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1 Logística como elemento-chave na estratégia competitiva das empresas Logística diferença entre ações reativas e ações proativas Elementos básicos da.

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1 1 Logística como elemento-chave na estratégia competitiva das empresas Logística diferença entre ações reativas e ações proativas Elementos básicos da Logística Introdução à Logística

2 2 Logística é vital para o sucesso de uma organização Visão empresarial que direciona o desempenho das empresas tendo como meta a redução do Lead time. Tempo decorrido entre a produção e a entrega de um produto ao consumidor final para pronto uso. Pedido, produção e demanda: bens e serviços no prazo, especificações predefinidas, local especificado, preço esperado Empresas necessitam buscar uma administração integrada e dinâmica dos recursos vitais que são: -Administração dos pedidos de venda, sistema de suprimento de materiais, controle de estoque de MP (matéria-prima), materiais auxiliares e de manutenção, peças em processo e estoque acabado, sistema de planejamento e controle da produção (PCP), sistema de movimentação e distribuição dos produtos e serviços. Introdução à Logística

3 3 Nova dinâmica do conceito logístico: ação integradora que reduz os conflitos e desperdícios decorrentes do antigo paradigma Logística Recursos financeiros Recursos Materiais Recursos de informação Processo Integrado Que Recursos faltam compor este processo Integrado?

4 4 Introdução à Logística Exercício I Responda as questões a seguir com suas palavras: 1)O que é Logística? 2)Que fatores passaram a ter maior importância para o consumidor, na aquisição de produtos, levando a logística a ter um caráter estratégico para as empresas? 3)O cliente ao procurar o produto em uma loja e não encontrá-lo que processos logísticos de operação podem ter sido comprometidos? 4)Por que a logística é também uma poderosa ferramenta de marketing? 5)De que forma a logística pode apoiar a operação dos clientes de uma indústria automobilística e de uma rede de supermercados(50)?

5 5 Introdução à Logística Respostas às questões do exercício I 1) 2) 3) 4) 5)

6 6 Introdução à Logística Desenvolvimento de conceitos logísticos através de sistemas de operação -VMI(Vendor Managed Inventory): Estoque gerenciado pelo fornecedor, ele ocorre quando o fornecedor em parceria com o cliente, repõe de forma contínua o estoque do cliente, baseado em informações eletrônicas recebidas; -ECR(Efficient Consumer Response): ECR é um movimento global, no qual empresas industriais e comerciais, juntamente com os demais integrantes da cadeia de abastecimento (operadores logísticos, bancos, fabricantes de equipamentos e veículos, empresas de informática, etc.) trabalham em conjunto na busca de padrões comuns e processos eficientes que permitam minimizar os custos e otimizar a produtividade em suas relações,(www.ecrbrasil.com.br);www.ecrbrasil.com.br -MERGE IN TRANSIT: Coordenação dos fluxos de componentes, gerenciando o respectivo lead time de produção e transporte, para que estes sejam consolidados em instalações próximas aos mercados consumidores, no momento de sua necessidade, sem implicar em estoques intermediários. É uma consolidação em trânsito.

7 7 Introdução à Logística Comércio eletrônico – Principais vantagens em relação ao tradicional O comércio tradicional perderá cada vez mais espaço de negócios para o eletrônico? Que alternativas o comércio tradicional pode desenvolver para conquistar e reter clientes? -Inserção instantânea no mercado: produtos ou serviços ficam imediatamente expostos, tanto nacional como internacionalmente. Consequências dos problemas quando há erro?(preço, falta, etc)

8 8 Introdução à Logística -Relações mais ágeis: o comércio eletrônico possibilita a agilização das relações entre compradores e fornecedores. -Redução da assimetria informacional: no comércio tradicional existe uma limitação de tempo e espaço quanto a informações e opções para compra. No comércio eletrônico a chegada de informações das inúmeras fontes de fornecimento, permitiu uma análise rápida e abrangente das melhores condições de preço e serviços, sem grande esforço. -Redução da burocracia: o uso e guarda de papéis são reduzidos, ganha-se tempo, erros diminuem e muitos custos operacionais e administrativos são cortados. (Mesa limpa e sem gaveta = computador + a caneta) -Análise mercadológica facilitada: registro de informações dos fornecedores e das transações por via eletrônica permite seu uso posterior no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

9 9 Introdução à Logística Exercício II Responda as questões a seguir com suas palavras: 1)São atividades do processo logístico que podem desenvolver a capacidade de diferenciação dos produtos aos olhos dos clientes: produção, gestão de estoques, armazenagem, distribuição física e transferência (transporte). Porque a distribuição física é fator preponderante na diferenciação dos produtos na visão do cliente(67)? 2)Por que as empresas devem ter um controle eficiente sobre as atividades de produção? 3)O que é produção puxada? 4)O sistema JIT (Just in time) adotado pela Toyota, fabricante de carros, japonesa, trouxe quais vantagens para sua produção? 5)Você acredita que os modelos de ações associadas ao JIT, (ver pág.52), podem ser desenvolvidos na indústria alimentícia? Justifique sua resposta.

