A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Localizando o Egito... Egito, dádiva do Nilo A civilização egípcia se desenvolveu às margens do Rio Nilo, ao norte do continente africano. Esse.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Localizando o Egito... Egito, dádiva do Nilo A civilização egípcia se desenvolveu às margens do Rio Nilo, ao norte do continente africano. Esse."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Localizando o Egito...

5 Egito, dádiva do Nilo A civilização egípcia se desenvolveu às margens do Rio Nilo, ao norte do continente africano. Esse rio foi se suma importância para o surgimento desta civilização, tanto que Heródoto (480 a.C a.C), historiador grego disse que o Egito era uma “dádiva do Nilo”. E tinha razão, pois os egípcios dependiam das cheias para a fertilização das terras e de suas águas para a irrigação de suas plantações. As enchentes do Rio Nilo ocorriam periodicamente. Os egípcios sentiram então, a necessidade de prever quando iria ocorrer as cheias. Desenvolveram assim o calendário.

6 A civilização egípcia se desenvolveu às margens do Rio Nilo, ao norte do continente africano.
Esse rio foi se suma importância para o surgimento desta civilização, tanto que Heródoto (480 a.C a.C), historiador grego disse que o Egito era uma “dádiva do Nilo”. E tinha razão, pois os egípcios dependiam das cheias para a fertilização das terras e de suas águas para a irrigação de suas plantações. As enchentes do Rio Nilo ocorriam periodicamente. Os egípcios sentiram então, a necessidade de prever quando iria ocorrer as cheias. Desenvolveram assim o calendário.

7 Ano baseado no movimento da estrela
Calendário egípcio Ano baseado no movimento da estrela Sírius (Sothis)

8 Total de 365 dias (calendário solar)
Calendário egípcio a.C. - 12 meses de 30 dias (calendário lunar) - 5 dias adicionais (epagômenos) Total de 365 dias (calendário solar)

9 Nascer helíacal de Sírius coincidia exatamente com o começo do ano civil somente uma vez a cada 1460 anos (ciclo sótico). Por isso era chamado de ano vago. Ano vago: ano civil egípcio.

10 Meses do ano egípcio

11 Estações do ano egípcio
- Estação da Enchente (Akket) julho a novembro - Estação da Semeadura (Pert) novembro a março - Estação da Colheita (Shemu) março a julho

12 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos
Problemas... Ano solar : 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos Ano egípcio : 365 dias apenas Diferença de um dia a cada 4 anos !

13 Calendário Gregoriano
Outros calendários... Calendário Juliano Calendário Gregoriano

14 O calendário egípcio data de aproximadamente 3000 a. C
O calendário egípcio data de aproximadamente 3000 a.C. O ano começava quando Sothis (como era chamada Sírius) aparecia pela primeira vez no ano, ao amanhecer. Esse acontecimento coincidia também com as cheias do rio Nilo. O calendário era, a princípio, lunar, ou seja, baseado no movimento da lua, uma vez que seus 12 meses possuiam 30 dias (o período de revolução da lua é de 29,5 dias ~ 30 dias). Mas ao final do quarto mês do ano eram acrescentados 5 dias (chamados epagômenos), em homenagem aos deuses. Esse acréscimo resultava em um ano de 365 dias, que é o número de dias de um calendário solar. Mas o ano solar exato é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos, e o fato de os egípcios ignorarem essas horas fazia com que o calendário se atrasasse 1 dia a cada 4 anos.

15 Por volta de 50 a.C., o imperador romado Julio Cesar adotou o calendário egípcio (365 dias, o romano era de 355 dias), mas a conselho do astrônomo Sosigenes, estipulou qu ea cada 4 anos, seria acrescentado um dia (ano bissexto). Mas esta mudança ainda não foi suficiente para tornar o calendário preciso, pois ocorria um atraso de 1 dia a cada 128 anos (não foi levado em consideração 11 minutos). Somente em 1582, com o papa Gregório XIII, o calendário se tornou o qual conhecemos hoje, no qual os anos bissextos não ocorrem em anos dívisíveis por 100, mas não divisíveis por 4. Por exemplo, o ano 2000 foi bissexto, pois não é divisível por 4. Porém, o ano 1900 não foi.

