A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria dos Jogos Sessão 1- Introdução equipe.nce.ufrj.br/eber.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria dos Jogos Sessão 1- Introdução equipe.nce.ufrj.br/eber."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria dos Jogos Sessão 1- Introdução equipe.nce.ufrj.br/eber

2 Definição Teoria dos jogos –ramo da Teoria da Decisão Trata da tomada racional de decisão –Agentes mutuamente interdependentes.

3 Jogos (1) Teoria dos jogos: ramo da teoria da decisão estuda situações onde as ações dos jogadores influenciam o comportamento dos outros jogadores. situações de competição e conflito de interesses. nomes importantes: von Neuman Nash

4 Um experimento: jogo das avaliações Vc. e seu colega devem dar uma nota para o outro. Sem se comunicar, escrevam a nota ( ) num pedaço de papel Ganhos são mostrados na matriz abaixo: B-, B-A, C C, AB+, B+

5 Premissas da TJ Individualismo Racionalidade –jogador age racionalmente de forma a maximizar o seu benefício sem se importar com os outros. Interdependencia mútua

6 Definições Uma estratégia domina estritamente uma estratégia se o meu ganho de é estritamente maior do que o ganho obtido por em qualquer situação. Lição 1: nunca jogue uma estratégia estritamente dominada. Lição 2: melhores estratégias nem sempre dão os melhores ganhos.

7 Exemplos de Jogos Exemplo 1: editores (Veja, Isto é, Época) estão conscientes que o preço de capa de suas respectivas revistas afetam as vendas. Qual o preço de capa a ser usado? Exemplo 2: dois políticos disputando uma eleição – um de direita e outro de esquerda. Quanto a esquerda ou a direita cada um deve se posicionar? Exemplo3: negociação salarial entre um sindicato e o empregador. Qual o nível de demandas e ofertas a serem lançadas na mesa de negociação?

8 Elementos de um Jogo Um modelo estratégico de um jogo contém os seguintes elementos básicos: N = {P 1, P s,.. P n } ( conjunto de n jogadores) (1) S i = {s 1 ; s 2 ;.. s m } (conjunto de estratégias para cada jogador Pi) (2) S p = {S 1 x S 2 x..S n } (conjunto de perfís estratégicos) (3) U i : Sp R (função utilidade para o jogador Pi) (4) Solução do jogo: é a previsão da ocorrência de um (ou mais) elemento(s) do conjunto de perfís estratégicos.

9 Quais são os elementos deste jogo?

10 Jogo da média Cada aluno vai escrever (secretamente) um número entre 0 e 100 que representa sua percepção sobre qual será o valor de (2/3)*média dos números estimados pelos alunos dessa turma (mvet). O vencedor será aquele que chegar mais próximo desse valor (mpdv). Seja delta= (mvet - mpdv) expresso em centavos. A disciplina vai pagar ao vencedor a quantia de: R$5,00- delta.


Carregar ppt "Teoria dos Jogos Sessão 1- Introdução equipe.nce.ufrj.br/eber."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google