A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Patrícia Maia Alves Diário de Bordo de:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Patrícia Maia Alves Diário de Bordo de:"— Transcrição da apresentação:

1 Patrícia Maia Alves Diário de Bordo de:
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS S/C LTDA Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Diário de Bordo de: Patrícia Maia Alves

2 Diário de Bordo Introdução Fato Significativo Música Marcante
Vivências Considerações Gerais

3 Introdução Apresentação
O Diário de Bordo é um instrumento utilizado para registrar fatos e acontecimentos significativos durante o período do curso em algumas disciplinas. Contexto de Produção Esta é uma atividade interdisciplinar, desenvolvida no 3º período do Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional da UNIMINAS, proposta pelas professoras das seguintes disciplinas: Ana Carolina Scalia  - Disciplina: Laboratório de Aprendizagem e Gilca dos Santos Vilarinho - Disciplina: Informática Aplicada à Educação II O conteúdo foi selecionado a partir dos momentos vivenciados ao longo da Disciplina Laboratório de Aprendizagem e que foi desenvolvido na disciplina Informática Aplicada à Educação II. VOLTAR

4 Vivências Criatividade Dinâmica Como Cartão Eu no Lugar das
de Apresentação Dinâmica das Cores Eu no Lugar Do Outro Trabalho em Equipe e sua Importância Campo Minado Dinâmica Das Velas VOLTAR

5 Criatividade Como Cartão
De Apresentação Descrição Metodologia Considerações Pessoais VOLTAR

6 Descrição Objetivo: Estimular o desenvolvimento da criatividade dos participantes,em relação as habilidades do pedagogo Gestor no mercado de trabalho. Número de participantes: 15 a 25 pessoas Duração: de 50 a 60 minutos Material:cartolina canetinhas coloridas pincel papel craft Facilitadoras: Michelle, Rosana e Veridiana VOLTAR

7 Metodologia Aquecimento:
Para promover a descontração da turma, desenvolver a brincadeira do morto e vivo que envolve ação direta com os participantes. A brincadeira exige muita atenção dos envolvidos, pois ao ouvir a palavra “morto” os mesmos devem se abaixar e “vivo” devem se levantar, conforme o facilitador aumentar ou diminuir o rítimo da brincadeira. PROXIMO

8 Metodologia Ação: Dividir a turma em grupos de 4 a 5 pessoas para o desenvolvimento da seguinte tarefa:Uma empresa multinacional MRV está recrutando pedagogos gestores para fazer parte de seu quadro de funcionários. Para ser selecionado, o grupo deve fazer uma apresentação bem criativa, com frases, desenhos ou o que o grupo entender de mais criativo, os grupos apresentarão o por que esta empresa deveria contratar um Pedagogo Gestor de forma que a apresentação deve ser como um marketing deste profissional. Obs: Esta é apenas uma simulação para estimular a criatividade dos participantes e levar os mesmos a desenvolver habilidades que será exigida no mercado de trabalho, por isso no final de cada apresentação não será selecionado nenhum grupo. PROXIMO

9 Metodologia Socialização: Compartilhar com todos os participantes sobre as dificuldades ou facilidades em desenvolver esta atividade ressaltando as vantagens do pedagogo gestor dentro das organizações. Processamento: leitura de um texto complementar: Acreditar em suas escolhas faz a diferença. O objetivo deste texto é estimular os participantes a acreditarem no seu potencial e na escolha de sua atuação no mercado de trabalho com conhecimento e habilidades que estão adquirindo no curso. Avaliação: Será passado para cada participante um termômetro desenhado em um papel, com a seguinte marcação: A temperatura da dinâmica até 40º graus. De 10º á 20º graus : Bom De 21º a 30º graus : Muito bom De 30º a 40º graus : Ótimo Menos que 10º regular Após a marcação o participante poderá acrescentar um feedback que achar necessário ao grupo. VOLTAR

10 Considerações Pessoais
Gostei muito desta vivência, pois foi uma das poucas que abordou um tema que não falasse sobre relacionamento grupal e acho que foi o a única que focou em nosso futuro profissional. Achei o tema e a maneira como foi elaborada a metodologia muito criativos. Me fez pensar em minhas habilidades que tenho e que terei que desenvolver para exercer minha profissão. VOLTAR