16 Relógio solar

17 Relógio estelar - Divisão do ano em 36 semanas de 10 dias
- Cada semana começava com o nascer heliacal de uma estrela - Divisão do céu em 36 “partes”

18 Relógio estelar

19 Astronomia e os deuses Deusa Nut e Deus Geb

20 Geb Homem com corpo verde, deitado sob Nut. Filho de Shu e marido de Nut; com ela teve quatro filhos: Ísis, Osíris, Seth e Nephthys Deus da terra, guia dos mortos para o além Nut Mulher (com corpo recoberto de estrelas), reclinada sobre o deus Geb. Filha de Shu e esposa de Geb, mãe de Osíris e Ísis. Deusa do céu

21 Deus Khonsu

22 Deus Rá

23 Cabeça de falcão, com o disco solar sobre a cabeça. Identificado com Harakhty e com Aton; pai de Shu . Deus-sol. Khonsu Falcão e disco solar sobre a cabeça, mas sua forma varia. Deus da lua

24 Astronomia nas grandes construções egípcias
As Pirâmides de Gizé

25 Construção das Pirâmides

26 As grandes pirâmides foram construídas na IV dinastia, entre 2723 a
As grandes pirâmides foram construídas na IV dinastia, entre 2723 a.C e 2563 a.C. A forma como foram construídas ainda é um mistério. Mas há certas hipóteses de que foram feitas rampas em espiral em torno da pirâmide durante a sua construção, para o transporte dos blocos de pedra. Nela trabalharam cerca de homens, revezados a cada três meses, por 20 anos. Atualmente, novos egiptologistas dizem que ela foi edificada por menos homens num período mais curto de tempo. As dimensões das pirâmides são: Quéops: altura 146 m, base 230m x 230m Quéfren: altura 143 m, base 215m x 215m Miquerinos: altura 66 m, base 108m x 108m

27 Alinhamento das Pirâmides
Precisão de menos de um grau

28 Alinhamento das Pirâmides
Nascente Ocaso

29 Alinhamento das Pirâmides
Ponto Oeste Nascente Ponto Sul Meridiano Ponto Norte N S O L Ocaso Ponto Leste

30 Alinhamento das Pirâmides

31 The north-finding stars were Kochab, in the bowl of the Little Dipper (Ursa Minor), and Mizar, in the middle of the handle of The Plough or Big Dipper (Ursa Major). Dr Spence says that the ancient Egyptians realised that when one was directly above the other then the line between the two-marked true north. The celestial north pole was only aligned exactly with Kochab and Mizar in 2, BC, which would put the beginning of building work about 70 years later than many archaeologists, have previously thought.

32 A Grande Pirâmide (Quéops)

33

34 Pólo Celeste

35 Movimento de Precessão

36 Sírius: indicava o começo do ano e as cheias do rio Nilo.
Orion representava o espírito de Osíris, deus dos mortos. Thuban estava próxima ao polo norte celeste na época da contrução das pirâmides. Kochab talvez tenha sido usada para a determinação do pólo norte.

37

38 Um fenômeno bastante curioso que acontece na Grande Pirâmide somente nos dias de equinócio, e que dura apenas 20 segundos, ilustra isso. Quando o Sol se põe, uma metade da face sul do monumento fica escura e a outra metade permanece iluminada. Na verdade a face sul da pirâmide de Kéops é anômala: sua linha de base tem uma entrada de 94 centímetros em seu centro. Considerando-se que as linhas retas dos demais lados da base não apresentam erros superiores a três milímetros, fica evidente que o desvio da face sul foi intencional. O ângulo formado na junção das duas linhas oblíquas é de 27 minutos de arco.

