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Mercado de Etanol Carros Flex, alto preço petróleo, Aquecimento global boa perspectiva para Etanol Vantagens Brasileira na produção Etanol: extensão territorial,

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Apresentação em tema: "Mercado de Etanol Carros Flex, alto preço petróleo, Aquecimento global boa perspectiva para Etanol Vantagens Brasileira na produção Etanol: extensão territorial,"— Transcrição da apresentação:

1 Mercado de Etanol Carros Flex, alto preço petróleo, Aquecimento global boa perspectiva para Etanol Vantagens Brasileira na produção Etanol: extensão territorial, clima tropical – Brasil: Etanol obtido por Fermentação cana – EUA: Etanol obtido do milho. Produção do Etanol – (i) Fermentação cana: álcool com alto teor de água (ii) Destilação (remove parte da água): Álcool Hidratado usado em motores a Álcool e motores Flex. (iii) Processos Adicionais: Álcool Anidro usado como mistura na gasolina (até 25%) (iv) Eliminação impurezas: Álcool Neutro usado na indústria (ex: bebidas) Mercado Interno: Álcool Hidratado, Anidro e Neutro Mercado Externo: Álcool Anidro e Neutro

2 Desenvolvimento do Mercado de Etanol Produção Brasileira Etanol – 4 etapas – 1ª: período colonial – 1975: Álcool usado na indústria – 2ª: : Pró-alcool 1ª fase ( ): mistura Etanol à gasolina para diminuir importações petróleo (choque 74) e fornecer alternativa para produtores de açucar em crise. 2ª fase ( ): produção veículos movidos a alcool forte crescimento produção Etanol – 3ª: : Diminuição preço petróleo, aumento preço açucar crise produção Etanol. – 4ª: após 2004: surgimento motores flex forte aumento demanda Etanol.

3 A demanda Futura de Etanol Mercado externo: – aquecimento global Adição Etanol à gasolina aumento exportações a partir de – Perspectiva crescimento 5% a.a. até Incerteza: escassez de petróleo e álcool de celulose Mercado Interno: – Demanda Industrial: pequena participação (5%) – Álcool Combustível (80%): 3 subsegmentos Carros a Álcool: paralisação produção carros Álcool 1992 – redução 50% frota até 2015 Carros a Gasolina: Mistura de Álcool a gasolina (25%) gera 1/3 da demanda total de Álcool. – Redução 20% frota até 2015 Carros Flex: 90% das vendas recentes de automóveis e comerciais leves. – Todos veículos leves a partir 2008 devem ser flex. – Crescimento 7% a.a. da frota. – Aumento vendas Álcool depende dos preços relativos do Álcool e da Gasolina

4 Preços Etanol Expectativa: aumento da capacidade de oferta semelhante ao crescimento demanda não deve ocorrer grande queda preço Mesmo se houver queda passageira preços: empresas capazes de se adaptar. Preço futuro Etanol dificil prever: tende a se atrelar mais ao preço Petróleo e menos ao preço açucar. Curto-prazo: expectativa aumento moderado preço etanol.

5 Panorama da Produção de Biodiesel no Mundo Europa: 80% mercado mundial Biodiesel: – cotas obrigatórias (2% até 2001, 5,75% até 2010, 20% até 2020), subsídios para produção (óleo Canóla) – Lideres: Alemanha, França EUA: alto preço petróleo, incentivos federais aumento produção Biodiesel (óleo Soja) Ásia: grandes produtores de óleos vegetais: Índia, China, Tailândia, Malásia e Austrália estão investindo na produção.

6 O processo de Produção do Biodiesel

7 Biodiesel no Brasil Brasil: extensão territorial, clima e solo favorável alta potencialidade Biodiesel Inserção Internacional Limitada: restrições técnicas e proteção do mercado na Europa e EUA. Europa/EUA: custo produção Biodiesel 50% maior que Diesel mineral Brasil: recursos terra/clima favoráveis custo mais baixo – Espera-se que avanço programa resulte em redução custos com uso oleaginosas que estão a margem do agronegócio (pinhão, dende, caroço algodão, babaçu...) Produção óleo em grande escala: custo óleo é cerca de 85% do custo do Biodiesel Preço Biodiesel depende preço óleo Óleos Vegetais: aumento preço até 2003, queda 20% preço internacional após Produtores buscam clientes nacionais.

8 Marco Regulatório no Brasil 2004: MDA elabora selo Combustível social, receita define incentivos fiscais, BNDES define incentivos crédito, ANP define normas qualidade e regulação comercialização. Dez/2004 anunciado o Programa Nacional de Uso do Biodiesel. Lei 11097/05 : Mistura 2% de Biodiesel no Diesel facultativa até 2007 e obrigatória em 2008, mistura de 5% obrigatória em Compradores potenciais receosos de misturar Biodiesel no Diesel. – Risco de chegar em 2008 sem capacidade produtiva para atender 2% obrigatório Leiloes públicos compra biodiesel ANP Condições importantes para inicio mercado Biodiesel: selo combustível social, Regime tributário, financiamento BNDES, Leiloes Públicos.

9 Formação do Mercado de Biodiesel O selo combustível social – 2005: ministério desenvolvimento agrário define critérios obter selo combustível social: Capacitação/aquisição insumos de pequenos produtores (50% NE, 30% SE e S, 10% N e CO) – Vantagens para detentores selo: diminuição alíquota PIS, Cofins; acesso crédito privilegiado no BB, BNDES, BNB, BASA; acesso leiloes ANP; uso selo como Marketing. Regime Tributário – Alíquotas diferenciadas PIS/Confins, Isenção IPI. – Alíquota ICMS Biodiesel (inferior ao Diesel), alguns estados tem ICMS biodiesel ainda mais baixo.

10 Formação do Mercado de Biodiesel Financiamento – 2005: BNDES, BB, BNB, BASA lançam linhas especificas para Biodiesel. – Objetivos do programa BNDES: (i) apoiar todas etapas da cadeia, (ii) apoiar aquisição máquinas, (iii) apoiar investimentos em subprodutos (glicerina), (iv) apoiar agricultura familiar – Condições Financeiras privilegiadas para selo social Leilões de Compra de Biodiesel – Nov 2005: 1º leilao com entrega para 2006 (70 mil m 3 ) Dificuldade Entrega: ANP exigiu melhoria processo produtivo vendedores. – 2006 realizados 2º, 3º, 4º leiloes. – Preço alto, regularidade leiloes investimentos na produção biodiesel, – baixo preço internacional Soja uso para Biodiesel. – Petrobras (diretamente ou por meio controlada Refap): único comprador.

11 Projetos de Biodiesel no Brasil Marco Regulatório: importante mas insuficiente. Leilões, incentivos fiscais aumento capacidade instalada para produção biodiesel. – Carteira projetos BNDES: 11 projetos capazes de atender os 2% obrigatórios em 2008 (1,1 bilhão litros) – Carteira projetos do MME: 2,1 bilhões litros. – Concentração 4 estados: SP, RS, GO, MT. Expectativa possível atender 5% obrigatórios Necessário mercado com 2% mistura funcione para que o programa seja ampliado. BR combustível: pretende produzir toda sua demanda obrigatória (31% distribuição): Limita mercado para outros produtores


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