11 Considerações Pessoais
Dinâmica das Cores Descrição Metodologia Considerações Pessoais VIVENCIAS

12 Descrição Objetivo: Propiciar momentos de descontração, interação entre os participantes do grupo e desenvolvimento do trabalho em equipe. Números de participantes: 10 a 30 pessoas Duração: 1 hora. Material: Folha sulfite, caneta, fita adesiva, três cartolinas em cores diferentes e som com CD. Facilitadoras: Janaina, Diane e Patrícia. VOLTAR

13 Metodologia Aquecimento
Em círculo será distribuído um pedaço de papel e uma caneta para cada participante, escrever neste papel a primeira pergunta que vier na cabeça, qualquer pergunta. Os facilitadores irão pegar todos os papéis embaralhá-los e entregá-los aos participantes, (é importante que o participante não receba aquele o qual escreveu), consecutivamente um a um todos responderão as perguntas recebidas sem ver o do outro, dobre os papéis novamente e repasse 2 vezes para seu lado direito, todos ao mesmo tempo. Uma pessoa começa lendo o que está no seu papel, em seguida, a pessoa ao lado esquerdo vai ler a resposta dela, e assim sucessivamente, a mesma que respondeu a resposta vai ler a sua pergunta e o vizinho ao lado responderá a sua resposta. Ação Forme um círculo, todos os participantes devem fechar os olhos, os facilitadores devem pregar com fita adesiva na testa de cada componente, um pedaço de cartolina colorida (serão três cores diferentes), com restante das cartolinas, anexe em paredes diferentes da sala, peça aos participantes para que abram os olhos e informe que a partir daquele momento em hipótese alguma, não poderão conversar até o termino da dinâmica, estipule um tempo, e explique que todos deverão descobrir sua cor e se aproximar da parede que esteja afixado a mesma cor, coloque uma música agitada a fim de impulsioná-los. PROXIMO

14 Metodologia Socialização
Como foi cada momento dessa vivência? O que podemos perceber? No primeiro momento o que propiciou? E o segundo momento houve trabalho em equipe? Por quê? Processamento Leitura da fábula “O leão e os três touros” (Autor: Esopo) Neste momento será criado relação entre o tema e a compreensão de que cada relação é única, a interação entre o grupo somente ocorrerá de forma agradável, mediante o respeito ao próximo,administrando da melhor maneira possível os relacionamentos, baseando-se no respeito, na ética e na humildade. Avaliação “A cooperação é a convicção plena de que ninguém pode chegar à meta se não chegarem juntos”. (Autor Desconhecido) Após a leitura da reflexão, será proposto a formação de um círculo e cada participante oferecerá juntamente com um abraço ao seu colega da esquerda uma palavra de otimismo que contribua para maior interação entre todos. VOLTAR

15 Considerações Pessoais
Esta foi a primeira vivência elaborada pelo meu grupo. No inicio estávamos com um pouco de medo, devido a grande responsabilidade. Acho que tivemos muito sorte, pois escolhemos um tema bom de trabalhar e que foi recebido pelo grupo com muita facilidade, até mais que o esperado. Fiquei muito feliz com o resultado e aprendi muito vivenciando o outro lado como facilitadora. Ainda temos muito o que aprender, principalmente, em relação ao tempo e situações inesperadas. Mas, com a prática vamos aprender. VOLTAR

16 Considerações Pessoais
Eu no Lugar do Outro Descrição Metodologia Considerações Pessoais VIVENCIAS

17 Descrição Objetivo: Propiciar momentos de descontração, enfatizando a importância de se colocar no lugar do outro, respeitando suas idéias/opiniões. Número de participantes: 10 a 30 pessoas Duração: 1 hora aproximadamente. Material: som, CD com música instrumental e urso de pelúcia. Facilitadoras: Silvia, Tatiane Oliveira, Tatyanne Carvalho. VOLTAR

