A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimentos Epirogênicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimentos Epirogênicos"— Transcrição da apresentação:

1 Movimentos Epirogênicos
Podem provocar o rebaixamento de litorais pelas invasões do mar (transgressão marítima) ou o levantamento da costa pelo recuo dos oceanos (regressão marinha); Podem também soerguer ou rebaixar os leitos dos rios, modificando seu trabalho erosivo.

2 REGRESSÃO Maré alta MARÉ Maré baixa ELEVAÇÃO DA CROSTA REDUÇÃO DA
Imagem: Jared / Domínio Público . REGRESSÃO MARÉ ELEVAÇÃO DA CROSTA REDUÇÃO DA Maré alta Maré baixa

3 Movimentos Orogênicos
 Orogênicos - do grego ôros = montanha;  Resultado de movimentos verticais ou horizontais. São movimentos de pequena duração no tempo geológico, mas muito intensos;  Como resultado deste movimento temos: dobras (dobramentos) e as falhas(falhamento) ou fraturas.

4 As Dobras Flanco Zona de Dobra Plano Axial Linha de dobra  Ocorrem se as rochas atingidas não oferecerem grande resistência às forças internas;  Os dobramentos ocorreram em diferentes eras geológicas (Pré-cambriana e Cenozóica) (7). Flanco Plano Axial Linha de dobra Zona de Dobra Imagens: (a) דקי / GNU Free Documentation License e (b) Brews ohare / GNU Free Documentation License.

5 Falhas ou Fraturas  Ocorrem em áreas onde as rochas são rígidas e resistentes às forças internas e “quebram-se” em vez de dobrar;  Caracterizam-se por um desnível do terreno: uma parte elevada e outra rebaixada. Imagem: Jesús Gómez Fernández / A) Falha Inversa B) Falha Normal C) Falha Transcorrente / GNU Free Documentation License, Version 1.2

6 Vulcanismo  Chamamos de vulcanismo os fatos e fenômenos geográficos relacionados com as atividades vulcânicas, através dos quais o magma do interior da Terra chega até a superfície. Imagem: Phil Whitehouse / Creative Commons Attribution.

7 Vulcanismo (Gêiseres)
Imagem: Phil Whitehouse / Creative Commons Attribution.

8 Abalos Sísmicos ou Terremotos
 O terremoto é produzido por acomodações geológicas de camadas internas da crosta ou pela movimentações das placas;  Em limites transformantes, onde não há convergência nem divergência de placas, podemos citar como exemplo a falha de San Andreas, na Califórnia, EUA e a falha da Anatólia, na Turquia.  O aparelho utilizado para medir a intensidade de um terremoto é o sismógrafo, que segue a escala Richter - uma escala com 10 graus, cada um indicando uma intensidade 10 vezes maior que a anterior.


Carregar ppt "Movimentos Epirogênicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google