A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observat ó rio do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observat ó rio do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural."— Transcrição da apresentação:

1

2 Observat ó rio do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC Universidade de São Paulo - USP Endereço: Av. Trabalhador São-Carlense, n.400 São Carlos-SP Tel: 0-xx (Observatório) Tel: 0-xx (CDCC) Localização: Latitude: 22° 00' 39,5"S Longitude: 47° 53' 47,5"W Imagem: O Inicio do Observatório

3

4 Sessão Astronomia As Sessões Astronomia são palestras proferidas pela equipe do Setor de Astronomia todos os sábados às 21h00. Iniciadas em 1992, foram criadas com o objetivo de falar sobre Astronomia ao nosso público em uma linguagem simples e acessível a todas as faixas etárias. Estas palestras se tornaram uma opção de diversão e informação para a comunidade local e também para visitantes de nossa cidade. Os temas abordados são os mais variados possíveis. O material multimídia contido aqui consiste numa opção audiovisual complementar que o professor do Sistema de Ensino pode utilizar como auxílio às suas aulas. O conteúdo das Sessões Astronomia pode ser acessado no seguinte endereço: Crédito do logo: Sessão Astronomia, CDCC-USP/SC, criado por Andre Fonseca da Silva Observação: Padrão e resolução da apresentação: 800 x 600 pixel com imagens a 96 dpi ou 38 pixel por centímetro com dimensão de 8,35 polegadas x 6,26 polegadas ou 21,2 cm x 15,9 cm respectivamente. Editado normamente em Office 97, podendo haver incompatibilidade de execução no Office XP e vice-versa.

5 O calendário e a astronomia Por John H. M. de Sales

6

7 Um método eficiente de organizar as atividades de uma pessoa, família ou nação.

8 Finalidades Prever a melhor época para o plantio e a colheita; Realizar atividades religiosas; Definir a melhor época para se ter um filho. Organizar atividades diárias

9 Algumas unidades de tempo Dia

10 Dia Equivale a um período de rotação da terra. Tem duração de 24 horas

11 Leste Oeste Norte Sul

12 Algumas unidades de tempo Dia Semana

13 Semana Possui sete dias

14 Dias da Semana LatimItalianoFrancêsEspanholPortuguês Dia DominicaDomenicaDimancheDomingo Lunae DiesLunediLundiLunesSegunda-feira Martis diesMartediMardiMartesTerça-feira Maercurii diesMercolediMercrediMiércolesQuarta-feira Jovis diesGiovediJeudiJuevesQuinta-feira Veneris diesVenerdiVendrediViernesSexta-feira Saturni diesSabbatoSamediSábado

15 Algumas unidades de tempo Dia Semana Mês

16 Mês É composto de 28 a 31 dias; Equivale aproximadamente a uma lunação.

17 Principais unidades de tempo Dia Semana Mês Ano

18 Ano

19 Ano sideral Ano sideral: é o período de revolução da Terra em torno do Sol com relação às estrelas. Seu comprimento é de 365,2564 dias solares médios, ou 365d 6h 9m 10s.

20 Ano tropical É o período de revolução da Terra em torno do Sol com relação ao Equinócio Vernal. Tem a duração de 365d 5h 48m 46s.

21 Definições Calendário lunar- É sincronizado com o movimento da lua tomando como base o movimento desta em torno da Terra. Calendário solar- Calendário organizado tendo em vista a revolução da Terra em torno do Sol.

22 NorteSul

23 Definições Calendário lunissolar- Baseia-se o calendário lunissolar no mês lunar, mas procura fazer concordar o ano lunar com o solar, por meio da intercalação periódica de um mês a mais.

24 Fases da lua

25 Definições Calendário sideral- Baseia-se o calendário sideral no retorno periódico de uma estrela ou constelação a determinada posição na configuração celeste.

26 Calendáio Juliano Adotou-se um ano solar de 365,25 dias dividido em 12 meses de 29, 30 ou 31 dias, mais um dia a cada quatro anos. Apresenta uma inexatidão de 11min. 13,3seg. È baseado no calendário egípcio.

27 A reforma O calendário Gregoriano Calendário muito preciso que foi criado para corrigir o calendário Juliano. A cada 3.333,3 anos é necessário eliminar um dia.

28 Calendário Maia Apresenta uma impressionante exatidão. Defasagem de apenas 1h12m a cada 1507 anos.

29 O cívil (Haab) e o religioso(Tzolk'in) O calendário civil maia era baseado no ano solar e tem 18 meses de 20 dias; Enquanto o religioso tem 260 dias divididos em 13 ciclos de 20 dias.

30 Calendário Chinês Calendário lunissolar de 12 lunações com um ano total de 364 dias. Possui ciclos de 12 anos o quais lhes são atribuídos nomes de animais. "zi" (rato), "chou" (boi), "yin" (tigre), "mao" (coelho), "chen" (dragão), "si" (serpente), "wu" (cavalo), "wei" (carneiro), "shen" (macaco), "you" (galo), "xu" (cachorro), "hai" (porco).

31 Tabela comparativa CalendárioAno1 ano contém (mesês,dias) 1 mês contém (dias) CorreçõesImperfeição EgípcioSolar dias no final do ano + 1 dia em 4 anos ChinêsLunissolar12, dia em 4 anos Maia a)religios. b)civil - Solar 13, , cada 4 anos + 1 período de 5 dias 1 hora 12 min em 1507 anos GregorianoSolar12, a 31 1 dia a cada ano divisivel por 4,exeto anos seculares não divisiveis por dia em 3333,3 anos

32 Sites recomendados

33


Carregar ppt "Observat ó rio do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google