A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino- aprendizagem SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino- aprendizagem SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino- aprendizagem SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

2 Plano de Trabalho Docente Parte da Proposta Pedagógica Curricular e não diretamente das DCE; É documento elaborado por cada professores e, portanto, individual;

3 É a sistematização das decisões tomadas pelo professor, onde ele define a abordagem que fará de determinado conteúdo, como fará, com quais recursos, quando fará e como se dará a verificação da aprendizagem por parte dos alunos. É nele que se registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer.

4 Elementos do PTD Embora não haja um modelo definido de PTD, existem alguns elementos que nele devem ser contemplados, são eles: 1)Periodicidade: período em que será desenvolvido, não necessariamente deve seguir um tempo pré determinado, visto que é o conteúdo que determina o tempo. Contudo, sugere-se que ele seja um plano de mais curto prazo – podendo seguir a mesma periodicidade do calendário letivo: bimestral, trimestral ou semestral. Contudo, é importante destacar que o plano deve ser flexível, uma vez que a aprendizagem nos alunos não se dá ao mesmo tempo e da mesma maneira.

5 2) Conteúdos estruturantes, básicos e específicos: evidenciando a relação entre eles: a qual conteúdo estruturante está relacionado cada um dos conteúdos específicos. 3) Justificativa: qual a intenção (função social) em se trabalhar cada um dos conteúdos específicos – expressa opção conceitual.

6 4) Encaminhamentos metodológicos: específicos para cada conteúdo e não geral da disciplina, visto que nem todos os conteúdos podem ser abordados da mesma maneira. Assim, é o conteúdo - e o recorte deste realizado pelo professor - que determinarão a metodologia.

7 5) Recursos didáticos: recursos que serão utilizados pelo professor para o trabalho com o conteúdo (TV, pendrive, computador – laboratório, revistas, jornais...) 6) Avaliação: critérios, instrumentos e pesos. Deve expressar como cada conteúdo será avaliado – por que ensinar determinado conteúdo; quais instrumentos serão utilizados (prova, trabalho, dramatização, debate....) e o peso que se atribuirá a cada um dos instrumentos. Expressa concepção!!

8 7) Referências: todas as fontes de pesquisa e referência utilizadas pelo professor para o trabalho com o conteúdo: sites, livros, livros didáticos...

9 Ainda que, didaticamente, esta divisão acima se faça necessária, é importante que o professor consiga perceber a relação intrínseca entre todos os elementos, dando movimento ao plano!


Carregar ppt "Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino- aprendizagem SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google