A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marcos, 6 : 7 a 10 Chamou a si os doze, e começou a enviá-los Chamou a si os doze, e começou a enviá-los dois a dois, e deu-lhes poder sobre os dois a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marcos, 6 : 7 a 10 Chamou a si os doze, e começou a enviá-los Chamou a si os doze, e começou a enviá-los dois a dois, e deu-lhes poder sobre os dois a."— Transcrição da apresentação:

1

2 Marcos, 6 : 7 a 10 Chamou a si os doze, e começou a enviá-los Chamou a si os doze, e começou a enviá-los dois a dois, e deu-lhes poder sobre os dois a dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos. E ordenou-lhes que nada espíritos imundos. E ordenou-lhes que nada tomassem no caminho, senão somente um tomassem no caminho, senão somente um bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro no cinto. Mas que calçassem alparcas, e que no cinto. Mas que calçassem alparcas, e que não vestissem duas túnicas. não vestissem duas túnicas. E dizia-lhes: na casa em que entrardes ficai E dizia-lhes: na casa em que entrardes ficai nela até partirdes dali. nela até partirdes dali.

3 Visitas Fraternas A visita fraterna não deve se transformar em hábito de entrevista, onde o paciente, no hábito de entrevista, onde o paciente, no conforto da sua comodidade, busque solu- conforto da sua comodidade, busque solu- ções e orientações para problemas. ções e orientações para problemas. Habilmente, deixar claro que o socorro domiciliar é atendimento de urgência. Tão domiciliar é atendimento de urgência. Tão logo possa, o interessado deve deslocar-se logo possa, o interessado deve deslocar-se à Casa Espírita que o assiste. à Casa Espírita que o assiste.

4 Visitas Fraternas O atendimento domiciliar de assistência espiritual ou de urgência, este principalmente, se caracterizado por descontrole emocional do assistido, somente se dará sob a orientação direta da coordenação respon- sável pelo serviço. Por motivos de segurança pessoal e da equipe, é recomendado que os tarefereiros se abstenham em atendimento deste porte, de qualquer passividade mediúnica, sob pena de comprometer a harmonia e o desempenho individual e da própria equipe.

5 Visitas Fraternas Em quadro dessa gravidade, deverá: Em quadro dessa gravidade, deverá: a) Oferecer tão só a presença fraterna, a prece, a aplicação do passe e a água magnetizada. magnetizada. b) Quanto possível, simultaneamente à visita, acionar atendimento mediúni- visita, acionar atendimento mediúni- co na Casa Espírita, para o assistido. co na Casa Espírita, para o assistido.

6 1. Pertencer ao quadro de trabalhadores da Casa. trabalhadores da Casa. 2. Estar habilitado para o exercício da atividade. exercício da atividade. Visitas Fraternas Requisitos Básicos

7 Visitas Fraternas Da Coordenação e da Equipe Ao coordenador da equipe, ou a quem ele indicar, caberá a condução da atividade.

8 Visitas Fraternas Da Coordenação e da Equipe Valorizar a sintonia com os Benfeitores Espirituais, invariavelmente sempre presentes na ação socorrista e consoladora. O coordenador e equipe deverão: O coordenador e equipe deverão:

9 Visitas Fraternas Da Coordenação e da Equipe O coordenador e equipe deverão: O coordenador e equipe deverão: ter sensibilidade para melhor percepção ter sensibilidade para melhor percepção de situações e pessoas, com vistas ao de situações e pessoas, com vistas ao auxílio pretendido. Quanto possível, se auxílio pretendido. Quanto possível, se for o caso, isolar o paciente do ambiente for o caso, isolar o paciente do ambiente tumultuado que o cerca, a fim de obter tumultuado que o cerca, a fim de obter condições mínimas para a eficácia do condições mínimas para a eficácia do auxílio oferecido. auxílio oferecido.

10 Visitas Fraternas Da Coordenação e da Equipe O coordenador e a equipe deverão: Operar com segurança nas iniciativas e decisões, oferecendo confiança à equipe e tranqüilidade ao assistido e familiares.

