A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA."— Transcrição da apresentação:

1 1 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA

2 2 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL NAPOLEÃO BONAPARTE CONTRIBUIU INDIRETAMENTE COM OS 1 OS SERVIÇOS ORGANIZADOS DE FISIOTERAPIA NO BRASIL... INVADIU PORTUGAL E FEZ COM QUE A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA DESEMBARCASSE NO BRASIL EM MONARCAS, NOBRES E PESSOAS DE VÁRIAS ÁREAS PARA SERVIR À ELITE PORTUGUESA, DE PASSAGEM POR ESTAS TERRAS.

3 3 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL EMBARQUE DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA PARA O BRASIL (29/11/1807). D. JOÃO E A FAMÍLIA REAL E + DE PESSOAS EMBARCAVAM EM PORTUGAL COM DESTINO AO BRASIL FUGINDO DO AVANÇO DAS TROPAS DE NAPOLEÃO BONAPARTE.

4 4 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL CONTRIBUIÇÕES DO REINADO: 1 AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDICO; SÉC. XIX (1879 – 1883): RECURSOS FISIOTERÁPICOS FAZIAM PARTE DA TERAPÊUTICA MÉDICA; CRIAÇÃO DO SERVIÇO DE ELETRICIDADE MÉDICA; CRIAÇÃO DO SERVIÇO DE HIDROTERAPIA EM PETRÓPOLIS (RJ), EXISTENTE ATÉ HOJE, COM O NOME DE CASA DAS DUCHAS.

5 5 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL

6 6 1884: ARTHUR SILVA (MÉDICO) PARTICIPOU INTENSAMENTE DA CRIAÇÃO DO 1º SERVIÇO DE FISIOTERAPIA DA AMÉRICA DO SUL... ORGANIZADO ENQUANTO TAL, MAIS PRECISAMENTE NA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO RIO DE JANEIRO.

7 7 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL SÃO PAULO NÃO FICOU ATRÁS : MÉDICO RAPHAEL PENTEADO DE BARROS FUNDOU O DEPARTAMENTO DE ELETRICIDADE MÉDICA E CRIOU O SERVIÇO DE ELETRORADIOLOGIA, NA FACULDADE DE MEDICINA DA USP.

8 8 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL 1929: MÉDICO WALDO ROLLIM DE MORAES CRIOU O SERVIÇO DE FISIOTERAPIA DO INSTITUTO DO RADIUM ARNALDO VIEIRA DE CARVALHO NO RIO DE JANEIRO. NO MESMO ANO, CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS EM SÃO PAULO.

9 9 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL 1930–40: RJ E SP POSSUÍAM SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA IDEALIZADOS POR MÉDICOS QUE TOMAVAM PARA SI A TERAPÊUTICA DE FORMA INTEGRAL, EXPERIMENTANDO RECURSOS FÍSICOS QUE OUTROS MÉDICOS, NÀ ÉPOCA, NÃO OUSAVAM UTILIZAR.

10 10 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL ESSES MÉDICOS ERAM DISTINTOS DOS OUTROS POR ESTAREM PREOCUPADOS NÃO APENAS COM A ESTABILIDADE CLÍNICA DE SEUS PACIENTES, MAS COM SUA RECUPERAÇÃO FÍSICA PARA QUE PUDESSEM VOLTAR A VIVER EM SOCIEDADE, COM IGUAIS OU PARECIDAS FUNÇÕES ANTERIORES AO AGRAVO DA SAÚDE.

11 11 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL VISÃO AMPLA DE COMPROMISSO COM O PACIENTE E ENGAJAMENTO EM TRATAMENTO + EFICAZ, QUE PROMOVESSE A REABILITAÇÃO, 1 VEZ QUE AS INCAPACIDADES FÍSICAS POR VEZES EXCLUÍAM-NO SOCIALMENTE... LEVOU-OS A SEREM DENOMINADOS MÉDICOS DE REABILITAÇÃO.

12 12 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL AS FACULDADES DE MEDICINA LHES ERAM ÚTEIS PARA: EMBASAR CIENTIFICAMENTE SUA PRÁTICA MÉDICA, O ACESSO AO CONHECIMENTO ADQUIRIDO PELOS CIENTISTAS EUROPEUS SOBRE FISIOLOGIA HUMANA E O EMPREGO CRESCENTE DOS RECURSOS HÍDRICOS, ELÉTRICOS E TÉRMICOS.

