafórica
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico Na comparação metafórica Muitos verbos também são utilizados no sentido metafórico. Quando dizemos que determinada pessoa "é difícil de engolir", não estamos cogitando a possibilidade de colocar essa pessoa estômago adentro. Associamos o ato de engolir (ingerir algo, colocar algo para dentro) ao ato de aceitar, suportar, aguentar, em suma, conviver.

16 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico Um moço é bípede, mamífero, humano, fala e pode ser sensual. Ao compararmos os dois com a metáfora "Esse moço é um gato", o traço de significado que provavelmente estaremos colocando em intersecção é apenas o traço sensual. Imagem: Metáfora / GisaLima / Domínio Público.

17 EXPRESSÕES COM VALOR METONÍMICO ?
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico Oh, Madalena / o meu peito percebeu / que o mar é uma gota / comparado ao pranto meu… VAMOS ESTUDAR EXPRESSÕES COM VALOR METONÍMICO ? Imagem: Idea / Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

18 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico CONCEITO É a troca de um nome por outro, havendo entre eles alguma relação ou semelhança. A METONÍMIA PODE SER RECONHECIDA NOS SEGUINTES PROCESSOS: Quando o nome do autor substitui a obra: Gosto de ler Jorge Amado. Imagem: Caricatura de Jorge Amado / André Koehne / GNU Free Documentation License.

19 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico OBSERVE ESSES OLHOS! O destaque ao olho feminino, evoca imediatamente todo o rosto a ser maquiado. Temos a parte pelo todo. Imagem: Um olho humano com rímel nos cílios / Garretttaggs55 /  GNU Free Documentation License.

20 Leia o poema “A laçada”, de Oswald de Andrade.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico Leia o poema “A laçada”, de Oswald de Andrade. “O Bento caiu como um touro No terreiro E o médico veio de Chevrolé Trazendo o prognóstico E toda a minha infância nos olhos”. No terceiro verso, o eu lírico, em vez de empregar a palavra “carro” preferiu utilizar “Chevrolé”, mantendo entre elas uma relação de interdependência, já que “Chevrolé” é uma marca de carro.

21 Teus olhos querem me levar Eu só quero que você me leve
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico Teus olhos querem me levar Eu só quero que você me leve Eu ouço as estrelas conspirando contra mim Eu sei que as plantas me vigiam do jardim A música “nem cinco minutos guardados”, de Sergio Britto e Marcelo Frommer, apresenta uma metonímia em que a parte (olhos) substitui o todo (a mulher).

22 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico Pé de meia Expressão metonímica, referente ao hábito antigo de guardar dinheiro em uma meia, preenchendo primeiro a porção onde o pé é acomodado na peça de vestuário. Recurso de poupança comum em localidades isoladas ou para quem não tinha acesso a instituições financeiras.

23 a cruz : o cristianismo; a espada: o poder militar;
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico Conhecemos muitos símbolos que não deixam de ser modalidades da metonímia, como: a cruz : o cristianismo; a espada: o poder militar; o cetro : o poder monárquico, a autoridade; a coroa: o poder monárquico, a realeza; os chinelos : o ócio, o conforto; a máscara: a falsidade, a dissimulação.

24 Ex.: Alguns primatas vivem em minha árvore. (primatas = micos).
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico O gênero pela espécie: Ex.: Alguns primatas vivem em minha árvore. (primatas = micos). Conteúdo (o que está contido) – continente (o que contém). Ex: “Bebeu uma xícara de café requentado.” (= o conteúdo de uma xícara) EX: Comeu dois pratos. (o conteúdo dos pratos) A marca pelo produto: Ex.: “Põe meia dúzia de Brahma pra gelar, muda a roupa de cama, eu tô voltando.” Maurício Tapajós / Paulo C. Pinheiro (Brahma = cerveja) O Ford quase nos atropelou. (Ford = veículo)

25 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico O efeito pela causa: Ex.: Respirava saúde naquelas montanhas. (saúde em vez de ar puro) Aquele poeta bebeu a morte. (= veneno) A causa pelo efeito: Ex.: Vivo do meu trabalho. (do produto do trabalho = alimento) O esforço molhou-lhe a roupa. (esforço em vez de suor) O instrumento pelo usuário: Ex.: Os microfones corriam no gramado. (= jornalistas) Ele é um grande raquete. (ele é um grande jogador de tênis) O símbolo pelo simbolizado: Ex.: A coroa foi disputada pelos irmãos. (= poder) Nunca abandones a cruz. (cruz = símbolo da religião)

