A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PCN S HISTÓRIA Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PCN S HISTÓRIA Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012."— Transcrição da apresentação:

1 PCN S HISTÓRIA Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012

2 SABER HISTÓRICO E SABER HISTÓRICO ESCOLAR O ensino e a aprendizagem de História envolvem uma distinção básica entre o saber histórico,como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar.

3 FATOS HISTÓRICOS Os fatos históricos podem ser traduzidos, por exemplo, como sendo aqueles relacionados aos eventos políticos, às festas cívicas e às ações de heróis nacionais, fatos esses apresentados de modo isolado do contexto histórico em que viveram os personagens e dos movimentos de que participaram.

4 FATOS HISTÓRICOS Em uma outra concepção de ensino, os fatos históricos podem ser entendidos como ações humanas significativas, escolhidas por professores e alunos, para análises de determinados momentos históricos. Podem ser eventos que pertencem ao passado mais próximo ou distante, de caráter material ou mental, que destaquem mudanças ou permanências ocorridas na vida coletiva.

5 SUJEITO HISTÓRICO: DIFERENTES CONCEPÇÕES Os sujeitos da História podem ser os personagens que desempenham ações individuais ou consideradas como heróicas, de poder de decisão política de autoridades, como reis, rainhas e rebeldes. O sujeito histórico pode ser entendido, por sua vez, como sendo os agentes de ação social, que se tornam significativos para estudos históricos escolhidos com fins didáticos, sendo eles indivíduos, grupos ou classes sociais.

6 TEMPO: DIFERENTES PERSPECTIVAS tempo cronológico O conceito de tempo histórico pode estar limitado ao estudo do tempo cronológico (calendários e datas), repercutindo em uma compreensão dos acontecimentos como sendo pontuais, uma data,organizados em uma longa e infinita linha numérica. Os acontecimentos, identificados pelas datas,assumem a idéia de uniformidade, de regularidade e, ao mesmo tempo, de sucessão crescente e acumulativa.

7 T EMPO... O tempo histórico pode ser dimensionado diferentemente, considerado em toda suacomplexidade, cuja dimensão o aluno apreende paulatinamente. O tempo pode ser apreendido a partir de vivências pessoais, pela intuição, como no caso do tempo biológico (crescimento, envelhecimento)e do tempo psicológico interno dos indivíduos (idéia de sucessão, de mudança). E precisa ser compreendido, também, como um objeto de cultura, um objeto social construído pelos povos,como no caso do tempo cronológico e astronômico (sucessão de dias e noites, de meses e séculos).

8 RITMOS DE DURAÇÃO... Os ritmos da duração, por sua vez, possibilitam identificar a velocidade com que as mudanças o tempo do acontecimento breve, o da conjuntura e o da estrutura ocorrem. Assim, podem ser identificados três tempos: o tempo do acontecimento breve, o da conjuntura e o da estrutura. Exemplifique: a partir de situações da sua vida, exemplifique situações que “localizem” os ritmos apresentados.

9 TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA A transposição dos métodos de pesquisa da História para o ensino de História propicia situações pedagógicas privilegiadas para o desenvolvimento de capacidades intelectuais autônomas do estudante na leitura de obras humanas, do presente e do passado. A escolha dos conteúdos, por sua vez, que possam levar o aluno a desenvolver noções de diferença e de semelhança, de continuidade e de permanência, no tempo e no espaço, para a constituição de sua identidade social, envolve cuidados nos métodos de ensino.

10 METODOLOGIA A escolha metodológica representa a possibilidade de orientar trabalhos com a realidade presente, relacionando-a e comparando-a com momentos significativos do passado. Didaticamente, as relações e as comparações entre o presente e o passado permitem uma compreensão da realidade numa dimensão histórica, que extrapola as explicações sustentadas apenas no passado ou só no presente imediato.

11 OBJETIVOS GERAIS DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ler e compreender sua realidade, posicionar-se, fazer escolhas e agir criteriosamente Espera-se que, ao longo do ensino fundamental, os alunos gradativamente possam ler e compreender sua realidade, posicionar-se, fazer escolhas e agir criteriosamente. Nesse sentido, os alunos deverão ser capazes de:

12 identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços; organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado; conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;

13 reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço; questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil; utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros; valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo- a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.


Carregar ppt "PCN S HISTÓRIA Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google