13 13 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL ATRAVÉS DE TRABALHOS E TESES, CRIOU-SE A CULTURA DE ATENÇÃO DIFERENCIADA ÀS DEFICIÊNCIAS NÃO APENAS FÍSICAS, MAS TAMBÉM MENTAIS E SENSORIAIS. ESSE FOI 1 PERÍODO VALIOSO NO SENTIDO DE TORNAR POSSÍVEL RECUPERAR FUNÇÕES DE SERES HUMANOS QUE, EM PERÍODO NÃO MUITO DISTANTE, NÃO TINHAM PERSPECTIVAS DE MELHORAR SUAS INCAPACIDADES.

14 14 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL 2ª GUERRA MUNDIAL COMO FATOR DECISIVO DE DESENVOLVIMENTO ENVOLVIMENTO DO BRASIL, COM O ENVIO DE PRACINHAS PARA A FRENTE DE COMBATE DOS ALIADOS. REFLEXOS DESSA PARTICIPAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DA FISIOTERAPIA (PRÁTICA RECUPERADORA DAS SEQÜELAS DA GUERRA, MODERNIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NO RIO DE JANEIRO E EM SÃO PAULO E CRIAÇÃO DE NOVOS SERVIÇOS EM OUTRAS CAPITAIS DO PAÍS).

15 15 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL 2ª GUERRA MUNDIAL COMO FATOR DECISIVO DE DESENVOLVIMENTO MODERNIZAÇÃO DOS SERVIÇOS CONSEQÜENTE DA OFERTA E DA PROCURA, LEVANDO OS MÉDICOS DE REABILITAÇÃO A SE PREOCUPAR COM A RESOLUTIVIDADE DOS TRATAMENTOS.

16 16 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL

17 17 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL 2ª GUERRA MUNDIAL COMO FATOR DECISIVO DE DESENVOLVIMENTO COM ESTE OBJETIVO, EMPENHARAM- SE PARA QUE O ENSINO DA FISIOTERAPIA (COMO RECURSO TERAPÊUTICO), RESTRITO ÀS FACULDADES MÉDICAS, FOSSE DIFUNDIDO...

18 18 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL 1945: INAUGURADO HOSPITAL MUNICIPAL BARATA RIBEIRO, ASSIM COMEÇANDO UM NOVO CICLO NA HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO RIO DE JANEIRO. LÁ, EXISTIAM: 15 A 20 ONDAS CURTAS, 8 A 12 INFRAVERMELHOS, 15 FORNOS DE BIER, 6 APARELHOS DE CORRENTE GALVÂNICA, 4 ULTRA-VIOLETAS, 1 PISCINA DE APROXIMADAMENTE 10M X 25M, (ÊNFASE A HIDROTERAPIA), MODALIDADE DE DUCHAS...

19 19 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL... AMPLO GINÁSIO COM APARELHOS DE MECANOTERAPIA: RODA DE OMBRO, MESA DE BONNET, POLIAS, PARALELAS, POLLEY, BICICLETA ERGOMÉTRICA, E APARELHO UNIVERSAL, QUE, DEPENDENDO DA POSIÇÃO DO PACIENTE, PODIA TRABALHAR CONTRA- RESISTÊNCIA QUALQUER ARTICULAÇÃO HUMANA.

20 20 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL 1947: DR. CAMILO M. ABUD ORGANIZA 1 MODERNO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA NO HOSPITAL CARLOS CHAGAS EM MARECHAL HERMES - RIO DE JANEIRO. 1949: DR. ABUD DEFENDE TESE (MARCO NA HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA) NA UNIVERSIDADE DO BRASIL, PARA ADMISSÃO COMO PROFESSOR CATEDRÁTICO DA CADEIRA DE FISIOTERAPIA APLICADA, NA ENTÃO ESCOLA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS.

21 21 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL 1950: REABERTURA DO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, O QUAL FOI ANEXADO AO AMBULATÓRIO DE REUMATOLOGIA. CRIAÇÃO DA APAE (ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS).

22 22 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL 1950: PORTARIA DO MS REGULAMENTA A PROFISSÃO DE MASSAGISTA: MASSAGISTA: que freqüentaram cursos regulares, como os existentes na Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil; MASSAGISTA PRÁTICO: que não eram oriundos de escolas regulares, mas, faziam cursos livres, tendo, porém, que se submeterem as provas teóricas e práticas que eram realizadas 2 vezes por ano, no Serviço Nacional de Fiscalização de Medicina e Farmácia.

