A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observatório do CDCC - USP/SC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observatório do CDCC - USP/SC"— Transcrição da apresentação:

1

2 Observatório do CDCC - USP/SC
Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC Universidade de São Paulo - USP Endereço: Av. Trabalhador São-Carlense, n.400 São Carlos-SP Tel: 0-xx (Observatório) Tel: 0-xx (CDCC) Localização: Latitude: 22° 00' 39,5"S Longitude: 47° 53' 47,5"W Imagem: O Inicio do Observatório

3

4 Sessão Astronomia As Sessões Astronomia são palestras proferidas pela equipe do Setor de Astronomia todos os sábados às 21h00. Iniciadas em 1992, foram criadas com o objetivo de falar sobre Astronomia ao nosso público em uma linguagem simples e acessível a todas as faixas etárias. Estas palestras se tornaram uma opção de diversão e informação para a comunidade local e também para visitantes de nossa cidade. Os temas abordados são os mais variados possíveis. O material multimídia contido aqui consiste numa opção audiovisual complementar que o professor do Sistema de Ensino pode utilizar como auxílio às suas aulas. O conteúdo das Sessões Astronomia pode ser acessado no seguinte endereço: Crédito do logo: Sessão Astronomia, CDCC-USP/SC, criado por Andre Fonseca da Silva Observação: Padrão e resolução da apresentação: 800 x 600 pixel com imagens a 96 dpi ou 38 pixel por centímetro com dimensão de 8,35 polegadas x 6,26 polegadas ou 21,2 cm x 15,9 cm respectivamente. Editado normamente em Office 97, podendo haver incompatibilidade de execução no Office XP e vice-versa.

5 O calendário e a astronomia
Por John H. M. de Sales

6 Calendário é um sistema para contagem e agrupamento de dias que visa atender, principalmente, às necessidades civis e religiosas de uma cultura. A palavra deriva do latim calendarium ou livro de registro, que por sua vez derivou de calendae, que indicava o primeiro dia de um mês romano. As unidades principais de agrupamento são o mês e o ano. A palavra calendário é usada também para descrever o aparato físico (geralmente de papel) para o uso do sistema (por exemplo, calendário de mesa), e também um conjunto particular de eventos planejados.

7 Um método eficiente de organizar as atividades de uma pessoa, família ou nação.

8 Finalidades Prever a melhor época para o plantio e a colheita;
Realizar atividades religiosas; Definir a melhor época para se ter um filho. Organizar atividades diárias Credito imagem -

9 Algumas unidades de tempo
Dia

10 Dia Equivale a um período de rotação da terra. Tem duração de 24 horas
Credito vídeo -

11 12 11 10 13 9 14 8 7 15 6 Leste 16 Norte Sul 17 18 Oeste

12 Algumas unidades de tempo
Dia Semana

13 Semana Possui sete dias
Possui uma relção com a lua, represemta ¼ da lunação.

14 Dias da Semana Latim Italiano Francês Espanhol Português Dia Dominica
Domenica Dimanche Domingo Lunae Dies Lunedi Lundi Lunes Segunda-feira Martis dies Martedi Mardi Martes Terça-feira Maercurii dies Mercoledi Mercredi Miércoles Quarta-feira Jovis dies Giovedi Jeudi Jueves Quinta-feira Veneris dies Venerdi Vendredi Viernes Sexta-feira Saturni dies Sabbato Samedi Sábado

15 Algumas unidades de tempo
Dia Semana Mês

16 Mês É composto de 28 a 31 dias;
Equivale aproximadamente a uma lunação. Credito vídeo -

17 Principais unidades de tempo
Dia Semana Mês Ano

18 Ano Credito vídeo -

19 Ano sideral Ano sideral: é o período de revolução da Terra em torno do Sol com relação às estrelas. Seu comprimento é de 365,2564 dias solares médios, ou 365d 6h 9m 10s.

20 Ano tropical É o período de revolução da Terra em torno do Sol com relação ao Equinócio Vernal. Tem a duração de 365d 5h 48m 46s.

21 Definições Calendário lunar- É sincronizado com o movimento da lua tomando como base o movimento desta em torno da Terra. Calendário solar- Calendário organizado tendo em vista a revolução da Terra em torno do Sol.

22 Exemplo de gnomôn e de sua sombra comforme a época do ano
Exemplo de gnomôn e de sua sombra comforme a época do ano. O gonomôn foi um dos primeiros instrumentos utilizados para saber o inicio e o fim do ano. Em seguida temos uma figura que ilustra o movimento pedular do sol ao longo do ano, através desta é possivel explicar o gnomôn Norte Sul

23 Definições Calendário lunissolar- Baseia-se o calendário lunissolar no mês lunar, mas procura fazer concordar o ano lunar com o solar, por meio da intercalação periódica de um mês a mais.

