A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural."— Transcrição da apresentação:

1

2 Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC Universidade de São Paulo - USP Endereço: Av. Trabalhador Sãocarlense, n.400 São Carlos-SP Tel: 0-xx (Observatório) Tel: 0-xx (CDCC) Localização: Latitude: 22° 00' 39,5"S Longitude: 47° 53' 47,5"W

3

4 Sessão Astronomia As Sessões Astronomia são palestras proferidas pela equipe do Setor de Astronomia todos os sábados às 21h00. Iniciadas em 1992, foram criadas com o objetivo de falar sobre Astronomia ao nosso público em uma linguagem simples e acessível a todas as faixas etárias. Estas palestras se tornaram uma opção de diversão e informação para a comunidade local e também para visitantes de nossa cidade. Os temas abordados são os mais variados possíveis. O material multimídia contido aqui consiste numa opção audiovisual complementar que o professor do Sistema de Ensino pode utilizar como auxílio às suas aulas. O conteúdo das Sessões Astronomia pode ser acessado no seguinte endereço: Crédito do logo: Sessão Astronomia, CDCC-USP/SC, criado por André Fonseca da Silva

5 Flávio Rosseto

6 Quantos movimentos tem a Terra? Só UM...! O movimento que a Terra tem...!

7 Movimento em torno de seu próprio eixo; Rotação Sentido: Oeste para Leste; Duração: 23horas e 54 minutos; Conseqüência: dias e noites e movimento aparente do céu. Velocidade: km/h.

8 Rotação

9 Sentido: Oeste para Leste; Horizonte Leste Horizonte Oeste

10

11 Movimento diurno no hemisfério Sul Z PS NS E W Equador

12 Movimento diurno no hemisfério Norte Z PN E W SN

13 Movimento diurno no equador Z E W S = PSPN = N Equador

14 Movimento diurno aparente no Pólo Norte PN Horizonte = Equador

15 Movimento diurno aparente no Pólo Sul PS Horizonte = Equador

16 Translação Também chamada de Revolução. Movimento da Terra em torno do Sol. Órbita Terrestre:caminho que a Terra percorre em torno do Sol. Tempo: 365 dias 5 horas 48 minutos 50 segundos.

17 Translação

18 Conseqüências: - Estações do Ano; - Ano (1 volta em torno do Sol) Translação - Ano bissexto

19 Translação Então quando a Terra está mais próxima ao Sol temos verão e quando mais distante temos inverno?

20 Estações do Ano

21

22

23 Inclinação do eixo de rotação Outono: 20 de MarçoPrimavera: 22 de Setembro Inverno: 20 de Junho Verão: 21 de Dezembro

24 Inclinação do eixo de rotação Principal conseqüência: Estações do Ano.

25 Precessão dos Equinócios Precessão: Retrógrado (Leste para Oeste) do eixo da Terra. Duração: anos ( 1 grau em 71,5 anos ou 50 segundos em 1 ano).

26 Sol Dia e noite iguais Dia e noite diferentes eclítica Sol23,5

27 Rotação Os outros planetas também têm movimento de rotação...

28 Nutação 1.: parecido com a precessão dos equin ó cios, s ó que em escala bem menor, fazendo o eixo da Terra descrever uma pequena elipse em cerca de 18 anos e 7 meses. Parecido com a precessão dos equinócios, só que em escala bem menor, fazendo o eixo da Terra descrever uma pequena elipse em cerca de 18 anos e 7 meses. Ela é causada pela força gravitacional da lua à Terra.

29 Rotação + Precessão + Nutação 1.: parecido com a precessão dos equin ó cios, s ó que em escala bem menor, fazendo o eixo da Terra descrever uma pequena elipse em cerca de 18 anos e 7 meses. Todos os movimentos ocorrem simultaneamente!!!

30 Obliqüidade da Eclíptica Variação do ângulo formado entre o Plano da órbita da Terra (Plano da Ecliptica) e o Plano do Equador. Esta variação vai de 22 graus até 24 graus e 30 minutos e leva mais ou menos 42 mil anos Atualmente, a inclinação diminui 47" por século. Daqui a anos a inclinação será de 22°

31 Variação da Excentricidade da Órbita Trata-se da variação da forma da órbita da Terra em volta do Sol, ora mais circular e ora mais eliptica. Duração = 92 mil anos.

32

33 Rotação junto com a galáxia A Via - Láctea gira em torno de seu centro, fazendo uma volta completa em torno de 250 milhões de anos. Assim, o Sol e todos os planetas (inclusive a Terra) giram também em volta do centro da galáxia.

34 Revolução junto com a galáxia como todo o universo está em expansão, nossa galáxia também viaja no espaço. Assim, a Terra e todos os demais planetas, inclusive Lua e Sol, estão se deslocando junto com a Via - Láctea.

35

36 Outros Perturbação Planetária: movimentos irregulares e pouco previsíveis que podem ser provocados pela força gravitacional de outros planetas, principalmente Vênus e Júpiter. Deslocamento do Periélio (ponto da órbita da Terra, ou outro corpo, mais próximo ao Sol).

37 Referências movimentos-da-terra.ppt, Boczko, Roberto, IAG-USP

38


Carregar ppt "Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google