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A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.

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1 A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio

2 O Processo Administrativo
Planejamento Organização Direção Controle Dividir o trabalho Designar as atividades Agrupar as atividades em órgãos e cargos Alocar recursos Definir autoridade e responsabilidade Definir a missão Formular objetivos Definir os planos para alcançar os objetivos Programar as atividades Designar as pessoas Coordenar os esforços Comunicar Motivar Liderar Orientar Definir os padrões Monitorar o desempenho Avaliar o Ação corretiva

3 As quatro funções administrativas
Planejamento Formular objetivos e os meios para alcançá-los Recursos Humanos Financeiros Materiais Tecnológicos Informação Resultados Desempenho Objetivos Produtos Serviços Eficiência Eficácia Controle Monitorar as atividades e corrigir os desvios Organização Modelar o trabalho, alocar recursos e coordenar atividades Direção Designar pessoas, dirigir seus esforços, motivá-las, liderá-las e comunicar

4 As premissas do planejamento:
Presente Futuro Onde pretendemos chegar Objetivos pretendidos Onde estamos agora Situação atual Planejamento Planos

5 O desdobramento dos objetivos:
Objetivos organizacionais Estabelecimento dos objetivos da organização Políticas Colocação dos objetivos como guias para a ação Diretrizes Linhas mestras e genéricas para a ação Metas Alvos a atingir a curto prazo em cada órgão Programas Atividades necessárias para cada meta Procedimentos Modos de execução de cada programa Métodos Planos de ação para a execução de tarefas Normas Regras para cada procedimento Maior Amplitude Menor Menor Detalhamento Maior

6 Administrador: A função de planejar.
Definir objetivos Verificar onde as coisas estão hoje Desenvolver premissas sobre condições futuras (cenários) Identificar meios para alcançar os objetivos Implementar os planos de ação necessários Organizar Dirigir Controlar

7 O Planejamento em seus três níveis:
Conteúdo Exten- são de Tempo Amplitude Estratégico Genérico, sintético e abrangente Longo prazo Macroorientado. Aborda a empresa como uma totalidade. Tático Menos genérico e mais detalhado Médio prazo Aborda cada unidade da empresa separadamente. Operacional Detalhado, específico e analítico Curto prazo Microorientado. Aborda cada tarefa ou operação apenas.

8 Os quatro tipos de planos:
Relacionados com Métodos Dinheiro Tempo Comportamentos Métodos de trabalho ou de execução. Representados por organogramas. Receita / despesa em um dado espaço de tempo. Correlação entre tempo e atividades (agendas). cronogramas. Como as pessoas devem se comportar em determinadas situações. Procedimentos Orçamentos Programas ou Programações Regras ou Regulamentos Tipos de Planos

9 A função de organizar: Organizar Planejar Dirigir Controlar
Dividir o trabalho Agrupar as atividades em uma estrutura lógica Designar as pessoas para sua execução Alocar os recursos Coordenar os esforços Planejar Dirigir Controlar

10 Os três níveis de organização:
Abrangên- cia Tipo de Desenho Conteúdo Resultante Nível institucional Desenho organizacional A empresa como uma totalidade Tipos de organização Nível interme- diário Desenho departamental Cada departamento Isoladamente Tipos de departamentaliza- ção Nível operacional Desenho de cargos e tarefas Cada tarefa ou operação Análise e descrição de cargos

11 A função de dirigir: Dirigir Planejar Organizar Controlar
Dirigir os esforços para um propósito comum Comunicar Liderar Motivar Orientar as pessoas Impulsionar as pessoas Planejar Organizar Controlar

12 Os três níveis de direção:
Níveis de Organi- zação Níveis de Direção Cargos Envolvidos Abrangência Institu- cional Direção Diretores e altos executivos A empresa ou áreas da empresa Interme-diário Gerência Gerentes e pessoal do meio do campo Cada departamento ou unidade da empresa Opera- Supervisão Supervisores e encarregados Cada grupo de pessoas ou tarefas

13 A função de controlar: Controlar Planejar Organizar Dirigir
Definir padrões de desempenho Monitorar o Comparar o desempenho com os padrões estabelecidos Tomar a ação corretiva para corrigir desvios e assegurar o alcance dos objetivos Planejar Organizar Dirigir

14 As quatro fases do controle:
Estabelecimento de padrões Ação corretiva Observação do desempenho Comparação do desempenho com o padrão estabelecido

15 Os quatro tipos de padrões:
Volume de produção Níveis de estoque Número de horas trabalhadas Volume de vendas Controle de qualidade do produto Controle de qualidade do processo Especificações do produto CQ da matéria-prima Tempo padrão de produção Tempo médio de estocagem Padrões de rendimento Tempo médio de atendimento Custo de produção Custo de estocagem Custo padrão Custo médio de financiamento Padrões de Quantidade Qualidade Tempo Custo Tipos de Padrões

16 Abrangência do controle:
Conteúdo Extensão de Tempo Amplitude Estraté-gico Genérico, sintético e abrangente Longo prazo Macroorientado. Aborda a empresa como uma totalidade Tático Menos genérico e mais detalhado Médio prazo Aborda cada unidade da empresa separadamente Opera-cional Detalhado, específico e analítico Curto prazo Microorientado. Aborda cada tarefa ou operação apenas

17 Apreciação Crítica da Teoria Neoclássica:
A velha concepção de Fayol continua firme: Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Atualmente se fala em processo administrativo: Planejar, organizar, dirigir e controlar. As funções administrativas continuam aceitas: Planejamento; Organização; Direção; Controle. Contudo, administrar é mais do que gerenciar pessoas, recursos e atividades. Em épocas de mudança, o papel do administrador se centra mais na inovação do que na manutenção do statu quo.


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