A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como transformar informações em conhecimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como transformar informações em conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Como transformar informações em conhecimento
Grupo 2: Daniela G.F. Fagundes Nair Marinês De Conto Paulo Macedo

2 Experiência X Teoria Situação Problema:
Em determinada sala de aula, é feita (pelos alunos) a limpeza das mesas e os professores incentivam a organização e higiene da mesma. Em outro turno, na mesma sala, nada acontece. Segundo Celso Antunes, os professores deverão modificar a sua prática pedagógica, passando a ser um orientador, mediador de informações, auxiliando o aluno a transformá-las em conhecimento. Como?

3 1º Passo: O professor deverá seguir o caminho da aprendizagem significativa.
Poderíamos trabalhar com um texto, onde seja relatado o processo de fabricação do papel, a conservação e preservação do meio ambiente.

4 2º Passo: Estimular a interpretação e análise crítica do assunto
2º Passo: Estimular a interpretação e análise crítica do assunto. 3º Passo:Oferecer as múltiplas linguagens, textos, poemas, dança, filmes, crônicas,.. (Alfabetizador de linguagens) Discutir sobre a questão da destruição das árvores, a quantidade de papel que é consumido. As bolinhas de papel recolhidas, poderiam ser transformadas em papel reciclado, visualizando todo o processo. O mesmo poderia ser utilizado para trabalhos escolares.

5 5º Passo: Trabalhar o conteúdo de acordo com a realidade do aluno.
6º Passo: Contextualizar A realidade seria a quantidade de material colocado fora, o gasto com o caderno comprado. Realizar uma comparação do custo ambiental e do custo econômico.

6 7º Passo: Reversibilidade e Divergência (do fim ao começo e vice-versa)
Recolhem o papel e fazem o processo de reciclagem do mesmo, verificando os passos da produção.

7 8º Passo: Avaliação deve ser permanente, ao longo do trabalho
8º Passo: Avaliação deve ser permanente, ao longo do trabalho. 9º Passo: Adaptar as ferramentas ao nosso aluno. Percebe-se a participação do aluno na fabricação do papel. E como esta realidade está modificando a sua prática. A Escola propicia o espaço para a fabricação do papel, que será feito pelos alunos e utilizado para a (por exemplo) elaboração de convites de formatura....

8


Carregar ppt "Como transformar informações em conhecimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google