11 Visitas Fraternas Da Visita – Cuidados Essenciais 1. APARÊNCIA PESSOAL Adequada Adequada

12 PONTUALIDADE em consideração ao beneficiário e aos familiares Visitas Fraternas Da Visita – Cuidados Essenciais

13 DISCRIÇÃO DISCRIÇÃO do que vê, ouve e observa. do que vê, ouve e observa.

14 Visitas Fraternas Da Visita – Cuidados Essenciais COMPREENSÃO COMPREENSÃO dos valores, crenças e expectativas das pessoas.

15 Visitas Fraternas Da Visita – Cuidados Essenciais DIÁLOGO DIÁLOGO fraterno e estimulante, realçando a fé e as possibilidades pessoais na superação dos problemas, construindo a tranqüilidade íntima e familiar.

16 PREPARAÇÃO - Colocar água para ser magnetizada pelos - Colocar água para ser magnetizada pelos Benfeitores Espirituais. - Mensagem preparatória ( como dos livros: Pão Nosso, Fonte Viva, Vinha de Luz e Caminho, Verdade e Vida) e a prece (dispensar, com habilidade e apreço a rituais ou adereços), valorizando a simplicidade como ensina a Doutrina Espírita. Visitas Fraternas Da Visita – Cuidados Essenciais

17 AÇÃO AÇÃO - Leitura e comentário do texto do ESE ou de página evangélica, com a participação de todos os presentes. - Realizar vibrações pelos familiares, ami- gos, enfermos e outros. - Prece de agradecimento.

18 Visitas Fraternas Recomendações  Atentar para as informações / orientações repassadas pela coordenação da atividade a respeito do atendido.  Elucidar possíveis questionamentos apresenta- dos, cuidando para que as respostas sejam objetivas e consoladoras, fundamentadas na Doutrina Espírita.

19  não noticiar referências dos atendimentos mediú- nicos, caso ocorridos.  ainda que solicitado, nunca interferir nas prescrições e ou recomendações médi- cas em curso. Somente ao médico caberá qualquer decisão sobre o assunto. Visitas Fraternas Recomendações

20  Não se permitir, qualquer integrante da equipe visitadora, manifestação mediúnica, ainda que sob a influência de benfeitor espiritual. Registrando o envolvimento do amigo espiritual reter mentalmente, se for o caso, a contribuição fraterna e, se entendido oportuno pela coorde- nação da equipe, externar o apontamento com simplicidade e clareza.

21 Visitas Fraternas Recomendações  Escusar-se de acenar com melhoras ou curas imediatas, uma vez que, a rigor, desconhece- mos as causas profundas do problema.  Cuidar-se para o não envolvimento emocional com o paciente. A regra deve ser: “envolver- se racionalmente sem se comprometer emo- cionalmente.”  Duração da visitas, salvo casos excepcionais: razoável o período de 30 minutos.

22 Visitas Fraternas Recomendações  Após a atividade socorrista, surgindo espaço para alguns minutos de conversação, desestimular a lembrança de ocorrências pessimistas e deprimen- tes, bem como de expectativas improdutivas e infelizes – muito ao gosto das pessoas. Arejar o clima emocional dos presentes com referências otimistas, situando o paciente e familiares na condição de construtores da própria recuperação e da tranqüilidade geral.

23 Visitas Fraternas Recomendações  Desejável evitar que a atividade se transforme em hábito de encontro social, com oferta de gentile- zas comuns e troca de impressões destituídas de valor educativo. Perceber a atividade com a finalidade específica de atendimento fraterno e socorro espiritual.

24 Visitas Fraternas Recomendações  Ao coordenador da equipe visitante caberá, semanalmente ou com a urgência necessária, informar à coordenação do Atendimento Fraterno a realização da visita domiciliar, noticiando pontos que entenda relevantes.

25 1)Orientação ao Centro Espírita, FEB: 2007. 2) Correnteza de Luz – Atendimento Fraterno, José Raul Teixeira. Pelo Espírito Camilo, cap. 26. 3) Atendimento Fraterno, 1ª parte: Divaldo Responde Projeto Manoel P. de Miranda. Visitas Fraternas Referências Bibliográficas


Carregar ppt "Marcos, 6 : 7 a 10 Chamou a si os doze, e começou a enviá-los Chamou a si os doze, e começou a enviá-los dois a dois, e deu-lhes poder sobre os dois a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google