24 Fases da lua

25 Definições Calendário sideral- Baseia-se o calendário sideral no retorno periódico de uma estrela ou constelação a determinada posição na configuração celeste.

26 Calendáio Juliano Adotou-se um ano solar de 365,25 dias dividido em 12 meses de 29, 30 ou 31 dias, mais um dia a cada quatro anos. Apresenta uma inexatidão de 11min. 13,3seg. È baseado no calendário egípcio.

27 A reforma O calendário Gregoriano
Calendário muito preciso que foi criado para corrigir o calendário Juliano. A cada 3.333,3 anos é necessário eliminar um dia.

28 Calendário Maia Apresenta uma impressionante exatidão.
Defasagem de apenas 1h12m a cada 1507 anos. O calendário mais bem elaborado das antigas civilizações pré-colombianas foi o maia, e do qual deriva o calendário asteca. Tanto um como o outro tinham um calendário religioso de 260 dias, com 13 meses de vinte dias; e um calendário solar de 365 dias, constituído por 18 meses de vinte dias e mais cinco dias epagômenos, isto é, que não pertencem a nenhum mês e são acrescentados ao calendário para complementar o ano. Esses cinco dias eram considerados de mau agouro, ou nefastos. Um ciclo de 52 anos solares harmonizava os dois calendários, o religioso e o solar. A cada dois ciclos anos - iniciava-se um ano venusino, de 584 dias, um ano solar, de 365 dias, um novo ciclo de 52 anos solares e um ano sagrado, de 260 dias. Esse acontecimento era comemorado com grandes festas religiosas.

29 O cívil (Haab) e o religioso(Tzolk'in)
O calendário civil maia era baseado no ano solar e tem 18 meses de 20 dias; Enquanto o religioso tem 260 dias divididos em 13 ciclos de 20 dias. Los Mayas eran astrónomos consumados  y tenían por lo menos 20 calendarios, basados en mucho movimientos astronómicos, pero usaban 2 calendarios principales, el del año sagrado de 260 días  y el año solar de 365, o civil, el cual era mucho más exacto que cualquiera en su tiempo y hasta nuestros días.  Nosotros sabemos que ellos hacían correcciones calendáricas más precisas que las nuestras. El año sideral que mide el tiempo que tarda la tierra en completar una órbita del sol, que es de   días, según los astrónomos modernos.  En nuestro Calendario Gregoriano, tenemos que hacer correcciones cada 4 años, (año bisiesto), ya que el año consta de  días, en tanto que el Maya consta de días!!. Los Mayas, por lo tanto,  hacían correcciones cada 52 años, cuando celebraban la Fiesta del Fuego. El Calendario Sagrado   (Tzolk'in), era usado para propósitos religiosos y para dar nombre a los niños. El año Civil  (Haab) era usado para las cosechas, y para todas las actividades de gobierno. El mínimo común múltiple de ambos calendarios, que es llamado la rueda calendárica tiene  18,980 días o 73 años sagrados o 52 años solares.  El mes Maya  o Uinal, consiste de 20 días solares   o Kins.

30 Calendário Chinês 農曆 Calendário lunissolar de 12 lunações com um ano total de 364 dias. Possui ciclos de 12 anos o quais lhes são atribuídos nomes de animais. "zi" (rato), "chou" (boi), "yin" (tigre), "mao" (coelho), "chen" (dragão), "si" (serpente), "wu" (cavalo), "wei" (carneiro), "shen" (macaco), "you" (galo), "xu" (cachorro), "hai" (porco).

31 Tabela comparativa Calendário Ano 1 ano contém (mesês,dias)
1 mês contém (dias) Correções Imperfeição Egípcio Solar 12 360 30 +5 dias no final do ano + 1 dia em 4 anos Chinês Lunissolar 12, 365 Maia a)religios. b)civil - 13, 260 18, 365 20 + 1 cada 4 anos + 1 período de 5 dias 1 hora 12 min em 1507 anos Gregoriano 28 a 31 1 dia a cada ano divisivel por 4,exeto anos seculares não divisiveis por 400 1 dia em 3333,3 anos

32 Sites recomendados http://www.mayasautenticos.com/calendar.htm

33 Fim


Carregar ppt "Observatório do CDCC - USP/SC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google