A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01"— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Aula 02 Profª Karina Oliveira Bezerra

2 Sociologia e “Sociologia” do Senso Comum
Quem conhece a palavra sociologia? Mesmo que a pessoa não tenha estudado esta disciplina científica, ela associará a um grande número de significados, alguns dos quais contraditórios entre si. E por que isso acontece? Porque para viver em sociedade, todos os indivíduos, sejam ou não cientistas sociais, possuem explicações sobre o comportamento humano e a vida social. São as “teorias” do senso comum, também denominadas vulgar, existentes em qualquer sociedade a respeito de si mesmo. Autor: Tarsila do Amaral. Título: Operários. Ano: 1933.

3 Esta “sociologia” espontânea que todos nós recebemos através do simples convívio diário com os nosso semelhantes não equivale, é claro, à Sociologia científica. As explicações que o senso comum nos dá a respeito do comportamento humano e da vida social, interessam ao sociólogo porque são parte da sociedade, mas não porque sejam confiáveis. Na realidade, as explicações de que dispõe o senso comum sobre o comportamento humano em sociedade são, na maioria das vezes, baseadas em preconceitos e pressupostos falsos sobre a presumível essência humana. As explicações do senso comum sobre os fatos da sociedade constituem mais frequentemente puro instrumento – inconsciente ou não – de defesa de interesses de alguma categoria social.

4 A Sociologia como Ciência
A Sociologia é uma ciência. Surgiu na primeira metade do século XIX August Comte, inventou a palavra Sociologia para denominar a nova ciência, proclamando a necessidade, conveniência e possibilidade de aplicação dos princípios da ciência – até então aplicados apenas aos estudos dos fenômenos da natureza – ao conhecimento da sociedade. Anteriormente ao século XIX havia a reflexão filosófica a respeito da sociedade que difere da Sociologia tanto nos resultados quanto, principalmente, na maneira de alcança-los. Por exemplo: A ética social, que é uma divisão da filosofia social, estabelece o que é bom e o que é mau para a sociedade e para o homem, enquanto a Sociologia, por seu turno, não emite juízos de valor.

5 O que caracteriza uma ciência?
Ela se expressa como um sistema de conceitos, proposições e teorias. Como um sistema e não um mero conjunto de ideias. Tem que haver coerência. Seus objetivos: explicar a realidade com base na observação sistemática dos fatos. A Sociologia, portanto, pretende explicar o que acontece na sociedade. O que caracteriza uma tecnologia? É a aplicação da ciência à previsão, ao controle e à transformação da realidade. Assim, a Sociologia pode-se transformar, como tem ocorrido, em instrumento de intervenção social, como, por exemplo, através do planejamento social. No Brasil há uma tendência à supervalorização de Economia na condução dessa atividade.

6 O que caracteriza uma ciência?
Método predominantemente indutivo: parte da observação sistemática de casos particulares pra daí chegar à formulação de generalizações sobre a vida social. Neutralidade científica: não parece existir uma percepção pura dos fatos. Consciente deste processo, o cientista deve, no entanto, procurar evitar, com os métodos e as técnicas à sua disposição, que as suas ideias superem a evidência dos fatos. A investigação cientifica da sociedade, não consiste apenas na pura observação dos fatos, mas na observação teoricamente orientada. 5. Neutralidade valorativa: não cabe a Sociologia dizer como a sociedade deve ser, mas constatar e explicar como ela é. 6. Neutralidade moral: o sentido moral da atividade científica está no seu compromisso com a verdade, ao menos com a verdade que nossa capacidade de observação e entendimento permite alcançar.

7 O que caracteriza uma ciência?
7. Transitoriedade: a teoria científica, portanto, dependendo da observação de fatos, se transforma, embora não exclusivamente por esta razão, á medida que o homem amplia artificialmente a sua capacidade de observação.

8 Regularidades observáveis e generalizações
Mesmo limitando as suas pretensões de explicações ao que é observável, na sociedade, a Sociologia não estuda todos os fatos observáveis na sociedade, porém se ocupa apenas daqueles que apresentam regularidade no seu modo de ser. A Sociologia estuda as manifestações padronizadas da vida social. Uma generalização somente pode ser considerada cientifica quando é universalmente válida. Por exemplo: o princípio sociológico de que os grupos humanos tendem a aumentar a sua coesão quando alguma ameaça externa grupo, real ou fictícia, é percebida é uma generalização científica porque é aplicável a qualquer grupo em qualquer sociedade, além de ter sido derivada da observação de fatos.

9 O que caracteriza uma ciência?
Classificação: uma tarefa muito importante nos estudos da sociedade é a classificação das suas partes: grupos, agregados, categorias, subculturas, classes... Sem a percepção das partes que, interdependentes, fazem a sociedade, não é possível entender a complexa teia de relações sociais que dá unidade a uma grande coletividade humana, como por exemplo, uma nação.

10 Especificidades da Sociologia
O sociólogo não só compreende os fatos pela observação, mas, sobretudo, os compreende pela participação. E o sociólogo garante sua objetividade, pois como disse Émile Durkheim: os fatos sociais são coisas, isto é, fatos que existem independentes do modo como subjetivamente os conhecemos. E os sociólogos podem compreender os seus significados, pois, como notou Max Weber: as ações sociais são diferentes das ações estritamente físicas porque possuem significados. Por fim, a Sociologia não se ocupa de todas as regularidades observáveis na sociedade, mas, apenas, daquelas que têm origem nas relações sociais.


Carregar ppt "Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google