A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GABRIELA BOHLMANN DUARTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS E A ESCALA COMUM DE VALORES: CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GABRIELA BOHLMANN DUARTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS E A ESCALA COMUM DE VALORES: CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM."— Transcrição da apresentação:

1 GABRIELA BOHLMANN DUARTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS E A ESCALA COMUM DE VALORES: CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA Acadêmica do Curso de Letras – Português/Inglês e Respectivas Literaturas da UFPel; integrante do Projeto de Pesquisa Línguas estrangeiras e TICs: aprendizagem de línguas e elaboração de materiais na Complexidade e no Caos, coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro.

2 REFERENCIAL TEÓRICO O comportamento de alunos interagindo em ambientes virtuais de aprendizagem é similar aos de sistemas dinâmicos complexos. Vetromille-Castro (2007), Martins(2008). Bertalanffy (1973), Morin (1995), Johnson (2003).

3 REFERENCIAL TEÓRICO Interação interindividual Benefício recíproco (PIAGET, 1973) e Sustentação solidária (ESTRÁZULAS, 2004) Escala comum de valores qualitativos (PIAGET, 1973)

4 OBJETIVOS Identificar os valores que formam a escala comum de valores de um grupo de professores de inglês em formação. Averiguar de que maneira tais valores influenciam em sua composição como sistema complexo. Verificar qual a visão que alunos de licenciatura em Letras, no terceiro e no sexto semestre, têm quanto ao seu papel de futuros professores de língua.

5 METODOLOGIA Análise das interações no blog durante as disciplinas de Língua Inglesa III e VI no 3º e no 6º semestre de um curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês. Análise de questionários, respondido por este grupo de alunos no 5º semestre do curso, referente ao uso do blog durante o 3º semestre, e no 7º semestre, referente ao uso do blog durante o 6º semestre. Comparação das escalas comuns de valores identificadas em ambos os períodos.

6 ANÁLISE DOS DADOS Tal grupo, interagindo por meio de um AVA – blog –constituiu-se como um sistema complexo, tanto se tomarmos o referencial teórico adotado por Martins (2008), quanto se seguirmos aquele utilizado por Vetromille-Castro (2007). Valores esperados, a partir dos princípios do CLT (CANALE & SWAIN, 1980) : comportamentos autônomos e colaborativos, relacionados à atuação de professores.

7 ANÁLISE DOS DADOS Comportamentos colaborativos: envolvem o constante feedback entre as pessoas. Isso requer esforço intelectual de ambas as partes para se fazerem compreender (PAAS, 2005). Comportamentos autônomos: de acordo com Holec (1981), referem-se à capacidade de se responsabilizar pela própria aprendizagem.

8 Comentário do blog do 3º semestre

9 Houve comentários com incentivo à escrita dos alunos e discussão do tema proposto. Colaboração Houve pouquíssimos comentários com sugestões para a escrita dos alunos. Autonomia ANÁLISE DOS DADOS

10 QUESTIONÁRIO - BLOG INGLÊS III Eu considerava o meu blog um instrumento para minha aprendizagem. Eu considerava o meu blog um instrumento para a aprendizagem dos outros colegas. Eu considerava o blog dos colegas um instrumento para minha aprendizagem. Eu considerava o blog dos colegas um instrumento para minha formação como professor de inglês Média 4,54.443

11 ANÁLISE DOS DADOS No 6º semestre, um dos grupos apresentou um comportamento diverso: das 8 postagens feitas até a primeira avaliação do semestre, somente 1 contou com a participação de ambos os revisores. Após a avaliação, houve uma mudança de comportamento: das 8 postagens feitas, 6 contaram com comentários de ambos revisores.

12 Comentário do blog do 6º semestre – 15 out. 2010, às 21:24, para postagem feita no dia 10 out

13 ANÁLISE DOS DADOS Neste grupo não houve os valores atuar como professor, ser solidário com colega, responder sob a forma de comentário para o colega que revisou. Houve o compartilhamento do valor melhorar a nota da disciplina. Nos demais grupos, os valores de colaboração e autonomia estiveram presentes.

14 Comentário do blog do 6º semestre – Postagem feita dia 18 out 2010.

15

16 QUESTIONÁRIO - BLOG INGLÊS VI O blog tinha como objetivo o desenvolvimento da habilidade de escrita em inglês. O blog tinha como objetivo a construção da identidade de professor de inglês. Meus comentários fo ram importantes para o desenvolvimento da habilidade escrita do meu grupo. Eu me sentia à vontade para corrigir as postagens dos colegas. Eu me sentia preparado para corrigir as postagens dos colegas Média 4,83,6 4,53,6

17 ANÁLISE DOS DADOS O comportamento colaborativo associado ao autônomo relaciona-se ao trabalho do professor, uma vez que ao ensinar, ajuda-se o aluno e ao destacar ou argumentar alguma correção, mostra-se como capaz de corrigir e justificar suas correções.

18 CONCLUSÕES No 3º semestre a maior parte da turma tinha como valor a colaboração sob a forma de comentários com vistas ao incentivo da escrita. Não houve quantidade significativa de comentários com sugestões/correções para os colegas.

19 CONCLUSÕES A maior parte da turma de alunos atuou como professores de língua estrangeira no 6º semestre do curso, além de aprendizes, o que sugere uma mudança de comportamento em relação ao 3º semestre.

20 CONCLUSÕES No 6º semestre, não houve sustentação solidária completa em um dos grupos, apenas o benefício recíproco referente à melhoria da nota. Os valores compartilhados influenciaram na interação ocorrida no grupo como sistema complexo.

21 REFERÊNCIAS BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, CANALE, Michael; SWAIN, Merrill. Theoretical Bases of Communicative Approaches to Second Language Teaching and Testing. In: Applied Linguistics, v. 1, p ESTRÁZULAS, Mônica Baptista Pereira. Rede JOVEMPAZ: solidariedade a partir da complexidade Tese. (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Aprovada em GLEICK, James. Caos: a criação de uma nova ciência. 16ª ed. Rio de Janeiro: Camous, HOLEC, Henri. Autonomy and foreign language learning. Pergamon: JOHNSON, Steven. Emergência. 1ª Ed. Jorge Zahar, MARTINS, Antônio Carlos. A emergência de eventos complexos em aulas on-line e face a face: uma abordagem ecológica Tese. (Doutorado em Estudos Linguísticos).– Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. Aprovado em MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complex o. 2ª Ed. Lisboa: Instituto Piaget, PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, PAAS, Leslie Christine. A integração da abordagem colaborativa à tecnologia internet para aprendizagem individual e organizacional no PPGEP Dissertação. (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. VETROMILLE-CASTRO, Rafael. A interação social e o benefício recíproco como elementos constituintes de um sistema complexo em ambientes virtuais de aprendizagem para professores de línguas Tese. (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.


Carregar ppt "GABRIELA BOHLMANN DUARTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS E A ESCALA COMUM DE VALORES: CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google