A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO ANÁLESE DE SISTEMAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO ANÁLESE DE SISTEMAS."— Transcrição da apresentação:

1 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO ANÁLESE DE SISTEMAS

2 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO Por que Falhamos? O sucesso de uma organização, seja qual for, pública ou privada, é algo desejado, sendo motivo de grande alegria quando alcançado. Mas se este é o objetivo, por que falhamos? - Falhamos porque não colocamos metas - Não fazemos bons planos - Não executamos completamente os planos - Circunstâncias fora dos planos

3 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO Focando a Organização  O gerenciamento é por sua natureza focado na missão geral de qualquer organização, que é, satisfazer as necessidades humanas.  Existem quatro tipos de seres que são objetivos de qualquer organização e os chamamos de stakeholders ou partes interessadas, que são:

4 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO  Clientes  Empregados  Acionistas  Sociedade

5 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO 1.1 – Análise de Sistemas 1.1.1 – Ato de Captar e Desenvolver Conhecimento - O planejamento é o ato de captar e desenvolver conhecimento para reduzir as incertezas no processo de tomada de decisões.

6 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO - Várias são as formas de se estabelecer um plano de ação, desde as mais simples até processos bem sofisticados e podem durar um tempo maior, inclusive meses. - Para estabelecermos um bom plano de ação temos que ter o conhecimento necessário.

7 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO - O conhecimento deve ser sempre renovado, para que se busque novos resultados. - Precisamos compreender que o desenvolvimento de uma organização é um processo educacional de acumulação de conhecimento.

8 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO 1.2.1 – Introdução ao Conceito de Alvo - As organizações usam o termo alvo para delimitar o que deve ser analisado para a solução de um problema. - Alvo é o sistema a que se refere o problema, com suas estruturas, processos e funções.

9 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO - A determinação do alvo deve ser feita for pessoal com conhecimento amplo do sistema de tal forma a aumentar as chances de que os verdadeiros fatores formadores do problema possam ser englobados.

10 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO 1.3.1 – Conceitos de Análise e Síntese - Análise – Definição – Segundo o Aurélio é o exame de cada parte do todo, tendo em vista conhecer a sua natureza, suas proporções, suas funções e relações.

11 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO - A informação por si só não tem muita importância, passam a ter significação após analisadas, a análise é um processo as vezes complexo e de difícil entendimento das informações. - A análise sempre está relacionada ao alvo.

12 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO - A análise da informação permite conhecer melhor o alvo de tal maneira que viabilize a síntese, isto é, a reunião de elementos concretos ou abstratos a fim de conhecer ou estabelecer um modelo final, conhecido do alvo.

13 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO 1.4.1 – Análise do Alvo por meio de Modelos - A análise por meio de modelos permite uma tentativa de visualização do conhecimento.

14 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO - Tanto nas ciências como no mundo organizacional, os modelos são uma representação da realidade que pode ser explicada matematicamente ou por meio de uso de diagramas e gráficos.

15 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO - Quando se analisa um problema de um sistema, é necessário representar a estrutura ou fluxo do processo formador deste problema de alguma forma, de tal maneira que as pessoas possam entendê-lo.

16 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO - Um modelo deve descrever como a estrutura ou o fluxo do processo formador do problema se comportam. - Os modelos são concepções mentais utilizadas para representar a estrutura ou o fluxo do processo formador das difusões e são uma eficiente ferramenta de comunicação.

17 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO - O primeiro passo ao criar um modelo é definir o sistema que engloba as partes de interesse de tal forma que o modelo resultante possa responder ao problema.

18 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO 1.5.1 – Processo de planejamento - O processo de planejamento é único independente do tamanho e do tipo do problema, mas existe alguns princípios que regem o processo, como veremos a seguir:

19 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO - Princípios - O planejamento deve ser feito dos fins para os meios. - No caminho de jusante para montante deve ser utilizado a priorização, mas sempre obedecendo a maior.

20 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO - Pode ser que haja muitos fatores atuando sobre determinado resultado, mas 20% destes modificam em 80% o resultado e poderão ser suficientes para resolver o problema. - O planejamento é interativo e consiste essencialmente na busca do conhecimento necessário.

21 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO - Existem três tipos de planejamento: - Princípio da análise e da síntese; - Princípio da visibilidade e participação; - Princípio da priorização e otimização.

22 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO - No planejamento avaliamos modificações em um sistema, seja ele do tamanho que for, de tal forma que seus resultados possam ser melhorados, um sistema se caracteriza por suas estruturas, seus processos e suas funções, portanto um processo deve considerar estas três características.

23 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO - Assim quando analisamos um sistema, temos três tipos de análise: - Análise funcional - Análise de fenômenos - Análise de processos

24 1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO - Modelo de processo simplificado


Carregar ppt "1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO ANÁLESE DE SISTEMAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google