18 Metodologia Aquecimento:– Projeção de sentimentos Objetivo:
Promover a integração do grupo, descontrair, desenvolver a afetividade, colocar-se no lugar do outro. Procedimentos: Formar um círculo em pé – o grupo todo. Colocar uma música instrumental suave. Entregar o boneco para um dos participantes e pedir que ele faça qualquer coisa com o boneco – abraçar, beijar, acariciar, bater, jogar no chão, etc. Lembrar que cada pessoa deve recordar, depois, exatamente o que fez com o boneco. Passar o boneco para o vizinho da direita, que repetirá, da sua forma, os gestos, e assim, sucessivamente, até o último participante do círculo. Recolher o boneco. Comunicar que cada pessoa deverá, agora, repetir no seu vizinho da direita o mesmo que fez com o boneco. Observar as reações das pessoas e ouvir delas os próprios sentimentos, o que experimentaram vivenciando o exercício. PROXIMO

19 Metodologia Ação: Concordo... Discordo Objetivo:
Exercitar a capacidade de persuasão, formas de comunicação, bem como proporcionar aprendizagem. Será necessário trabalhar com a competitividade, e diversidades. Procedimentos: Espalhar frases sobre uma mesa. Solicitar que cada participante escolha um par, e informar que cada dupla irá discutir sobre um tema, onde, um dos dois concorda com o que está escrito, e o outro discorda. Cada dupla terá cinco minutos para discussão e depois irão inverter os papéis. Socialização Este é um momento de cada um compartilhar o que sentiu durante o aquecimento e a ação. As facilitadoras lançarão perguntas para facilitar esse momento. (Como você se sentiu no lugar do outro? Quais os sentimentos ou dificuldades ao concordar ou discordar? Suas opiniões foram baseadas em preconceitos? Você sentiu que suas idéias/opiniões foram respeitadas?). PROXIMO

20 Metodologia Processamento: Jogo da carruagem
Leitura do texto: Jogo da Carruagem Objetivo: Extravasamento, mostrar a importância de cada um fazer a sua parte dentro do grupo, compreender as dificuldades e o tempo de cada pessoa para executar determinadas tarefas. Utilizar-se-á do texto para fazer um fechamento do tema, proporcionando uma reflexão e um memento para compartilhar sobre o mesmo. Será designado um personagem para cada participante. O facilitador irá fazer a leitura da história e, quando citar o “personagem”, a pessoa correspondente deve levantar-se e bater uma palma e sentar-se, ao dizer “carruagem” todos se levantam batem 2 palmas e sentam-se. Avaliação: Critico... Elogio Objetivos: Exercício de feedback, avaliar um processo de forma prática e objetiva. Procedimentos: Manter o grupo em círculo e solicitar que cada um verbalize o que Critica e o que Elogia sobre a vivencia e as facilitadoras. VOLTAR

21 Considerações Pessoais
Esta vivência me ajudou a perceber meus sentimentos e de não ter vergonha de expressá-los. Acho que no aquecimento isto ficou bem claro para mim, apesar que não tive muita dificuldade. Mas quando penso em outros sentimentos, percebo que ainda preciso expressá-los melhor, principalmente para meus familiares. Achei muito bom os momentos da metodologia, pois foi possível me colocar no lugar do outro através de várias situações. Gostei muito do momento da história, pena que não foi possível repetir. Em geral, achei o tema interessante e me proporcionou um momento de reflexão em relação ao outro e a eu mesma. VOLTAR

22 Considerações Pessoais
Dinâmica das Velas Metodologia Descrição Considerações Pessoais VIVENCIAS

23 Descrição Objetivo: Refletir e perceber a importância do tempo em nossas vidas. Numero de participantes: Cerca de 20 pessoas Material: Caixa de fósforos, duas velas – uma minúscula, bem pequena e outra grande, nova. Duração: Aproximadamente 1 hora Facilitadores: Anne katarine, Diego Iure, Joice Camila. VOLTAR

