A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Geografia - 9º ano 1º Bim Profª Maria Carmem Soifer

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Geografia - 9º ano 1º Bim Profª Maria Carmem Soifer"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Geografia - 9º ano 1º Bim. 2009 Profª Maria Carmem Soifer
cuba Trabalho de Geografia - 9º ano 1º Bim. 2009 Profª Maria Carmem Soifer

2 INTRODUÇÃO No final do século XX e início do século XXI, o mundo assistiu às grandes transformações ocorridas na geopolítica internacional. O fim da Guerra Fria no final dos anos 80 e os atentados de 11 de setembro de 2001 colocaram o planeta em um novo estado de alerta. Nesse contexto ainda podemos observar a ilha de Cuba, que embora tenha introduzido algumas alterações em sua economia, é identificada como um dos últimos países socialistas. Vamos conhecer um pouco desse país que há quase 50 anos foi governado por Fidel Castro, uma das personalidades mais importantes e controversas do século XX.

3 TAREFA – CONFECÇÃO DE UM TABLÓIDE
Em grupos de 4 ou 5, os alunos deverão produzir um pequeno jornal (papel canson A3). - Não poderão faltar: título, identificação do grupo, turma e professora. - Matérias obrigatórias: criar caixas de texto para cada um dos seguintes temas: a) localização do país (com mapa) b) histórico da revolução (quando ocorreu, o que acontecia na política mundial naquela época, quais eram os objetivos dos grupos guerrilheiros, quem eram eles?...) c) aspectos atuais da política, da sociedade e da economia cubana. d) ilustrar as matérias com imagens da ilha e do povo cubano.

4 TAREFA – cont. Matérias optativas: o tablóide deverá conter ao menos dois dos seguintes temas: a) crise política com os Estados Unidos b) o embargo comercial c) a crise dos mísseis d) quem são e quais os objetivos dos balseros? e) charges, história em quadrinhos, culinária, turismo, curiosidades.

5 PROCESSO Na aula de Geografia os alunos deverão dividir as tarefas entre cada elemento do grupo. As pesquisas serão feitas individualmente. Nas aulas dos dias 10/3 (9B) e 12/3 (9A) todos trarão o material pesquisado e imagens. Em grupos será feita a seleção das matérias que comporão o tablóide. Nas aulas dos dias 18/3 (9B) e 19/3 (9A), o jornal será montado com as matérias já digitadas (não esquecer de trazer o papel canson). Data final de entrega: dias 31/3 (9B) e 2/4 (9A)

6 AVALIAÇÃO REFERÊNCIAS
Serão avaliados: veracidade dos fatos (3,0) criatividade (3,0) pontualidade (2,0) estética (2,0) REFERÊNCIAS site oficial da embaixada

7 CONCLUSÃO Espera-se, ao final do trabalho, ter despertado nos alunos a curiosidade pelo modo de vida de outros povos e também o conhecimento de outro sistema econômico com todas as implicações que essa opção pode trazer. Conhecer a geopolítica mundial é muito importante para a formação de crítica e opinião próprias.

8 CRÉDITOS Prof. Maria Carmem Soifer Google imagens


Carregar ppt "Trabalho de Geografia - 9º ano 1º Bim Profª Maria Carmem Soifer"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google