23 23 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL 1951: REALIZADO EM SÃO PAULO, NA USP, O 1º CURSO NO BRASIL PARA A FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM FISIOTERAPIA. DURAÇÃO DE 1 ANO, PERÍODO INTEGRAL, ACESSÍVEL A PESSOAS COM 2º GRAU COMPLETO, MINISTRADO POR MÉDICOS.

24 24 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL HOMENAGEADO O PROFESSOR DE FÍSICA BIOLÓGICA DA FACULDADE DE MEDICINA (CRIADOR DO SERVIÇO DE ELETRORRADIOLOGIA EM 1919). O CURSO LEVOU O NOME DE RAPHAEL DE BARROS, FORMANDO OS PRIMEIROS FISIOTERAPISTAS (DENOMINAÇÃO DA ÉPOCA).

25 25 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL CURIOSAMENTE, OS CURSOS DE FISIOTERAPIA INICIAM-SE EM SÃO PAULO ANTES DO RIO, APESAR DOS 1 OS SERVIÇOS TEREM SE DESENVOLVIDO NA ANTIGA CAPITAL FEDERAL. 1952: A CÁTEDRA DE FISIOTERAPIA É RETOMADA NA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DO RIO DE JANEIRO COM O PROF. TITULAR JACINTO CAMPOS.

26 26 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL 1954: CRIADA NO RIO DE JANEIRO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE REABILITAÇÃO (ABBR), QUE 2 ANOS DEPOIS MINISTRA O CURSO DE TÉCNICO EM REABILITAÇÃO. ENTIDADES COMO: ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À CRIANÇA DEFEITUOSA (AACD), LAR ESCOLA SÃO FRANCISCO, CASAS DA ESPERANÇA... SURGEM ABSORVENDO ESSE NOVO CONCEITO DE ASSISTÊNCIA DIFERENCIADA, INCORPORANDO OS NOVOS PROFISSIONAIS.

27 27 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL 1 AS TURMAS FORMARAM PROFISSIONAIS QUE ESTARIAM NOS CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS AUXILIANDO OS MÉDICOS, QUE PRESCREVIAM: EXERCÍCIOS COM E SEM CARGA, MASSAGENS, USO DO CALOR, USO DA LUZ, USO DOS BANHOS E DOS RUDIMENTARES RECURSOS ELETROTERÁPICOS DISPONÍVEIS PARA A RECUPERAÇÃO DO PACIENTE.

28 28 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL DIFERENTEMENTE DOS PAÍSES DA EUROPA (COMO NA FRANÇA, QUE EM 1927 JÁ POSSUÍA FACULDADE DE FISIOTERAPIA), NO BRASIL O ENSINO DE FISIOTERAPIA RESTRINGIA-SE A APRENDER A LIGAR E DESLIGAR APARELHOS, REPRODUZIR MECANICAMENTE DETERMINADAS TÉCNICAS DE MASSAGEM E EXERCÍCIOS, TUDO SOB PRESCRIÇÃO.

29 29 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL OS 1 OS PROFISSIONAIS ERAM AUXILIARES DO MÉDICO, SEUS AJUDANTES DE ORDEM; NÃO POSSUÍAM OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA O DIAGNÓSTICO, O FUNCIONAMENTO NORMAL E PATOLÓGICO AVALIAÇÃO DO CORPO HUMANO, NEM OS MECANISMOS DE LESÃO E CONDUTA TERAPÊUTICA.

30 30 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL A PREOCUPAÇÃO CRESCENTE COM A QUALIDADE DO ATENDIMENTO OFERECIDO FEZ COM QUE ESSES CURSOS TÉCNICOS SE AMPLIASSEM. 1959: FUNDAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE REABILITAÇÃO (INAR), DENOMINAÇÃO INFLUENCIADA PELO GRUPO NORTE- AMERICANO QUE VEIO A SÃO PAULO, ORGANIZADO PELA SEÇÃO LATINA DA OMS.

31 31 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL O CURSO DA USP FOI AMPLIADO PARA O PERÍODO DE 2 ANOS, (AINDA NÃO CONSIDERADO DE NÍVEL SUPERIOR) QUANDO O INAR TRANSMUTOU-SE PARA INSTITUTO DE REABILITAÇÃO (IR). 1964: INÍCIO DOS CURSOS SUPERIORES DE FISIOTERAPIA E DE TERAPIA OCUPACIONAL.

32 32 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO BRASIL NO RIO DE JANEIRO, À MESMA ÉPOCA, A ABBR, MAIS TARDE SUAM, TERIA CUMPRIDO PAPEL SEMELHANTE AO DA USP EM SÃO PAULO.


Carregar ppt "1 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google