24 Metodologia Aquecimento: Objetivo: Promover a apresentação dos participantes de um grupo, especialmente se o tema-assunto do encontro for “Tempo”. Quebrar o “gelo”, possibilitar o conhecimento, descontrair. Procedimento: Informar que todos irão se apresentar a partir daquele momento, utilizando um fósforo, enquanto estiver aceso- “Evite ser o último”.Demonstrar, iniciando a apresentação: abrir a caixa, acender um fósforo (só deve ser permitido, a principio, um fósforo) e proceder sua apresentação – nome, expectativas, gostos pessoais, características marcantes, etc.Caso o fósforo apague, é dada a vez a outra pessoa e, assim, sucessivamente. Ao final, oportunizar às pessoas que tiveram seus fósforos apagados, antes de concluída sua apresentação, a chance de fazer algum acréscimo, se assim o quiserem. Promover os comentários convenientes. PROXIMO

25 Metodologia Ação Objetivo:
Refletir sobre coisas que não conseguiu realizar e projetar a confiança noutra pessoa para a realização futura daquilo que gostaria, mas não tem mais tempo. Descrição da dinâmica: O facilitador deverá ter a mão, visível, um toco de vela, bem pequeno, já quase no fim.A vela grande deverá estar guardada, sem que o grupo veja. Orientar para que o grupo fique posicionado em círculo, assentado em cadeiras ou no chão. Acender o toco de vela e colocar para os grupos as instruções. “Esta vela esta se acabando é você, ela representa o final das nossas atividades aqui. Muitas coisas poderiam ter sido realizadas, mas não foram, nem foram ditas. Você está no seu instante final e esta é uma oportunidade única- é sua despedida. O que você gostaria de dizer ou a quem gostaria de se dirigir?”. Iniciar por um voluntário, que passará o toco da vela para o vizinho da direita, que se coloca e passa para a próxima pessoa e, assim, sucessivamente, até ter-se completado a roda. PROXIMO

26 Metodologia Ascender a vela nova e grande. Recomeçar com o mesmo voluntário do inicio e dizer o seguinte: “Esta vela é você em um novo começo, representando o que você não fez ate hoje, mas gostaria de fazer. Que pessoa você escolheria para depositar toda a sua confiança e dar continuidade ao que você não pode realizar? Dirija-se ate ela e passe a vela”. Deixar os participantes livres para se dirigirem a quem quiserem.Varias pessoas poderão ser escolhidas, e algumas poderão não ser escolhidas- na vida é assim... Ao final, abrir para depoimentos adicionais-sentimentos, emoções, recados extras, etc. Socialização: Neste momento será proposto um texto sobre o assunto: “Tempo”: “Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de abraçar e tempo de afastar-se; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz." -- Eclesiastes, 3 Avaliação: Cada pessoa irá relatar quais as dificuldades relacionadas VOLTAR

27 Considerações Pessoais
A vivência foi muito boa, pois proporcionou um momento de reflexão sobre a nossa vida e como estamos aproveitando cada momento. Pude avaliar o que fiz neste semestre e quais eram as minhas metas do inicio do ano. Verifiquei que não me dediquei como precisava em tudo, principalmente na faculdade. O tempo passou muito rápido e parece que eu estava parada assistindo a tudo passar na frente. Cheguei a conclusão que preciso administrar melhor o meu tempo, para conseguir aproveitar tudo de bom que a vida me oferece. VOLTAR

28 Campo Minado Metodologia Descrição Considerações Pessoais VIVENCIAS

29 Descrição Objetivo: Perceber e desenvolver o trabalho em equipe, a comunicação e a habilidade de planejar. Números de participantes: Acima de 10 pessoas Duração: 45 minutos. Material: Fita crepe, apito, folha contendo o mapa do campo minado e som com CD. Facilitadoras: Janaina, Diane e Patrícia. VOLTAR

