A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas"— Transcrição da apresentação:

1 Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas
16 Improvisação em Teclas Pretas - Atividades Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas Bom trabalho! Posteriormente, os títulos das atividades serão transformados em links, que remeterão às telas seguintes. E-book teclado Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.

2 Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
16 Improvisação em Teclas Pretas - Atividades Improviso em Teclas Pretas Clique em Repertório Técnico, no menu laranja do link do ebook Teclado Acompanhamento, em As imagens 1 e 2, encontradas no título Teclas Pretas, desta tela, apresentam um dos grupos de cinco teclas pretas do teclado, indicando que sejam tocadas, respectivamente, com os dedos m.e m.d e m.e. 3-2, + m.d Experimente diversas maneiras de tocá-las, sempre respeitando este dedilhado indicado, para cada um dos modelos. Abaixo, seguem algumas sugestões; mas você poderá propor outras mais, criando novos exercícios: Imitação da peça Passo-a-passo, encontrada em Repertório Técnico, no menu laranja do link acima Variações de execução, usando todos os dedos simultaneamente, com mãos juntas ou alternadas. Combinações diversas de teclas simultâneas e teclas uma-a-uma (independentes). Teclas independentes, uma de cada vez, em diferentes combinações de movimentos melódicos. Movimentos melódicos ascendentes, descendentes ou contrários, com mãos juntas ou separadas. Pequenas células melódicas, empregando diferentes combinações de teclas e mãos, neste dedilhado. Ao chegar a este ponto, procure cantar as pequenas melodias criadas pelas combinações de teclas; e vice-versa, cantando primeiro e procurando as teclas correspondentes, depois. Use sua imaginação; porém, procure manter-se exclusivamente na emissão vocal de uma das cinco notas oferecidas pelas teclas pretas indicadas. Cante e associe palavras às células melódicas criadas, tais como seu próprio nome ou uma saudação qualquer. Preste atenção na sílaba tônica, acentuando-a também em sua execução ao teclado. Cuide com a postura do corpo e das mãos, assim como da disciplina de estudo, relendo as Unidades de Estudo que falam sobre o assunto. Fazer tantas cópias desta tela, quantas forem as atividades propostas. OBS: Caso a atividade precise de alguma das funcionalidades da plataforma, ela deverá ser descrita aqui, para ajudar na orientação dos alunos, e depois postada devidamente na própria funcionalidade. E-book Teclado Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.

3 Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
16 Improvisação em Teclas Pretas - Atividades Formas Binária e Ternária em Teclas Pretas No exercício anterior, mesmo sem saber, você estava improvisando. Por intermédio de improvisos, você pode tanto exercitar seus dedos, como aprimorar sua audição e sua capacidade de cantar, de forma intencional e com compreensão. Porém, mais importante do que isso, é que, na prática e quase brincando, você também executou diversas idéias musicais. Perceba bem isso: você já criou, por improvisação, diversas idéias musicais em teclas pretas, tocadas pelos dedos das duas mãos! Também já entendeu que cada tecla soa com uma altura diferente e que a combinação destas alturas gera melodias. Além disso, já as cantou com compreensão, e não apenas por simples imitação. Agora, falta relacionar tais células melódicas entre si, gerando formas musicais binárias e ternárias. Para tanto, organize suas células melódicas, uma após a outra, de tal forma que cada seção tenha quatro compassos de qualquer tipo. Se não compreendeu este exercício, peça ajuda a seu tutor e/ou colegas mais experientes. Por outro lado, se você já possui bons conhecimentos musicais, crie arranjos para suas idéias musicais, atribuindo-lhes diferentes estilos (inclusive, você pode acionar os botões de estilo existentes em seu instrumento musical), acompanhe as proposições feitas por seus colegas mais principiantes, e crie outros enunciados de exercícios semelhantes aos aqui indicados. Fazer tantas cópias desta tela, quantas forem as atividades propostas. OBS: Caso a atividade precise de alguma das funcionalidades da plataforma, ela deverá ser descrita aqui, para ajudar na orientação dos alunos, e depois postada devidamente na própria funcionalidade. E-book Teclado Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.


Carregar ppt "Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google