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1 ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos Área V do RBC Elementos 29, 35 e 37 Normando Nereu.

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1 1 ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos Área V do RBC Elementos 29, 35 e 37 Normando Nereu de Souza Coelho 2005

2 2 Área V – Elemento 29 Informática em Projetos - Relacionar o papel do gerente do projetoquanto à aplicação da informática O gerente de projetos deve poder avaliar e supervisionar o uso da Tecnologia da Informação em todas asa áreas apropriadas do Gerenciamento de Projetos: –Gestão de tempo; –Controle de custos; –Administração do projeto; –Gestão de dados; –Gestão de documentos; –Processos de negócios. Informática importância crucial no projeto Gerente de projetos deve entender os objetivos, as tarefas e as decisões das fases de conceituação, especificação, desenvolvimento e controle da Tecnologia da Informação, a ser utilizada no projeto.

3 3 Área V – Elemento 29 Informática em Projetos - Relacionar o papel do gerente do projeto quanto à aplicação da informática (2) Importante: O gerente de projetos deve lembrar que: Softwares são de uso múltiplo: - Configurar o produto - Monitorar a montagem / fabricação O que interessa: - Rede - Cronograma - Relatório de tempo, recursos e custos (Thiry-Cherques, pg )

4 4 Área V – Elemento 35 Gestão da cadeia de suprimentos - Definir cadeia de suprimentos em projetos -O que é? Cadeia de suprimentos representa um sistema de criação e entrega de valor que abrange todas as etapas relativas à produção de um produto ( bem ou serviço). O produto em si usa em > ou < grau de uma cadeia de suprimentos (fornecedores, instalações, equipamentos e pessoal, canais de distribuição) => cliente final. Projeto do Produto Soluções ou sugestões para toda a cadeia de suprimentos Ex: interface entre projeto técnico (engenharia) com o projeto dos recursos para a produção e entrega do produto integração várias áreas e departamentos funcionais da organização soluções ótimas globais

5 5 Área V – Elemento 35 Gestão da cadeia de suprimentos - Descrever as atividades de gestão da cadeia de suprimentos em projetos A gestão da cadeia de suprimentos é responsável pela obtenção de recursos e meios para garantir a entrega do produto ao cliente, de acordo com as condições competitivas planejadas para o mesmo (produto). Gerente do Projeto Visão sistêmica do produto Macro-ambiente: Clientes Concorrentes Fornecedores

6 6 Área V – Elemento 35 Gestão da cadeia de suprimentos - Descrever as atividades de gestão da cadeia de suprimentos em projetos (2) Obtenção de recursos a partir de fontes externas à organização (Ex: Equipamentos, materiais, serviços, softwares, etc.) Serviços Contratação de pessoas Processos executados por unidades funcionais da organização Gerente de Projetos Competência para administrar (Valeriano, pg )

7 7 Área V – Elemento 35 Gestão da cadeia de suprimentos - Relacionar os aspectos principais entre a gestão da cadeia de suprimentos e o gerenciamento de projetos Visão geral sobre o projeto ampliado do produto, incluindo a cadeia de suprimentos; Análise do escopo do produto, bem como seus desdobramentos para a cadeia de suprimentos; Busca de conexões vitais, externas ao projeto, que possam contribuir para o seu sucesso; Análise de soluções alternativas na cadeia de suprimentos que possam influenciar os objetivos planejados para o produto; Recomendações importantes sobre particularidades relevantes da cadeia de suprimentos, as quais poderão ser empregadas posteriormente na fase de operações

8 8 Área V – Elemento 35 Gestão da cadeia de suprimentos - Relacionar os aspectos principais entre a gestão da cadeia de suprimentos e o gerenciamento de projetos (2) Processo idêntico ao de aquisições:: –Planejamento do suprimento –Planejamento de fontes (fornecedores) –Solicitações –Coleta das fontes (fornecedores) –Administração de contratos –Encerramento de contratos OBJETIVOS: - estudar a gestão de suprimentos Compreender cada um dos processos desta gestão (valeriano, pg. 278)

9 9 Área V – Elemento 35 Gestão de conhecimentos em projetos - Descrever a gestão de conhecimentos em projetos Conceito: A gestão do conhecimento busca, de forma sistemática e otimizada, disseminar e aproveitar o conhecimento e a experiência do indivíduo na organização Os conhecimentos estão explícitos nos repositórios, rotinas, processos, práticas e nas normas.

10 10 Área V – Elemento 35 Gestão de conhecimentos em projetos - Descrever a gestão de conhecimentos em projetos Visão do Gerente de Projetos - delegação: –Gestão da configuração, de interfaces e dados técnicos; –Gestão da documentação técnica; –Gestão da qualidade; –Gestão ambiental; –Gestão de riscos; Outras trabalhos de campo, softwares, controle, contratos (Valeriano, pg )

11 11 Área V – Elemento 37 Gestão de conhecimentos em projetos - Descrever o objetivo da gestão de conhecimentos em projetos Objetivo: Aumentar a competitividade da empresa. Recursos utilizados: conjunto de técnicas e ações para gerar valor a partir de bens intelectuais (p.ex.: informações registradas) e bens intangíveis (p.ex: o talento dos membros da equipe). Processo: envolve a geração, coleta, assimilação e o aproveitamento do conhecimento pelos projetos da organização

12 12 Área V – Elemento 37 Gestão de conhecimentos em projetos - Listar as principais atividades que podem ser desenvolvidas em gestão de conhecimentos em projetos O desenvolvimento de bases de dados e de conhecimento, por meio do registro adequado de melhores práticas em projetos e de diretórios de especialistas; O compartilhamento das melhores práticas em projetos, com a utilização intensa de bases dedados, interação e eventos; A utilização de tecnologias colaborativas, tais como Intranet e Groupware; O desenvolvimento de condições propícias para o compartilhamento e a colaboração; O mapeamento dos conhecimentos relevantes parta o projeto; A proteção e a segurança de informações, de bens intelectuais e do conhecimento organizacional.

13 13 Área V – Elemento 37 Gestão de conhecimentos em projetos - Relacionar as responsabilidades críticas do gerente de projeto relacionadas à gestão de conhecimentos em projetos Responsabilidades críticas: –Criação da infra-estrutura de gestão de conhecimento ao longo de todo o projeto. –Apoio ao desenvolvimento de cultura do conhecimento na equipe do projeto. –Estimular os participantes do projeto a lidar constantemente com os conhecimentos para o projeto e oriundos dele.

14 14 Área V – Elemento 37 Gestão de conhecimentos em projetos - Relacionar as responsabilidades críticas do gerente de projeto relacionadas à gestão de conhecimentos em projetos (2) –Função de integrar: pessoal, material, equipamentos e informações; –Responsabilidade X Autoridade; –Desafio interativo; –O patrocinador; –O cliente; –A equipe; –Grupos funcionais; –Outros interessados (Dinsmore, pg )


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