30 Metodologia Aquecimento:
Peça para que os participantes em pé formem um círculo voltados para dentro dele. Agora se pede que todos virem para a direita, de modo que cada um fique de frente para as costas do colega, como numa fila circular. Cada um deve juntar a ponta dos pés nos calcanhares do colega á sua frente, colocando as mãos na cintura dele. O objetivo de todo o grupo é sentar em círculo de uma só vez mantendo o equilíbrio. O facilitador contará até três pausadamente, e as pessoas devem sentar-se nos joelhos de quem está atrás, vagarosamente. Todos ao mesmo tempo; Se alguém perceber que vai perder o equilíbrio deve comunicar ao grupo, imediatamente. Tentar várias vezes até que consigam atingir o objetivo. Quando houver um equilíbrio, uma coesão no grupo, o facilitador solicitará que todos soltem a mão direita e levantem para o alto. Em seguida, a mão esquerda. Finalmente pede-se a todos que coloquem a mão na cintura do colega a sua frente e, após a contagem até três, por parte do facilitador, levantam-se todos juntos, vagarosamente. Repete-se então o mesmo processo, porém de olhos fechados. PROXIMO

31 Metodologia Ação: O facilitador conduz o grupo para o local onde o chão foi antecipadamente demarcado com fita crepe. Todos os membros do grupo são convidados a ficar após uma linha que marca o início do campo minado. São passadas as seguintes instruções ao grupo:                                           Vocês deverão atravessar este campo minado, uma pessoa de cada vez. Quando a pessoa que está na travessia pisar em uma mina o facilitador irá soar o apito, que simboliza a explosão da mina. A pessoa que "sofreu" a explosão deverá voltar para junto do grupo e oportunamente tentar novamente a travessia. Durante o jogo, o grupo não poderá falar, podendo, entretanto emitir sons e utilizar sinais físicos, previamente combinados.  É permitindo andar uma célula de cada vez, e sempre para uma célula adjacente. O grupo terá cinco minutos iniciais, quando poderão falar, para elaborar a estratégia a ser adotada durante a travessia.  O grupo terá vinte minutos para efetuar a travessia de todos os integrantes. PROXIMO

32 Metodologia O jogo deve ser conduzido em silêncio, podendo o grupo utilizar sinais físicos ou sonoros previamente combinados. Entretanto, é normal que as pessoas deixem escapar algumas palavras. Neste momento, o facilitador deve paralisar o jogo e relembrar a regra. Não é aconselhável instituir uma punição para o caso de pessoas que falem. O jogo termina quando o grupo descobre o caminho correto e todos conseguem atravessá-lo. Socialização: Na primeira tarefa (aquecimento), houve cooperação na execução da mesma? Qual a maior dificuldade encontrada? Qual a importância do trabalho em equipe? Na segunda tarefa (ação), houve comunicação ativa entre o grupo, houve planejamento na execução da tarefa? Qual a diferença de quem está de fora para quem está de dentro do campo minado? Ambos enxergam a situação da mesma forma? Houve sucesso no trabalho em equipe? O grupo somente alcançará o outro lado do campo minado, caso aprenda com as próprias experiências, e se estas foram acumuladas, incorporadas e transmitidas para os integrantes do grupo no momento apropriado. PROXIMO

33 Metodologia Este jogo permite também vivenciar a diferença entre conhecer a saída do campo estando do lado de fora, e como a situação parece mudar completamente quando se está atravessando o campo, necessitando da ajuda dos outros integrantes do grupo. O sucesso do grupo depende do sucesso de cada pessoa, e o sucesso de cada pessoa, depende do apoio do grupo. Processamento Leitura dos princípios básico da Consciência Grupal. Cada facilitadora lei um princípio que se totaliza em oito. Avaliação: Ao som da música “Força estranha” de Gal Costa, será proposto ao grupo que a ouça de olhos fechados, incentivando nesse momento uma breve avaliação, ou mesmo pedir para que deixem uma mensagem para o grupo. Encerrar a técnica, falando o quanto foi importante o trabalho com a equipe em questão, motivando os mesmos para a continuidade do trabalho. VOLTAR

34 Considerações Pessoais
Esta foi a segunda vivência elaborada pelo meu grupo. Pensamos em tudo com cuidado, pois fomos o último grupo a apresentar e queríamos fechar com uma mensagem legal. Desta vez consegui ficar mais à-vontade e falei mais com o grupo. Preciso de trabalhar mais a minha habilidade de liderança, para conseguir ser uma boa gestora futuramente. Mais uma vez o grupo foi receptivo ao nosso tema e conseguimos organizar melhor o tempo e as situações inesperadas. Aprendi muito de uma vivência para a outra e pude me avaliar melhor ao término de tudo. VOLTAR

