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DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5

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Apresentação em tema: "DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5"— Transcrição da apresentação:

1 DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
Prof.ª Flávia Santos

2 Situação problemática
Definido a partir da observação, da teoria ou de um método para se testar; Um problema pode ser atacado de vários ângulos; A redação do problema deve conter a contextualização e o problema em si em forma de pergunta.

3 Passos... Caracterizar a organização, historiando sua evolução e situação atual; Caracterizar o mercado; Historiar antecedentes do problema, referindo suas causas, se possível; Apresentar evidencias sobre os efeitos do problema em aspectos da organização; Estabelecer o foco do projeto e seus limites (sob que perspectiva deseja tratar o problema).

4 Objetivos “alvo que se pretende atingir”;
Leva o autor a perceber as etapas contidas no projeto – orientam a revisão de literatura e a metodologia; Não confundir objetivos do projeto com objetivos do programa que está sendo avaliado ou sugerido;

5 Ex: um plano de mkt aumenta a fatia de mercado
Objetivo: “implantar um plano de marketing na empresa X” e não “ aumentar a fatia de mercado da empresa X” Elaborar objetivos-meios: aqueles que descrevem processos

6 Elaborar objetivos realistas – não declarar a posteriori que não houve tempo ou recursos para realizar o projeto; Negociar seus interesses com a organização-alvo

7 Objetivos Gerais Define o propósito do trabalho; Ex:
“Implantar um sistema de telemarketing na empresa X” “Apresentar sugestões para a reestruturação da fabrica Y” “Propor a implantação de um planejamento estratégico na empresa Z”

8 Objetivos específicos
Operacionalizam – especificam o modo como se pretende atingir o objetivo geral - Passos para alcançar o objetivo geral; Quando o geral é formular um plano ou sistema, os objetivos específicos passam a ser associados as etapas do plano.

9 Ex: Geral: Elaborar um plano de cargos e salários Específicos: -Planejar os cargos da empresa -Descrever os cargos - Especificar os requisitos do ocupante - Avaliar e classificar os cargos - Pesquisar o mercado - Definir a estrutura salarial

10 Geral: Propor a implantação de um planejamento estratégico na empresa X
Específicos: - Fazer o levantamento dos pontos fortes e fracos da empresa e de seus concorrentes - Identificar as ameaças e oportunidades - Criar um plano de ação que viabilize o planejamento estratégico na empresa x.

11 Justificativa Apresentar razões para a existência do projeto;
deve apresentar as razões teóricas, sociais ou práticas que justificam a existência da pesquisa; Três aspectos básicos: importância, oportunidade e viabilidade.

12 Quanto á importância Razões para o trabalho ser importante: para os objetivos da empresa, bem-estar dos empregados, com a sociedade ou com o ambiente; o aluno deve recorrer aos objetivos estabelecidos na pesquisa.

13 Ex. Objetivo geral: Elaborar uma estrutura de treinamento e desenvolvimento para a organização.
Sua implantação é importante tendo em vista que a organização tem um custo elevado com treinamento de pessoal fora da empresa e, ainda, os resultados desse investimento são bastante questionados pelos lideres. A utilização de uma estrutura própria de treinamento pode diminuir os custos e melhorar a qualidade.

14 Quanto á oportunidade Governo pode ter feito mudanças na política governamental e portanto, o ambiente parece oportuno á implementação de mudanças organizacionais; Novas tecnologias no mercado, novas leis, empresa em declínio...

15 Ex. Objetivo geral: Elaborar uma estrutura de treinamento e desenvolvimento para a organização.
Oportunidade: O momento para implantar essa estrutura é oportuno porque com a abertura do mercado para empresas globais a organização vem sofrendo perdas sistemáticas de mercado devido a baixa qualificação de seu quadro funcional.

16 Quanto á viabilidade Verificar se é viável quanto á complexidade, custo do projeto, acesso ás informações, tempo.

17 Ex. Objetivo geral: Elaborar uma estrutura de treinamento e desenvolvimento para a organização.
Viabilidade: Considerando que existe interesse por parte dos dirigentes da organização em elaborar uma estrutura de treinamento interno, já que a empresa destina uma grande quantidade de recursos para a realização de treinamentos externos, o projeto é considerado viável.


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