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Breve Henrique Cordeiro Nº 30289. Introdução Projecto inicializado por Jon Klein como tese no Hampshire College e acabou por ser desenvolvido como tese.

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1 Breve Henrique Cordeiro Nº 30289

2 Introdução Projecto inicializado por Jon Klein como tese no Hampshire College e acabou por ser desenvolvido como tese de mestrado em Chalmers UniversityHampshire CollegeChalmers University Software que está a ser desenvolvido como plataforma de criação de projectos de simulação em larga escala de evoluções dinâmicas http://www.spiderland.org/breve/

3 Introdução Ambiente de simulação 3D desenhado para a simulação de sistemas descentralizados e vida artificial Conceptualmente similar ao Swarm e StarLogo Inclui uma linguagem orientada a objectos Um motor de visualizaçao OpenGL Detector de Colisões

4 Introdução Suporte experimental para simulação física de corpos articulados e resoluçao de colisões com fricção dinâmica e estática Objectivo principal é permitir simulações descentralizadas de maneira a serem implementadas rapidamente e facilmente. Providenciar uma framework de maneira a facilitar a construção de simulações de sistemas artificiais avançados. Pode ser usado como ferramenta para simular qualquer mundo artificial: ecossistemas artificiais, criaturas virtuais,

5 Multi-Agent Simulation Termo agente refere-se a qualquer objecto num mundo simulado, em particular, um objecto com comportamentos autónomos que interagem com o ambiente e outros agentes. Ex:. Simulação de um Ecossistema: varios agentes autonomos(animais) a interagir entre eles (comer e procriar) e o meio ambiente.

6 3D Spatial Simulation Simula espaços físicos 3D e os agentes simulados ocupam e interagem neste espaço físico Contraste com outras simulaçoes de ambientes em que o modelo espacial é em 2D ou que o “espaço” é tratado apenas como conceito abstracto

7 Steve Language Simulaçoes em Breve sao escritas numa linguagem orientada a objectos que dá pelo nome de “Steve” Especificamente desenhada para a implementação de simulações 3D Inclui garbage collection, suporte para listas e vectores 3D Linguagem procedimental e muitas das suas características são familiares a utilizadores de C

8 Physical Simulation Agentes podem ser configurados para ter comportamentos semelhantes a objectos reais, de acordo com as leis da física Ex.: Uma bola a cair sobre o solo, quando se dá o contacto a bola continua a saltar Pode ser usada para simulações de robots, veículos, animais entre outras coisas

9 Trabalho futuro Refinar o seu uso como plataforma de experimentação de vida artificial Integrar potencialidades de redes avançadas Terrenos mais complexos Criar simulações de vida artificial realísticas, onde criaturas com morfologias e comportamentos evoluídos competem por recursos num mundo físico simulado


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