39 A Esfinge de Gizé

40 A data da construção da esfinge ainda permanece indeterminada
A data da construção da esfinge ainda permanece indeterminada. Não há provas de que tenha sido construída em a.C., pelo contrário: nenhum objeto encontrado em escavações na região datam de entes de 5000a.C. A Esfinge possui 73 m de comprimento e 20 metros de altura. O rosto da Esfinge supõe-se ser do faraó Quéfren, construtor da segunda pirâmide de Gizé. Ela está alinhada com o leste, ou seja, ela “assiste” o nascer do sol nos dias de equinócio de primavera e outono.

41 Alinhamento da Esfinge

42 Templo Abu Simbel

43 Templo Abu Simbel

44 Ramsés II ao lado dos deuses Rá e Ptah

45 Trajetórias diurnas do Sol
19 5 Verão Trajetórias diurnas do Sol 6 7 9 10 8 11 12 13 14 15 16 17 18 17 7 Inverno Leste Norte Sul Oeste

46 Nascer do Sol Leste é o ponto onde o Sol nasce!?.

47 O Templo de Abu Simbel foi construído por volta de 1300 a. C
O Templo de Abu Simbel foi construído por volta de 1300 a.C., em homenagem ao deus Rá, durante o reinado de Ramsés II. Este templo foi esculpido nas rochas ao longo do Rio Nilo. As estátuas na entrada têm 22 metros de altura e correspondem ao faraó Ramsés II, sua esposa Nefertari, e dois de seus filhos. Este templo não se encontra mais no local original. Na década de 60 ele foi removido (UNESCO) devido a construção da barragem de Assuão no rio Nilo. No interior deste templo há uma sala escura, onde encontra-se uma estátua do faraó Ramsés II, sentado ao lado de dois deuses (Rá e Ptah).O sol ilumina as imagens de Ramsés e dos deuses somente dois dias do ano (hoje, 22 de fevereiro e 22 de outubro), que correspondem ao dia do aniversário de Ramsés II e de sua coroação. Originalmente era dia 21 de fevereiro e 21 de outubro (o templo não está no seu local original).

48 Templo Dendara

49 Templo dedicado a deusa Hathor, a qual representa o amor, a beleza e a fertilidade. Foi construído pelos romanos (imperadores:Domitian, Nerva and Trajan). Caesarian, filho de César e Cleopatra está desenhado em uma das paredes externas do templo.

50 Zodíaco de Dendara

51 Pirâmides de Gizé

52 Templo de Abu Simbel

53 Templo de Karnak

54 Rainha Nefertiti

55 Piramide em Sqqara

56 Piramide em Dahshur

57 Estátua de Ramsés II em Luxor

58 FIM

59 Agradecimentos: Cadu (capa) Equipe CDA Sites sobre o assunto:

60 ARTIGOS: ROBERT PIRAMIDES (PLANETA): SUNLIGHT: INTERESSANTE: HIERÓGLIFO

61 SOBRE EGITO: LINKS INTERESSANTES SOBRE EGITO PIRÂMIDES: EGITO ANTIGO - ASTRONOMIA EGITO GERAL: ***EGITO - ASTRONOMIA EGITO GERAL (BOM) PIRÂMIDES DADOS DAS PIRÂMIDES

62 VIDA COTIDIANA NO ANTIGO EGITO:
ESFINGE E LEAO: DEUSES EGIPCIOS: ESFINGE: CONTESTANDO!!! Astronomical Knowledge in Ancient Egypt: UNIVERSIDADE DE CHICAGO MATEMATICA EGIPCIA papyrus

63 GERAL **** DECANATOS: LUXOR

64


Carregar ppt "Localizando o Egito... Egito, dádiva do Nilo A civilização egípcia se desenvolveu às margens do Rio Nilo, ao norte do continente africano. Esse."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google