Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Autor: Helder Cognaco de Oliveira
OTES-10 Jogos Digitais Autor: Helder Cognaco de Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
2
Sumário Introdução Definição de Jogos Digitais
Classificação de Jogos Digitais Jogos Sérios e Jogos Educacionais UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
3
Introdução Helder Cognaco de Oliveira Técnico em Informática
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2008 até 2012 Mestrado em Computação Aplicada 2013 até 2015 Processamento Gráfico -> Jogos Sérios UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
4
DEFINIÇÃO DE JOGOS DIGITAIS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
5
Definição de Jogos Digitais
Jogo é uma atividade lúdica com regras claras Uma brincadeira também é uma atividade lúdica, mas sem regras claras Jogo digital consequentemente é um jogo executado através de um computador Contra o computador Contra outro jogador através de um mesmo computador Contra outro jogador através de uma rede de computadores Existem algumas características básicas para jogos digitais (ZYDA, 2005) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
6
Definição de Jogos - Regras
Diferenciam o jogo de uma brincadeira simples Permissões e proibições São pré-determinadas Podem variar pelo consenso dos envolvidos (PRENSKY, 2007) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
7
Definição de Jogos - Objetivos
Determinam a motivação do jogador O que se espera do jogador Acarreta no início do desenvolvimento de estratégias “Como alcançar tal objetivo seguindo tais regras?” (PRENSKY, 2007) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
8
Definição de Jogos - Feedback
Tanto positivo quanto negativo Medição de progresso do jogador É assim que se sabe se o jogador está a caminho de atender os objetivos do jogo ou não Através do feedback ocorre a aprendizagem Pontuação, placar, medidor de vida, etc... (PRENSKY, 2007) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
9
Definição de Jogos - Conflito
Os obstáculos encontrados para se alcançar o objetivo Se não há conflito, o jogo pode se tornar entediante Se o desafio é muito difícil, o jogo pode se tornar frustrante Faz com que o jogador tenha que adaptar sua estratégia “Diante deste obstáculo, como alcançar tal objetivo seguindo tais regras?” (PRENSKY, 2007) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
10
Definição de Jogos - Interação
Ocorre em duas vias Entre jogo e jogador Feedback Entre jogadores Socialização através de jogos (PRENSKY, 2007) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
11
Definição de Jogos - Representação
Forma com que os elementos do jogo são apresentados Narrativa Enredo (PRENSKY, 2007) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
12
Definição de Jogos Digitais
Nem sempre estas características estão bem claras nos jogos Enduro nunca termina, então qual é o objetivo? Tetris não tem história, então qual é a representação? UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
13
CLASSIFICAÇÃO DE JOGOS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
14
Classificação de Jogos
Com base nas características vistas anteriormente, podemos classificar os jogos digitais Não há um consenso sobre classificações de jogos Existem algumas classificações mais comuns Por que classificar jogos? Facilita o entendimento do jogo e de suas premissas Permite inferir sobre características técnicas desejáveis e indesejáveis ao desenvolver tal aplicação (RIBEIRO et alli, 2013; MORAIS, 2011) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
15
Classificação de Jogos Intervalo
Turno Intervalo Tempo Real Tempo Limitado (NOVAK, 2011) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
16
Classificação de Jogos Composição de Jogadores
Único Jogador Única Equipe Dois Jogadores Composição Duas Equipes Multijogadores Multiequipes (ELVERDAM e AARSETH, 2007) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
17
Classificação de Jogos Interface
(ROSSITO e HOUNSELL, 2012)
18
Classificação de Jogos Gênero
A classificação por gênero é a mais comum Novos gêneros vem surgindo com o avanço da tecnologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
19
Classificação de Jogos Gênero de Ação
Desafios físicos (obstáculos, barreiras) Reações rápidas Vários subgêneros Plataforma Ritmo Shooter UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
20
Classificação de Jogos Gênero de Ação
Pitfall! (1982) Call of Duty: Advanced Warfare (2014) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
21
Classificação de Jogos Gênero de Aventura
História interativa Enigmas e quebra-cabeças Subgêneros Point-and-click Ação e Aventura Survival Horror UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
22
Classificação de Jogos Gênero de Aventura
The Secret of Monkey Island (1990) Resident Evil (2015) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
23
Classificação de Jogos Gênero de RPG
Role-playing Game Jogador assume controle de um ou mais protagonistas Protagonistas vivenciam uma história (quest) Tomada de decisão (diversos finais) Protagonistas evoluem no decorrer do jogo Poderes, habilidades, aparência UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
24
Classificação de Jogos Gênero de RPG
Chrono Trigger (1995) The Elder Scrolls V: Skyrim (2011) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
25
Classificação de Jogos Gênero de Simulação