26 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico O concreto pelo abstrato: Ex.: Ele era a bengala de seus velhos pais. (bengala em vez de amparo) “Levam com o coração mais do que com os braços, os filhos pequeninos.” (coração = sentimento) O abstrato pelo concreto: Ex.: Incentivemos a juventude. (juventude no lugar de jovens) A infância, às vezes, é rebelde. (infância = crianças) O lugar de produção pelo produto: Ex.: Tomar uma Caxambu bem gelada. (Caxambu no lugar de água mineral) Comprei um Porto para o jantar. (Porto = vinho originário da cidade do Porto, Portugal) O inventor pelo invento: Ex.: Graham Bell permitiu que a humanidade se comunicasse melhor. (o invento de Graham Bell = o telefone) / Gutenberg possibilitou a difusão do conhecimento. (a invenção de Gutenberg = imprensa)

27 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico A parte pelo todo: Ex.: Todos nós precisamos de um teto para morar. (parte: teto; todo: casa) “O bonde passa cheio de pernas.” (Carlos Drummond de Andrade) (pernas em vez de pessoas) O todo pela parte: Ex.: Usava cintos de jacaré. (jacaré em vez de pele de jacaré) “Ele morava na Rua do Senador Eusébio.” (Artur Azevedo) (numa casa da Rua do Senador Eusébio) A matéria pelo objeto: Ex.: Os cristais destacavam-se sobre a mesa. (cristais = copo) Soava ao longe o bronze. (bronze no lugar de sino) O singular pelo plural: Ex.: Toda criança tem direito a brincar. (criança = todas as crianças) O carioca é bastante simpático. (carioca = todos os cariocas)

28 VAMOS FAZER EXERCÍCIOS ?
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico VAMOS FAZER EXERCÍCIOS ?

29 1- Que figuras de linguagem encontramos nos textos?
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico EXERCÍCIOS: 1- Que figuras de linguagem encontramos nos textos? Eu tenho dez cabeças de cavalo, e você? Eu tenho vinte, mas os cavalos estão inteiros. 2- Elabore uma propaganda usando metonímia. 3- Leia o texto a seguir e responda às perguntas.

30 INSCRIÇÃO PARA UMA LAREIRA A vida é um incêndio: nela
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico INSCRIÇÃO PARA UMA LAREIRA A vida é um incêndio: nela dançamos, salamandras mágicas Que importa restarem cinzas se a chama foi bela e alta? Em meio aos toros que desabam, cantemos a canção das chamas! Cantemos a canção da vida, na própria luz consumida... ( Mário Quintana. Esconderijos do tempo. São Paulo: Globo.) Glossário: Salamandra: tipo de anfíbio que, segundo uma lenda antiga, pode atravessar o fogo sem se queimar. Toro: tronco de árvore cortada

31 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico 1.Na primeira estrofe do poema, Mário Quintana usa uma metáfora para definir a vida. a) Qual é essa metáfora? b) O que há de semelhante entre os termos comparados que podem ter levado o poeta a criar tal metáfora? 2. O termo “salamandras mágicas” também é metafórico. Na sua opinião, a quem se refere esse termo? Justifique sua resposta. 3. Proponha outra metáfora para conceituar a vida e explique como você criou essa metáfora .  

32 Bibliografia consultada
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Expressões com valor homonímico, metafórico e metonímico Bibliografia consultada Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara. Português. Contexto, Interlocução e Sentido. 1. ed. São Paulo – 2010. Organizador: Ricardo Gonçalves Barreto. 1. ed. São Paulo – Ser protagonista – Português, volume 2. Willian Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães, 7. ed. São Paulo Português Linguagem 1. Maria Lúcia Sant’Ana Nascimento. Português Instrumental. Pesquisa no site : Pesquisa no site : Pesquisa no site :

33 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 5 O pensandor / Auguste Rodin, Madrid / GNU Free Documentation License. 11/09/2012 10 What? / Lilyu / WTF Public License. 16 Metáfora / GisaLima / Domínio Público 17 Idea / Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 18 Caricatura de Jorge Amado / André Koehne / GNU Free Documentation License. 19 Um olho humano com rímel nos cílios / Garretttaggs55 /  GNU Free Documentation License.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google