A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagnostico Cinético Funcional Professor: João Galdino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagnostico Cinético Funcional Professor: João Galdino."— Transcrição da apresentação:

1 Diagnostico Cinético Funcional Professor: João Galdino

2 I Modificação do Tônus Muscular A expressão Tônus múscular não é muito precisa, já que o exame mais importante da atividade muscular, a Eletromiografia,não permite uma atividade életrica em um músculo em repouso. O julgamento deve ser baseado em senso clinico.

3 Conceitos mais comuns: Contratura – Fibrose do tecido conjuntivo na pele,fascia ou músculo; -Impede a mobilidade normal do tecido ou articulação -É o estado hipertônico do músculo 02 Tipos: Neurogênica ou Originada por carga mecânica

4 Retração: É o estado hipertônico do músculo,com encurtamento mensuravel do complexo músculo-tendão tipos: neurogênica ou pós traumática(imobilização prolongada)

5 Espasmo: -Hipertonia muscular de origem neurogênica -Propiciada pelo SN ou por superutilização muscular -Pode ser Clônico ( Alternância de contração e relaxamento),ou Tônico( Continuo)

6 Hipertonia: Tensão anormal das arterias ou músculos -Sente-se o músculo duro na palpação Hipotonia: Perda da tonicidade dos musculos e das artérias -Sente-se o músculo muito flácido na palpação

7 Distônia: Contração muscular prolongada que pode causar movimentos repetitivos ou posturas anormais. Atonia: Ausência de tônus. Espasticidade: Estado de hipertonia do musculo, em virtude de um estado neurogênico.

8 Trófico: Concernente a nutrição Trofismo: Nutrição Hipertofia: Termo restrito ao aumento de tamanho ou volume de um orgão. - No músculo aumento do numero de células ou elementos

9 Hipotrofia: Degeneração progressiva e perda funcional de células e tecidos.

10 II Incapacidades Impotência Funcional: Impotência de origem psicogênica. Impotencia Neurogênica: Impotência decorrente de lesões do SNC( paraplegia, neuropatia diabética...) Incapacidade: Qualquer restrição ou perda da capacidade de realizar uma atividade do modo considerado normal para o ser humano Déficit: Deficiência ou falta( motora ou mental)

11 Deficiência: Carência menor que a quantidade normal Disfunção: Funcionamento anormal, inadequado ou comprometido de um orgão ou segmento

12 III Alteração da Motricidade / Tônus / Reflexos Paresia: Diminuição de força Paralisia: Ausência total de força impossibilitando o movimento Parestesia : Alteração da sensibilidade Hemiparesia: Diminuição de força em um dimidio Hemiplegia: Ausência total de força em um dimidio

13 IV Diagnostico Cinético Funcional ( Fisiodiagnostico) - Em alguns casos confundido com diagnostico medico - Em outros confundido com quadro clinico - Representa todas as incapacidades do paciente - Ideal indicar a incapacidade e o ela impossibilita o paciente o paciente de realizar.

14 V Evolução Preenchida após cada atendimento Descreve de forma sucinta: P.A.,FR,estado do paciente,nível de evolução,mudanças no quadro desde a ultima sessão, condições patológicas, nível de conciência, protocolo desenvolvido.

15 VI Relatorio Onde fisioterapeuta mostra sua habilidade de observador, avaliador devendo utilizar termos técnicos e precisos. Descreve-se minuciosamente as condições do paciente, objetivos do tratamento, condutas e recursos utilizados, tempo em que o paciente esta sendo submetido ao tratamento,se houve evolução,se o quadro esta sendo mantido, quantas sessões semanais. É um associação do laudo e parecer. Prestação de contas entre equipe(Taber,2001)

16 VII Laudo Parecer de perito, com conclusão da pericia(Aurélio,1993) Descrição do quadro clinico do paciente Esta incluindo no relatório Deve ser conclusivo Não deve existir termos como,talvez,supõe- se que.....

17 VIII Parecer Opnião fundamentada sobre o paciente, patologia e tratamento Declara a elegibilidade do paciente ao tratamento. Descreve patologia, sequelas, tratamento e objetivos, lista numero de sessões recomendadas para o inicio do tratamento.


Carregar ppt "Diagnostico Cinético Funcional Professor: João Galdino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google