Replicar fenômenos do mundo real Físicos Sociais Utilização pelo Departamento de Defesa Americano Treinamento Militar Muitos subgêneros Racing simulation Dating simulation Flight simulation Wargames Medical simulation UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
26
Classificação de Jogos Gênero de Simulação
SimCity (1989) Football Manager 2015 (2014) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
27
Classificação de Jogos Gênero de Esportes
Foco é replicar as regras e a experiência de esportes Não precisa ser um esporte REAL Quadribol Pode usar elementos de fantasia Mega Man Soccer F-Zero e Top Gear Mario (Kart, Football, Tennis, Baseball, Golf, Olympic Games) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
28
Classificação de Jogos Gênero de Esportes
International Superstar Soccer (1995) EA Sports UFC (2014) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
29
Classificação de Jogos Gênero de Estratégia
Pensamento e Planejamento Quarta pessoa Subgêneros Real-Time Strategy (RTS) Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) Explore, Expand, Exploit and Exterminate (4X) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
30
Classificação de Jogos Gênero de Estratégia
Warcraft III: Reign of Chaos (2003) League of Legends (2009) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
31
Classificação de Jogos Gênero Casual
Jogos sem comprometimento Softcore gamers UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
32
Classificação de Jogos Gênero Casual
Tetris (1986) Candy Crush Saga (2012) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
33
Classificação de Jogos Gênero de Enigmas
Foco na resolução de problemas Lógica Reconhecimento de Padrões Resolução de Sequencias Vocabulário UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
34
Classificação de Jogos Gênero de Enigmas
World of Goo (2008) Portal 2 (2011) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
35
Classificação de Jogos Gênero Educativo
Enfatizam o aprendizado Reforçam conceitos aprendidos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
36
Classificação de Jogos Gênero Educativo
The Oregon Trail Deluxe (1992) Rocksmith (2011) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
37
Classificação de Jogos - Conclusões
Não são definitivas, pois novas classes/gêneros surgem Mobile Indie MMO Ubíquos Classificações não são excludentes! UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
38
Classificação de Jogos
GTA V em Terceira Pessoa GTA V em Primeira Pessoa
39
Classificação de Jogos
Diablo 3 – Ação e RPG, entre 1 até 4 jogadores, competição e colaboração
40
Classificação de Jogos
Project CARS – Esporte e Simulação, competitivo, single e multiplayer Driveclub – Esporte e Simulação, competitivo e COLABORATIVO, single e multiplayer
41
JOGOS SÉRIOS E JOGOS EDUCACIONAIS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
42
Jogos Sérios Definição mais antiga Definição mais comum
Jogo cujo propósito não é apenas o entretenimento (ABT, 1987). Wargames na década de 60. Definição mais comum Competição mental jogada através de um computador, seguindo um conjunto de regras, que utiliza do entretenimento para promover aprendizagem sobre diversas áreas de conhecimento (ZYDA, 2005). Em outras palavras, jogo DIGITAL cujo propósito não é apenas o entretenimento. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
43
Jogos Sérios Inclui um especialista de conteúdo no desenvolvimento, para tratar do aspecto pedagógico (ZYDA, 2005) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
44
Jogos Educacionais Definição: jogos utilizados em sala de aula
Transmitem conteúdo acadêmico Qualquer nível de ensino (MICHAEL e CHEN, 2005) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
45
Jogos Sérios e Jogos Educacionais
Para Clua e Bittencourt (2004) todo jogo digital pode ser didático É possível aprender algo em qualquer jogo Inglês História Lógica Digital Game-Based Learning (DGBL) A questão é achar COMO aprender com o jogo Então todo jogo digital é Sério e Educacional? UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
46
Jogos Sérios e Jogos Educacionais
NÃO! Jogos Sérios (JS): desenvolvidos com propósito de ensinar Jogo Educacional (JE): utilizados em sala de aula, não precisa ter sido criado com este propósito DGBL: qualquer jogo em que se possa aprender alguma coisa UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
47
Jogos Sérios e Jogos Educacionais
DGBL JS JE UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
48
CLASSIFICAÇÃO DE JOGOS SÉRIOS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
49
Classificação de Jogos Sérios
JS podem ser classificados com as mesmas características vistas anteriormente. Gênero Intervalo Composição de Jogadores Entretanto, JS também podem ser caracterizados de outras formas. Área de aplicação Tipo de atuação UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
50
Health Games Promovem a saúde Ensinam sobre doenças Exemplos
Física e Mental Ensinam sobre doenças Sintomas Tratamentos Exemplos Hemotion HAWK² (MICHAEL e CHEN, 2005) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
51
Exergames Incentiva o exercício físico Relacionado com Health Games
Aplicações fisioterapêuticas Prevenir ou tratar a obesidade (MICHAEL e CHEN, 2005) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
52
Wargames Planejamento militar T.E.M.P.E.R. (1961)
