A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Correção das Atividades do Livro China

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Correção das Atividades do Livro China"— Transcrição da apresentação:

1 Correção das Atividades do Livro China
Prof. Arnaldo Trilobita.org.br/arnaldo

2 Vamos ver se você entendeu Refletindo sobre o tema
Página 62 Vamos ver se você entendeu Quais são as semelhanças e as diferenças entre os princípios “economia socialista de mercado” e “um país, dois sistemas”? R: A economia socialista de mercado é um princípio que se apoia nas transformações da China continental e em sua abertura para empresas capitalistas, mas sob controle do partido comunista. O princípio de “um país, dois sistemas” manteve a economia capitalista, existente em Hong Kong. A semelhança é que os dois mantém as estruturas capitalistas. Refletindo sobre o tema 1. Nos últimos anos, o governo da República Popular da China tem proposto sua reunificação com a República da China (Taiwan), localizada n ilha de Formosa. a) Que motivos levaram à separação entre China e Taiwan? R: Taiwan surgiu a partir da ocupação da ilha de Formosa pelo grupo nacionalista de Chiang Kai-shek, que se negava a aceitar o socialismo.

3 Página 62 1. Nos últimos anos, o governo da República Popular da China tem proposto sua reunificação com a República da China (Taiwan), localizada na ilha de Formosa. b) Quanto à proposta de reunificação apresentada, qual tem sido o posicionamento do governo de Taiwan e o das grandes potências mundiais? R: Taiwan é contra, pois acredita que a China vai iniciar um domínio total e impor o fim do capitalismo na região. As grandes potências temem essa união, pois a China ficaria ainda mais forte.

4 adotar tecnologias avançadas; modernizar a gestão empresarial e
Página 63 2. A China socialista tem cerca de 1,3 bilhão de habitantes. O mapa abaixo mostra algumas das regiões e cidades que adotam práticas capitalistas desde a década de Em meados de 1997, Hong Kong, um dos maiores centros financeiros mundiais, voltou ao controle do Estado chinês, sem alterar sua condição econômica anterior. Apresente duas razões para que a China mantenha práticas capitalistas em algumas áreas do seu território. R: Atrair capitais; adotar tecnologias avançadas; modernizar a gestão empresarial e qualificar a mão de obra.

5 R: Produção industrial com grande consumo de carvão mineral,
Página 63 3. Leia o texto a seguir e responda: A China figura entre os principais emissores de carbono na atmosfera, sendo responsável por 10% das emissões. “Menina dos olhos” dos executivos que comandam as empresas transnacionais é sempre lembrada como um exemplo de crescimento e prosperidade econômica, entretanto os custos desta prosperidade parecem altos demais para a sociedade chinesa. Enchentes catastróficas, chuvas ácidas, poluição dos cursos fluviais e a expansão dos desertos da Ásia Central fazem parte de um cenário assustador. Aponte duas razões que fazem da China um dos países mais degradados ambientalmente. R: Produção industrial com grande consumo de carvão mineral, Desenvolvimento sem preocupação ambiental e Pouca fiscalização. Linfen, China

6 R: Mao Tse-Tung liderou uma revolução que estatizou toda a economia.
Página 63 4. A Revolução Chinesa de 1949 foi comandada por Mao Tse-Tung. A partir dessa data, várias reformas econômicas e sociais foram realizadas na China. Cite três grandes mudanças feitas por Mao Tse-Tung na sociedade chinesa. R: Mao Tse-Tung liderou uma revolução que estatizou toda a economia. Na agricultura, houve desapropriação das grandes propriedades e formação de cooperativas e fazendas coletivas, chamadas de comunas. Na indústria ocorreram tentativas de modernização, principalmente, na siderurgia, mas sem grande sucesso. 5. A China, desde meados dos anos 1970, tem passado por grandes transformações sociais e econômicas. Quais as grandes transformações ocorridas em relação à era de Mao Tse-Tung? R: Apesar de o Partido Comunista continuar a exercer o poder, vem crescendo a participação do capital privado na China. Os setores como os bancos, indústrias pesadas, ferrovias, telecomunicações e energia continuam estatizados. Ao longo dos últimos anos, fortes investimentos estrangeiros vêm entrando no país.


Carregar ppt "Correção das Atividades do Livro China"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google