A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA Citações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA Citações"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA Citações

2 TIPOS DE CITAÇÃO C I T A Ç Ã O I N D I R E T A
Transcrição livre do texto do autor consultado Consiste em um resumo de um trecho de determinada obra. Poderá ser necessária quando se tratar de texto muito longo, do qual se quer extrair apenas algumas idéias básicas, fundamentais C I T A Ç Ã O D E C I T A Ç Ã O Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original É citar um autor que foi citado no documento que se tem em mãos

3 TIPOS DE CITAÇÃO C I T A Ç Ã O D I R E T A
Transcrição TEXTUAL dos conceitos do autor consultado. Transcrição FIEL, reprodução EXATA do original, respeitando-se até eventuais incoerências, erros de ortografia e/ou concordância.

4 CITAÇÃO DE CITAÇÃO A citação é diretamente da obra consultada.
Ex.: na obra do autor Braga ele cita o autor Silva. Neste caso, deve-se colocar da seguinte forma: Silva apud Braga .

5 A citação poderá ser feita:
no corpo do trabalho ou em notas de rodapé É obrigatório apresentar a REFERÊNCIA completa da fonte de qualquer documento citado direta ou indiretamente. No caso de citação de citação referenciar somente o documento consultado.

6 DESTAQUES OU ÊNFASES Ênfases ou destaques deverão ser indicados em negrito Na citação, indicar (grifo nosso) entre parêntesis logo após data/página “É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções nos rumos definidos pela organização” (ESSER, 2006, grifo nosso).

7 CITAÇÃO COM DOIS OU TRÊS AUTORES
Fora do parênteses, no texto Quando dois autores, os sobrenomes são separados, colocando um “e”. Para Reis e Braga (2005) “a arquivista é importante para preservação do patrimônio documental da empresa”. Quando três autores, os sobrenomes são separados por vírgula, colocando um “e “ entre o penúltimo e o último Para Reis, Braga e Martins (2006) “a especialização em gestão de arquivos, proporcionará aos alunos uma complementação essencial na formação dos profissionais que atuam no segmento”.

8 CITAÇÃO COM MAIS TRÊS AUTORES
Quando for quatro autores ou mais, cita-se o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão ( et al. ) ( REIS et al., 2006). Para Reis et al. (2006) “a especialização em gestão de arquivos, proporcionará uma complementação diferenciada na formação dos profissionais que atuam no segmento”.

9 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
CITAÇÕES INDIRETAS - Reproduz-se a idéia do autor consultado sem, contudo transcrevê-la literalmente. Nesse caso, as aspas ou o itálico não são necessários, todavia, citar a fonte é indispensável Exemplo 1: De acordo com Freitas (1989), a cultura organizacional pode ser identificada e aprendida através de seus elementos básicos tais como: valores, crenças, rituais, estórias e mitos, tabus e normas. Exemplo 2: A cultura organizacional pode ser identificada e aprendida através de seus elementos básicos tais como: valores, crenças, rituais, estórias e mitos, tabus e normas. Existem diferentes visões e compreensões com relação à cultura organizacional. O mesmo se dá em função das diferentes construções teóricas serem resultantes de opções de diferentes pesquisadores, opções estas que recortam a realidade, detendo-se em aspectos específicos (FREITAS, 1989).

10 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Exemplo 3: A expressão latina apud que significa: citado por, conforme, segundo é utilizada quando se faz referência a uma fonte secundária. É na indústria têxtil de São Paulo que temos o melhor exemplo da participação da família na divisão do trabalho. A mulher, neste setor, tem uma participação mais ativa na gestão dos negócios e os filhos um envolvimento precoce com a operação da empresa da família. (DURAND apud BERHOEFTB, 1996, p. 35).

11 Referências Bibliográficas
INSTITUTO Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Redação e Editoração / Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Curitiba: Ed. da UFPR, 2000. Site Economagic – IPC-EUA. Disponível em: Data de acesso: 03/12/2004

12 SIGLAS Servem para evitar repetição de palavras
Quando aparecer pela primeira vez no texto, a forma completa precede a sigla, colocada entre parênteses. Exemplo: Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES).


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA Citações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google