35 Trabalho em Equipe e Sua Importância
Descrição Considerações Pessoais Metodologia VIVENCIAS

36 Descrição Objetivo: Propiciar momentos de descontração, enfatizando a importância de se trabalhar em grupo. Número de participantes: 10 a 30 pessoas Duração: 1 hora aproximadamente. Material: Folha sulfite, caneta ou canetinha, data show, televisão e DVD. Facilitadoras: Silvia, Tatiane Oliveira, Tatyanne Carvalho VOLTAR

37 Metodologia Aquecimento (Brincadeira ZOOM)
É uma brincadeira de concentração e agilidade de raciocínio, cada participante é um carro que anda e freia. É feito um círculo, as pessoas ficam sentadas em cadeiras e falam zoom uma pra outras, as quais de repente podem frear, alterando assim a direção do círculo. À medida que forem errando saem da brincadeira, os que ficam do lado de fora ficam atrapalhando para tirar mais pessoas da brincadeira. Ganha as três últimas pessoas que permanecerem na brincadeira. Intuito: demonstrar como a competitividade pode atrapalhar o desenvolvimento em equipe. Ação (Corrida de Carros) Objetivos: a)Demonstrar rapidez num trabalho de equipe. b)Desenvolver agilidade mental e capacidade de raciocínio. c)Desenvolver a imaginação e a criatividade. PROXIMO

38 Metodologia Processo:
I. A tarefa de cada subgrupo consiste em resolver, na maior brevidade possível, o problema da Corrida de Carros, conforme explicação dada na folha, que será entregue a cada pessoa do grupo; II. A seguir, lê-se em voz alta, o conteúdo da folha, e formam-se os diversos subgrupos para início do exercício; III. Todos os subgrupos procurarão resolver o problema da Corrida de Carros, com a ajuda de toda a equipe; IV. Obedecendo às informações constantes da cópia da Corrida de Carros, a solução final deverá apresentar a ordem em que os carros estão dispostos com a respectiva cor, conforme chave anexa; V. Será vencedor da tarefa o subgrupo que apresentar por primeiro a solução do problema; VI. Terminado o exercício, cada subgrupo fará uma avaliação acerca da participação dos membros da equipe, na tarefa grupal; VII. O animador poderá formar o plenário com a participação de todos os membros dos subgrupos, para comentários e depoimentos. PROXIMO

39 Metodologia Socialização
Este é um momento de cada um compartilhar o que sentiu durante o aquecimento e a ação. As facilitadoras lançarão perguntas para facilitar esse momento. (Como você se sentiu dentro da sua equipe? Você conseguiu contribuir com idéias? Houve dificuldade para trabalhar em equipe? Houve comunicação clara e objetiva no grupo? Você compreendeu a importância de trabalhar em equipe?). Processamento Leitura do texto do livro: “O que podemos aprender com os gansos" de Alexandre Rangel, p Objetivo: Mostrar, por intermédio da história e sua moral, a importância de respeitar o espaço de cada um dentro de um grupo, e também o quão necessário é o trabalho em equipe, ajudando uns aos outros. Avaliação Este é o último momento da vivência. O grupo irá expor o que achou de importante em toda a vivência. Cada aluno fará um desenho ou escreverá uma palavra destacando o que achou de importante no tema proposto. VOLTAR

40 Considerações Pessoais
Esta foi importante pois foi possível analisar o trabalho em equipe e os conflitos que podem existir dentro dela. Pudemos avaliar vários tipos de conflitos e vivenciar alguns deles. Achei bem elaborada e coerente. Consegui refletir sobre a importância de cada um dentro de uma equipe e preciso respeitar o espaço de todos, afinal não somos iguais e temos nossas diferenças. São justamente essas diferenças que garantem o sucesso ou o fracasso de uma equipe, depende de cada um saber agir no momento certo. VOLTAR