Estudar consequências Aprimorar habilidades T.E.M.P.E.R. (1961) Bradley Trainer (1981) Modificação feita pela própria ATARI no jogo Battlezone America’s Army (2002) (MICHAEL e CHEN, 2005) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
53
Corporate Games JS aplicados em ambiente corporativo
Treinamento corporativo Simulações de mercado Boas práticas no mercado de trabalho (MICHAEL e CHEN, 2005) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
54
Educational Games Ensinam sobre conteúdo definido em um plano acadêmico Uso em sala de aula Matemática Química Geografia etc... The Oregon Trail Carmen Sandiego (MICHAEL e CHEN, 2005) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
55
Outras Áreas Art Games Religious Games Political Games
Exposição e ensino sobre artes Religious Games Ensino de histórias e dogmas de religiões Political Games Ensino de motivações políticas Propaganda eleitoral Advertising Games Propaganda de produtos (MICHAEL e CHEN, 2005) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
56
Tipo de Atuação Educação Treinamento Persuasão
Objetiva a construção de conhecimento Foco em valores Conteúdo em forma de teorias, conceitos Treinamento Objetiva a capacitação de habilidades Foco em instruções Conteúdo em forma de práticas, procedimentos Persuasão Convencimento Mudança de hábito (ROSSITO e HOUNSELL, 2012) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
57
JOGOS SÉRIOS NA UDESC UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
58
JS na UDESC Vários projetos do LARVA são voltados a JS
Jogos desenvolvidos por alunos da graduação e do mestrado Disciplina do mestrado Tópicos Especiais em Processamento Gráfico – Jogos Sérios Em 2014, o projeto Sherlock Dengue completou 10 anos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
59
Sherlock Dengue Sherlock Dengue 8 Healthgame sobre a dengue
Desenvolvido na engine Unity Competitivo e Colaborativo (BUCHINGER e HOUNSELL, 2014) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
60
Dance2Rehab Exergame para estimular funções motoras e cognitivas de pacientes que sofreram AVC Incorporado para uso no NUPEN Utiliza uma webcam para capturar a movimentação do jogador (FARIAS et alli, 2014) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
61
MoviLetrando Estimulação para alfabetização
Motora Cognitiva Crianças com Síndrome de Down Utiliza uma webcam para capturar a movimentação do jogador (FARIAS et alli, 2014) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
62
SIRTET-K3D Estimulação motora para idosos
Aumentar equilíbrio Reduzir o risco de quedas Utiliza um Kinect para capturar movimentos (FARIAS et alli, 2014) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
63
Recapitulando Jogo digital é uma atividade com regras e objetivos, executado através de um computador. Existem várias classificações possíveis para jogos digitais Classificação por gênero é a mais comum Jogos Sérios são desenvolvidos com propósito de ensinar/treinar/persuadir UDESC tem desenvolvido Jogos Sérios nos últimos 10 anos TRABALHO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
64
Referências ABT, Clark. Serious games. University Press of America, 1987. BUCHINGER, Diego; HOUNSELL, Marcelo da Silva. Sherlock Dengue 8: A Serious Game for Teaching about Dengue Fever Prevention with Collaboration and Competition. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014. CLUA, Esteban Walter Gonzalez; BITTENCOURT, João Ricardo. Uma nova concepção para a criação de jogos educativos. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, SBIE, 2004. ELVERDAM, Christian; AARSETH, Espen. Game Classification and Game Design Construction Through Critical Analysis. Games and Culture, 2007. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
65
Referências FARIAS, Emanuel Henrique; OLIVEIRA, Helder Cognaco; HOUNSELL, Marcelo da Silva; ROSSITO, Gabriel Mesquita. MOLDE – a Methodology for Serious Games Measure-Oriented Level DEsign. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014. MICHAEL, David; CHEN, Sandra. Serious games: Games that educate, train, and inform. Thomson Course Technology, 2005. MORAIS, Alana Marques. Planejamento e desenvolvimento de um serious game voltado ao ensino de saúde bucal em bebês. 148 f. Dissertação (Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde) – Departamento de Estatística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa NOVAK, Jeannie. Game Development Essentials: An Introduction. 3ª Edição. Cengage Learning, 2011. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
66
Referências PRENSKY, Marc. Digital Game-Based Learning. Paragon House RIBEIRO, Gledson Luiz Henrique; FERNANDES, Natacha Martins Poim; GARONE, Priscilla Maria Cardoso. O design e a jogabilidade: Em busca do diferencial no game design. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2013. ROSSITO, Gabriel Mesquita; HOUNSELL, Marcelo da Silva. Metodologia Maiêutica aplicada para Softwares 3D Interativos. Relatório de Iniciação Científica – Departamento de Ciência da Computação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville ZYDA, Michael. From visual simulation to virtual reality to games. Computer, v. 38, n. 9, p , 2005. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
67
Autor: Helder Cognaco de Oliveira
OTES-10 Jogos Digitais Autor: Helder Cognaco de Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – DCC TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.