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Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.

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1 Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO NACIONAL SANEAMENTO É SAÚDE FIOCRUZ-ENSP, 26 e 27 de novembro de 2009

2 ReCESA – REDE DE CAPACITAÇÃO E EXTENSÃO TECNOLÓGICA EM SANEAMENTO AMBIENTAL Treinamento de operadores de vários níveis Universidades em rede FINEP, PMSS; Ministério das Cidades, Funasa, CT-Hidro ABRANGÊNCIA TEMÁTICA GERENCIAMENTO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE Abastecimento de água Esgotamento sanitário MANEJO INTEGRADO DE: Águas pluviais urbanas Resíduos sólidos urbanos TEMAS TRANSVERSAIS

3 GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA SANITÁRIA / AMBIENTAL Mais de 150 cursos no Brasil Grande maioria: Engenharia Ambiental Dentre estes cursos: maior enfoque dado à gestão, e menos à tecnologia Qual tem sido a importância relativa do Saneamento Ambiental nos currículos dos novos cursos? Novos referenciais do MEC: englobar cursos de Eng. Sanitária e Eng. Ambiental como Engenharia Ambiental

4 SISTEMA CONFEA-CREA Art. 3º Para efeito da regulamentação da atribuição de títulos, atividades e competências para os diplomados no âmbito das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea, consideram-se nesta Resolução os seguintes níveis de formação profissional, quando couber: I - técnico; II – graduação superior tecnológica; III – graduação superior plena; IV - pós-graduação no senso lato (especialização); e V - pós-graduação no senso estrito (mestrado ou doutorado). Nível superior: título profissional: Engenheiro na modalidade (Civil / Sanitária / Ambiental) Pós-graduação lato sensu: acrescentar ao título profissional a denominação de especialista no(s) respectivo(s) setor(es) ou sub-setor(es) Pós-graduação stricto sensu: acrescentar ao título profissional a denominação de mestre/doutor na respectiva área de concentração RESOLUÇÃO 1010/2005 Ver Anexo II com campos de atuação profissional

5 SISTEMA CONFEA-CREA Anexo II 1.1.1 CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA CIVIL 1.1.1.1. Construção Civil 1.1.1.2. Sistemas Estruturais 1.1.1.3. Geotecnia 1.1.1.4. Transportes 1.1.1.5. Hidrotecnia 1.1.1.6. Saneamento Saneamento Básico. Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Águas. Gestão Ambiental. Avaliação de Impactos Ambientais.

6 SISTEMA CONFEA-CREA Anexo II 1.1.2 CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA SANITÁRIA 1.1.2.1. Saneamento básico 1.1.2.2. Geotecnia 1.1.2.3. Gestão ambiental 1.1.2.4. Construção civil 1.1.3 CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA AMBIENTAL 1.1.3.1. Recursos naturais 1.1.3.2. Recursos energéticos 1.1.3.3. Gestão ambiental

7 PÓS-GRADUAÇÃO SENSO ESTRITO ÚLTIMA AVALIAÇÃO TRIENAL DA CAPES, EM 2007 (2004-2006) ENGENHARIAS 1 63 programas avaliados 20 eram da área de saneamento, meio ambiente e/ou recursos hídricos Formação de centenas de mestres e doutores no país (absorção destes profissionais?)

8 PÓS-GRADUAÇÃO SENSO ESTRITO ÚLTIMA AVALIAÇÃO TRIENAL DA CAPES, EM 2007 (2004- 2006) DESAFIOS NA BUSCA DA EXCELÊNCIA: Aumentar produtividade (publicações em periódicos internacionais / nacionais)?

9 PÓS-GRADUAÇÃO SENSO ESTRITO ÚLTIMA AVALIAÇÃO TRIENAL DA CAPES, EM 2007 (2004- 2006) DESAFIOS NA BUSCA DA EXCELÊNCIA : Formar mais doutores? Ou o próprio Programa estabelece suas próprias prioriodades?


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