41 Fato Significativo Gostaria de compartilhar dois fatos significativos que aconteceram neste semestre. Um aconteceu em minha vida particular e outro no mundo. O primeiro foi as minhas férias em fevereiro, que passei em Santos-SP. O segundo é em relação ao aquecimento global, que as pessoas estão começando a se conscientizar. INICIO PROXIMO

42 Minhas Férias Tirei minhas férias em fevereiro. Aproveitei e fui pra Santos com minha amiga Aline. Ficamos na casa de parentes dela por quase vinte dias. Eles foram muito cordiais e prestativos. Nos levaram para conhecer o litoral de santos e outras praias perto de lá também. Além de ter conhecido lugares maravilhosos, essa viagem me ajudou a ampliar meus horizontes. Conheci hábitos e costumes dos santistas, aprendi a conviver com os outros e a respeitar o espaço de cada um. Acho que voltei renovada da viagem, e posso dizer com certeza que esta foi uma experiência inesquecível e por isso decidi compartilhar ela com todos... PROXIMO

43 Minhas Férias PROXIMO

44 Aquecimento Global O aquecimento global está relacionado ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o este século. Este processo ameaça a nossa sobrevivência e do planeta em geral, pois prejudica o clima, aumenta o efeito estufa e vira um efeito dominó sobre todo o planeta. PROXIMO

45 Aquecimento Global Neste começo de ano, o mundo se voltou contra este processo, e nunca se viu tanto esforço e comoção para tentar retroceder o aquecimento global. Ong’s, empresas, a população, reuniões mundiais como convenções da ONU e do G8, alem da imprensa. Todos tentam ajudar de alguma maneira para reduzir o aquecimento global. Isto ainda é pouco, mas é um começo, e promissor! O primeiro passo para salvar nosso planeta é conscientizar as pessoas do risco que corremos se não preservamos o meio ambiente. VOLTAR

46 Música Marcante Música: Enquanto Houver Sol Artista: Titãs
Compositor: Sérgio Britto INICIO PROXIMO

47 Música Marcante Quando não houver saída Quando não houver mais solução
Ainda há de haver saída Nenhuma idéia vale uma vida Quando não houver esperança Quando não restar nem ilusão Ainda há de haver esperança Em cada um de nós, algo de uma criança Enquanto houver sol, enquanto houver sol Ainda haverá PROXIMO

48 Música Marcante Quando não houver caminho Mesmo sem amor, sem direção
A sós ninguém está sozinho É caminhando que se faz o caminho Quando não houver desejo Quando não restar nem mesmo dor Ainda há de haver desejo Em cada um de nós, aonde Deus colocou Enquanto houver sol, enquanto houver sol Ainda haverá PROXIMO

49 Música Marcante Escolhi esta música, por que ela fala da necessidade de ter sempre esperança e acreditar em nossos sonhos, pois só assim, eles se realizarão. Sempre gostei muito dela e acho que ela é muito propícia a este primeiro semestre, pois foi muito difícil conciliar a faculdade com o trabalho. Houve momentos em que achei que nada fosse dar certo, mas sempre aparece uma luz no fim do túnel que te leva a seguir em frente. Por isso, “enquanto houver sol, enquanto houver sol, ainda haverá...” VOLTAR

50 Considerações Gerais O Diário de Bordo é muito importante, pois conseguimos relatar a nossa visão sobre o aprendizado que tivemos durante o semestre. Consigo expressar meus acertos e meus erros e agregar mais conhecimento em minha vida. Este em especial, foi um marco, pois foi a primeira vez que elaborei uma apresentação tão complexa. Além disso, vivenciamos situações novas nesta disciplina, como a elaboração do projeto pedagógico e das vivências. Me senti mais perto de minha futura profissão, e fiquei feliz em saber que no final de tudo, consegui superar minhas dificuldades e desempenhar um bom trabalho. Agora resta as expectativas para o próximo semestre. Até lá! INICIO


Carregar ppt "Patrícia Maia Alves Diário de Bordo de:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google