10 10 Introdução à Logística Respostas às questões do exercício II 1) 2) 3) 4) 5)

11 11 Introdução à Logística Atividades Logísticas – primárias e de apoio Primárias são as que contribuem com a maior parcela do custo total da logística. Sem elas a atividade logística atualmente não se constitui: Transportes, Manutenção de estoques e processamento de pedidos Transportes -Uma das atividades logísticas mais importante; -Representa de um a dois terços dos custos logísticos; -É essencial, porque lhe cabe movimentar MP, Insumos, componentes e produtos acabados da origem até o destino. Manutenção de estoques -Em razão da disponibilidade de produtos fatores atuais que preocupam as empresas para manterem eficiência na disponibilidade de produtos (aumento da demanda pela inserção de novos compradores, tempo de entrega em razão do aumento de tráfego nas cidades). Prev. demanda para Fornecedores x Varejo?

12 12 Introdução à Logística Processamento de Pedidos -Importância deriva do tempo necessário para atendimento D + 0, D + 1, D + 2? Situações especiais em eventos promocionais? -Pedido mínimo para atendimento -Canais responsáveis pelo atendimento dos pedidos, verificar estrutura elementar de Canais de Distribuição Fabricação e Manutenção de estoques Transportes Processamento dos pedidos Vendas clientes

13 13 Introdução à Logística Atividades de Apoio São as adicionais que dão suporte ao desempenho das atividades primárias. Objetivos finais conquistar e manter clientes com pleno atendimento do mercado e satisfação do acionista. Armazenagem -Administração dos espaços dedicados a manutenção dos estoques que podem estar na fábrica, no CD, em locais mais próximos dos clientes. -Fatores a serem considerados: localização, dimensionamento de área, arranjo físico, equipamentos de movimentação, recuperação de estoque (?), projetos de docas -Recursos financeiros e humanos para manutenção de espaços dedicados à armazenagem – Quais são as alternativas atuais de investimentos?

14 14 Introdução à Logística Manuseio de materiais -Armazenagem e manutenção dos estoques (Slides sobre armazenagem) -Tipos de movimentações: no local de estocagem (MP e produtos acabados, do estoque para o processo produtivo, do estoque para o CD -Recursos para movimentação: empilhadeiras e carrinhos manuais, pallets, transportadores internos, talhas e manipuladores, empilhadeiras. As TICs podem ser utilizadas para tornar estes equipamentos mais eficientes (inteligentes)? De que forma? -Produtividade x manuseio e movimentação de materiais – dimensionamento de embalagens – Considerações importantes Qual a participação da equipe de cadastro do CD, nesta atividade?

15 15 Introdução à Logística Embalagem -Objetivos: facilitar a movimentação dos produtos, sua proteção, de forma econômica (paletização sua importância) -Preservação da embalagem de exposição do produto Produtos com embalagem danificada o que a empresa deve fazer? Suprimentos -Atividade que proporciona a disponibilidade de produtos no momento exato para atendimento do sistema logístico -Atividade importante da área de suprimentos: desenvolvimento de embalagem Etapas/processos -avaliação/seleção das fontes de fornecimento; -previsões de quantidade (programação), forma de aquisição através de comitê de compras: marketing/Log/Produção De que forma a área de suprimentos pode contribuir com redução de custos para a empresa?

16 16 Introdução à Logística Exercício III (pág 53) Responda as questões a seguir com suas palavras: 1)A estabilização da economia brasileira, embora ainda apresentando juros altos, é condição suficiente para as empresas aumentarem estoques, evitando cortes no atendimentos dos pedidos? 2)Qual a vantagem de se postergar (adiar) a embalagem/finalização de um produto até que ele seja vendido (demanda conhecida)? 3)Ao inaugurar uma loja em novo local (área geográfica) que recursos o empresário pode adotar para uma maior assertividade em suas previsões?(Imagine uma loja de calçados) 4)Qual a diferença entre armazenagem e estocagem de materiais?(57) 5)Qual a importância da instalação de armazenagem para a estrutura de distribuição da empresa?

17 17 Introdução à Logística Exercício III (pág 53) Respostas às questões do exercício III 1) 2) 3) 4) 5)

18 18 Introdução à Logística Respostas às questões do Estudo de Caso: Preparação do Estoque na Motorola 1) 2) 3)


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